Computador ideal para Consultórios e Clínicas - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Como escolher o computador ideal para consultórios e clínicas

O que é prescrição médica?

Abrir o próprio negócio implica em tomar decisões corretas. Sem dúvida, uma delas é a escolha do computador ideal para consultórios e clínicas. Aliás, este é um dos primeiros passos para que a estrutura de informática de sua empresa funcione sem problemas.

Com o propósito de ajudá-lo, elaboramos este post com orientações diversas, mas todas igualmente importantes, a fim de que não perca dinheiro com seu investimento.

Qualidade acima de tudo

Antes de mais nada, esteja em alerta ao pensar em economizar, pois o barato pode sair caro. Economizar demais, comprando material inferior, pode trazer dores de cabeça. Por exemplo: as manutenções constantes provocadas por falhas, além de interromperem a rotina de trabalho, também afetam a produtividade.

Em suma: seu consultório/clínica pode perder não apenas tempo e dinheiro, mas também credibilidade e arranhões na imagem.

Trabalho local ou em nuvem?

Trabalho na nuvem ou local?

Primeiramente, considere o trabalho com uma plataforma em nuvem. Dessa forma, não precisará fazer um alto investimento em termos de hardware. Entretanto, vai necessitar de uma configuração de hardware capaz de suportar razoavelmente mais do que o próprio sistema operacional exige.

Por exemplo: para utilização do Windows 10, o fabricante recomenda em torno de 2 gigabytes de memória RAM. Assim, deverá adquirir um micro com pelo menos 4 gigabytes de memória. Ou, até com 8 gigabytes, dependendo das aplicações que serão instaladas. Esta orientação destina-se tanto para o sistema na nuvem quanto para o local.

Contudo, no sistema local, se acaso for um servidor, leve em conta outros fatores. Por exemplo: a quantidade de computadores usados na mesma rede e o tamanho do banco de dados da aplicação médica. Além disso, é preciso estar atento para a proporção de crescimento desse banco de dados.


Leia mais: Software na nuvem x Software local


Profissional de confiança

Você não entende nada de tecnologia? Pois saiba que isto aumenta a importância de ter à disposição um técnico de informática de confiança, para receber orientações corretas. Dessa forma, você estará se resguardando contra possíveis prejuízos. Assim, seu investimento não correrá riscos e poderá ter o retorno desejado.

Qual o computador ideal para consultórios e clínicas?

A fim de não correr riscos na escolha, antes de mais nada, defina qual será a finalidade do equipamento. Ou seja, as configurações de disco rígido, memória, processador e placa de vídeo devem ser suficientes para o uso da máquina.

Nesse sentido, é importante estar atento, por exemplo, aos seguintes componentes principais: Placa mãe, Processador, Memória, Dispositivo de armazenamento – HD ou SSD e Fonte.


Saiba mais: a diferença entre HD e SSD


Relação custo x benefício

Ao escolher o computador ideal para consultórios e clínicas, analise a relação entre os custos e o benefício. Sendo assim, tenha ao seu lado um competente profissional de TI, pois ele será capaz de selecionar as peças fundamentais para montar o equipamento.

Inegavelmente, dois aspectos devem merecer atenção especial. Primeiramente, a velocidade, que deve ser boa, a fim de proporcionar um bom desempenho na rotina de trabalho. Em seguida, verifique a estabilidade, para que o trabalho diário não sofra interrupções.


Leia também: Gestão de consultórios – tudo o que você precisa saber


Atualização das máquinas

Veja com atenção o desempenho e a vida útil das máquinas. Por isso, o especialista de Tecnologia da Informação deve acompanhar de perto o crescimento do volume de trabalho. Assim, caberá a ele dar o sinal de alerta para que os computadores sejam atualizados.

Outros componentes

De maneira idêntica, também deve escolher bem outros componentes, como, por exemplo, um modelo básico e compactado de gabinete.

Por outro lado, veja a real necessidade de instalar ou não um drive de CD/DVD. Embora pouco utilizado hoje em dia, você pode comprar um único modelo USB, a fim de usá-lo em qualquer equipamento quando precisar.

Dicionário de termos técnicos do consultório médico

Do faturamento ao financeiro: os termos que você precisa saber para gerir seu próprio espaço.

Conclusão

Então, está pronto para escolher o computador ideal para consultórios e clínicas? Com toda a certeza, agora você tem em mãos elementos para fazer a opção correta. Portanto, procure primeiramente um profissional de TI, a fim de receber a melhor orientação, além de ajustar as compras às necessidades do empreendimento.

Você pode se interessar por