O consultório está montado. Como conquistar os pacientes?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como encontrar e conquistar pacientes

Seus pacientes estão conectados. E você?

Seu consultório está montado da forma que você sonhou (viu nossas 9 dicas para montar seu primeiro consultório? e também as 7 dicas de arquitetura e decoração de consultórios?), mas você tem percebido que existem espaços vagos em sua agenda durante a semana. O que está acontecendo? Há algo errado que possa ser mudado? Como encontrar e conquistar pacientes?

É preciso que, urgentemente, você analise com bastante atenção vários pontos, a fim de buscar soluções que possam atrair os pacientes, afinal, seu trabalho é um serviço prestado que gera renda, mas que também tem seus gastos e a balança no final do mês tem que ser positiva. Listamos, a seguir, 12 dicas para auxiliá-lo.

Como encontrar e conquistar pacientes

1 – Cuide do seu espaço

Secretária Consultório Médico

A máxima de que “a primeira impressão é que fica” muitas vezes prevalece e é bom estar atento a isto. O primeiro contato com a secretária é fundamental, ela deve ser simpática e solícita, mas o fato das pessoas constatarem que existem organização e capricho na “porta de entrada” favorece e traz conforto, segurança e a sensação de que o atendimento será conforme o desejado.

2 – Não queira abraçar o mundo

Mais do que nunca, a sobrevivência e o sucesso no mercado estão diretamente relacionados com o fato de se dominar uma especialidade, ser o melhor naquilo que se faz. Então, se sentir que não esta conseguindo lidar com todas as questões burocráticas e financeiras do consultório, é hora de contratar alguém para essa tarefa, seja um funcionário ou uma empresa capacitada. Ficar estressado e sobrecarregado não faz bem a sua saúde. Por falar nisso, como vai a sua saúde Doutor?

3 – Recorra a um especialista no mercado

Recorra a um especialista de mercado

Você é daqueles médicos que não têm noção, paciência e nem tempo para estudar e entender as leis do mercado? Procure ouvir e se aconselhar com colegas mais experientes. Se ainda assim suas dúvidas persistirem, chegou a hora de procurar socorro com um profissional da área, para que te auxilie na tarefa de corrigir erros e conseguir mais clientes, antes que seu consultório dê sinais de que necessita da UTI.

O Coach é o profissional que irá te ajudar a descobrir o que realmente quer para poder construir, de modo estratégico, sua trajetória profissional. Ele está habilitado a te ensinar o caminho das pedras, a fim de que possa vender o seu peixe em um mercado cada vez mais concorrido. A saúde financeira do consultório agradece!

4 – Defina sua estratégia

Seu consultório é o seu negócio. Com o apoio do Coach, elabore um planejamento estratégico alinhando em quadros visíveis da recepção sua Missão, sua Visão e seus Valores, pois estes serão os pilares a sustentar sua caminhada. É necessário deixar claro para seus pacientes acerca da importância da existência do seu trabalho.

5 – Abrace o marketing

Planejamento é tudo. Sempre atento aos preceitos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (veja o guia de boas práticas nas redes sociais e Médico: Como gerenciar seu perfil no Facebook), inicie de imediato uma eficiente campanha de marketing, sob a orientação do profissional devidamente habilitado.

É preciso atrair novos pacientes (clientes) e, para isto, divulgar de forma clara e eficiente a extensão do serviço que o consultório oferece, com seu diferencial de qualidade no atendimento e na comparação de preços. Crie um site (Site do consultório. Ter ou não ter?), esteja nas redes sociais, nas revistas, enfim, esteja onde seus paciente estiverem.

Procure desenvolver o seu lado empreendedor, acompanhando com atenção, questionando, sugerindo e aprendendo com o profissional do marketing.

6 – Esteja onde seus pacientes estão

Procurar a localização de seus potenciais pacientes (o público-alvo da linguagem do marketing), a fim de que tracem uma estratégia de atuação. É preciso identificar quais lugares eles costumam frequentar e a que horas estão em casa para que as ações tenham efeito através das mídias, evitando tiros na água com uma disseminação aleatória e ineficaz de propaganda.

7 – Monitore a concorrência

O trabalho de marketing o ajudará muito na tarefa de conhecer e ficar de olho em seus concorrentes. Quanto mais souber sobre o seu trabalho, quanto eles cobram pelos serviços e sua conceituação no mercado, melhor. A intenção é ter uma noção exata da extensão de seus respectivos trabalhos, para que possa oferecer uma carteira de serviços melhor que a da concorrência.

8 – Fidelize seu paciente

Fidelize seus pacientes

Cada paciente merece total atenção e um tratamento realmente personalizado. Uma vez em seu consultório, ele precisa ser ouvido com atenção sobre aquilo que o angustia e o faz sofrer, seja física ou mentalmente. Não tenha pressa. Seja empático para conquistar sua confiança e anote tudo aquilo que o aflige, para que possa estudar e buscar soluções para o caso. Veja 7 dicas para melhorar e fidelizar a relação com os pacientes.

9 – Busque a ‘Propaganda boca a boca’

Ao adquirir a confiança do paciente, ele estará pronto para receber seu diagnóstico e suas orientações para o tratamentoTranquilize-o, seja positivo, esclarecendo que existem soluções, mas também enérgico ao assegurar-lhe que o sucesso do tratamento depende muito dele, ao seguir corretamente as prescrições. Você estará somando muitos pontos na conceituação de cada paciente, que não hesitará em indicá-lo futuramente para quem precisar dos conhecimentos de um profissional na sua especialidade.

10 – Se atualize sempre

Aperfeiçoamento médico diário

Seu trabalho diário requer aperfeiçoamento constante, não só nos fundamentos científicos da especialidade, mas também e principalmente nos avanços tecnológicos que beneficiam tanto o médico quanto seus pacientes, (confira como a E-Saúde beneficia médicos e pacientes). É importante ler muito e sempre, além de acompanhar o lançamento de aplicativos na área médica.

11 – Tenha autoridade reconhecida para falar e para escrever

O acompanhamento diário da evolução médica te proporcionará segurança e confiança para falar, alcançando o reconhecimento da sociedade como o especialista indicado para ser ouvido em palestras, promover cursos e participar de seminários. Este potencial deve ser explorado com presença na mídia, seja em entrevistas e debates em rádios, jornais e televisão, ou através de sua presença nas redes sociais, com a página de seu consultório e a pessoal.

Na Imprensa, uma coisa puxa outra. Não se assuste se, com o andar da carruagem, for convidado para escrever artigos esporádicos ou manter uma coluna periódica. É bom que esteja devidamente atualizado e preparado para isto, com atenção especial para o Português. É preciso respeito e atenção com nossa Língua, pois as pessoas reparam muito nisto. Se tiver deficiência, peça ajuda para alguém que seja expert e possa revisar o texto antes da publicação.

Lembre-se: ‘Quem não é visto não é lembrado’.

12 – Evite superexposição

Sua carreira decolou? Está com presença marcante na mídia? Pois lembre-se de que também é preciso cuidado, apenas, com uma superexposição desnecessária através de notas e fotos em qualquer veículo. Atente para o terreno onde pisa e aos locais que frequenta, procure saber quem está ao seu lado em festas públicas.

13 – Dê Importância aos contatos pessoais

Médicos Parceiros

Ninguém realiza nada sozinho. É importante manter uma rede de contatos, não apenas com médicos de sua especialidade, mas também com profissionais de outras áreas. Não somente para agregar valor ao seu trabalho, mas colocando-se também à disposição para colaborar e contribuir de alguma forma para a realização de algo. Participar de trabalhos voluntários também conta pontos na construção de sua personalidade e do seu caráter diante da sociedade. Da mesma forma que tiver liberdade para solicitar a indicação de seu nome, referencie o trabalho de seus colegas.

Estimular parcerias também é importante no processo de crescimento do seu consultório. E lembre-se de que ter contatos face a face com as pessoas é mais importante do que os contatos impessoais via computador.

Você pode se interessar por