Como os médicos podem administrar melhor seu consultório/clínica
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como os médicos podem administrar melhor seu consultório/clínica

Como os médicos podem administrar melhor seu consultório/clínica

Como alcançar o sucesso em sua profissão, a partir do momento em que você resolveu abrir o seu consultório ou clínica? Como melhorar o atendimento? A sobrevivência de qualquer consultório está ligada ao seu gerenciamento, que deverá estar direcionado às necessidades do mercado, com um aprimoramento constante dos seus métodos e das suas linhas de ação.

Instituições como o Sebrae e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) atestam que os negócios que adotam padrões de gestão têm maior lucro, com menos endividamento e maior potencial de investimento.

E você, que está começando agora ou que pretende abrir o seu próprio consultório, acredita que está preparado? Confira abaixo algumas dicas que podem ser úteis.

1- Organização

É um dos primeiros passos para o sucesso de um empreendimento. Assim, desde o princípio e mesmo com poucos funcionários, este é um elemento chave a ser considerado, com a definição de atuações e responsabilidades de cada integrante da equipe.

2- Estabelecimento de metas

Com ou sem sócio (s), coloque em prática uma estratégia para alcançar metas, sempre objetivando o desenvolvimento do seu espaço de atividade. Isto abrange desde a compra de novos aparelhos, por exemplo, até as melhorias no espaço físico e o investimento na qualificação de sua secretária. Os sinais de crescimento aparecem com o tempo, sendo alvo de observação pelos pacientes, que costumam externar a agradável frase “a clínica está crescendo”.

3- Planejamento estratégico

É uma peça fundamental para que o seu negócio dê certo, mas lembre-se de que não basta traçar metas, pois é preciso que estas sejam cumpridas a cada etapa de sua empreitada. Você precisa ter em mãos todas as informações possíveis acerca da sua especialidade, concentrando esforços para atender seus pacientes da melhor forma, desde a escolha do local até a possibilidade de divisão do espaço com colegas de outras especialidades. Tudo na ponta do lápis e devidamente documentado.

4- Excelência no atendimento

Uma clínica ou consultório é um negócio como qualquer outro e não há demérito nisso. Você precisa carregar esse pensamento consigo e utilizá-lo como motivação para ser reconhecido como um médico de gabarito e que está à frente de um estabelecimento que presta um excelente serviço à comunidade.

Desde o primeiro atendimento proporcionado pela secretária até o momento em que dedica total atenção ao paciente que recorreu ao seu conhecimento para sanar suas queixas, dores e angústias. A excelência no atendimento vai desde o tratamento humano até a permanente busca de inovação, ao disponibilizar os recursos mais modernos em termos de tecnologia na realização de exames.

5- Análise dos resultados

Os modernos métodos de gestão consideram indispensável haver reuniões periódicas para que o estabelecimento tenha controle de sua vida, analisando seu desempenho e avaliando o alcance ou não das metas, para que possa corrigir erros detectados e projetar novas estratégias.

A utilização de um bom software de gestão é fundamental para auxiliá-lo nesta tarefa. Se você não é do ramo ou não tem paciência com números, deverá confiar uma missão especial à sua secretária de confiança, ou a um administrador: ficar de olho nas finanças e no fluxo de caixa! Afinal, você precisa sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

6- Olho no futuro

O controle do fluxo de caixa será sempre o indicativo do seu potencial de investimento. Com ele, poderá projetar ações, como reformas físicas, mudança para outro local maior, contratação de funcionários, compra de materiais de escritório e atualização na prestação de serviços tecnológicos. Procure estabelecer, conforme recomendam especialistas no setor, um plano orçamentário para no mínimo um ano.

7- Marketing

Não se esqueça do mundo fora do seu ambiente de trabalho. Esteja atento ao que os colegas concorrentes estão fazendo, como prestam serviços e a forma como marcam presença nas redes sociais e como se comunicam com seus pacientes.

E evite se expor indevidamente. Contrate um profissional da área para direcionar suas ideias acerca do marketing que deseja realizar. Com o crescimento do seu consultório, este profissional será importante para que você possa investir em ações que poderão ligar o seu nome de forma bastante positiva junto à sociedade.

Em termos comunitários, é preciso estar atento às oportunidades para demonstrar sua preocupação além da Medicina. O investimento em responsabilidade social e ambiental é visto com extrema simpatia pela sociedade, cada vez mais exigente em termos de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Você pode se interessar por