Aplicativos para médicos e pacientes Medicina e Saúde

8 dicas e aplicativos que te ajudarão a cumprir as promessas de Ano Novo

8 dicas e aplicativos que te ajudarao a cumprir as promessas de Ano Novo

A cada aproximação de um Ano Novo, as pessoas se alvoroçam. Fazem um exame de consciência com um rápido filme atravessando sua mente com a retrospectiva dos 365 dias que em breve ficarão para trás. E relembram as promessas feitas no ano anterior, constatando que várias delas não foram cumpridas. É hora, então, de estabelecer metas e prioridades, a começar pelos itens que permanecem como desafio a ser vencido.

Um dos desejos na cabeça da maioria das listas reflete a difícil luta contra o vício do cigarro, com as pessoas expressando sua vontade de uma forma até desesperadora, tantas foram as vezes que pararam e retornaram. Outro grande objetivo recorrente é a prática de exercícios físicos, com a decisão de voltar para a academia e não abandoná-la novamente.

A correria do trabalho diário é um desafio permanente para os médicos, que têm que cumprir sua agenda e também não se esquecer de sua família, além, é lógico, de também cuidar de sua saúde e do seu lazer. Afinal, é preciso estar devidamente reabastecido para cuidar de seus pacientes.

Sendo então, ‘Cuidar da Saúde’, o principal desejo para o ano que se inicia, montamos uma lista com dicas de como alcançar suas metas.

8 dicas e aplicativos que te ajudarão a cumprir as promessas de Ano Novo

1 – Não se atrasar para os compromissos

medico-atrasado

O bom funcionamento de uma clínica ou consultório depende muito do cumprimento de compromissos no horário marcado, que deve ser bem gerenciado e respeitado. É a porta de entrada da excelência na prestação do serviço médico.

O exagero nos atrasos de uma consulta e as agendas cheias podem fazer com que o paciente que passou por uma espera interminável nunca mais retorne e ainda faça o que pode ser pior: propaganda negativa.

O Evernote, software gratuito e um dos mais famosos do mundo, permite anotar todas as tarefas que o médico precisa realizar, com os dados armazenados em um banco de dados virtual (sincronia constante com a nuvem) e conectados à sua conta. 

2 – Passar mais tempo com sua família

problema-usar-demais-o-computador-internet

O trabalho exaustivo e corrido nos consultórios, clínicas e hospitais muitas vezes consome o bom relacionamento entre as pessoas e os médicos acabam por passar longo tempo distantes de sua família.

Além disso, o uso constante, e muitas vezes compulsivo da Internet, tem provocado efeitos maléficos tanto em termos físicos quanto psicológicos, preocupando médicos, psicólogos e demais estudiosos atentos ao comportamento humano, conforme abordamos no nosso Blog.

Conversar, brincar, passear e divertir-se com os entes mais próximos significa dar a eles e ao lar o espaço merecido.

3 – Descansar mais

diversao-para-medicos

Um excelente projeto para 2018 é encontrar um tempo para relaxar e se divertir, descansando o corpo e a mente. Uma parada necessária para reabastecer as forças que se dissipam ao longo da jornada diária nas clínicas e consultórios. Afinal, ninguém é de ferro!

Filmes, Séries e Livros

Assistir a um filme ou série é sempre uma boa opção de entretenimento e reunião familiar. Uma excelente alternativa é ver filmes tendo como foco central a Medicina. Na história do Cinema e nos sites de streaming, a telona brindou os espectadores e, particularmente os médicos, com filmes extraordinários, com dramas memoráveis e de enorme carga emocional, até as comédias mais escancaradas.

Ler também é uma excelente forma de descansar e se distrair. Além dos livros literários, existem também os livros de Medicina para colorir, que chegaram para proporcionar um momento de distração e relaxamento.

Quer algumas recomendações? baixe nosso E-book gratuito “Guia oficial do fim de semana do médico” com as melhores dicas de filmes, livros e séries sobre medicina para você passar o tempo e descansar mais!

Meditação

Desconhecimento e preconceito sempre foram fatores a impedir que os benefícios da meditação para a saúde fossem devidamente reconhecidos. Todavia, ao longo dos anos, estudos sérios colaboraram para que as dúvidas acerca da prática fossem amenizadas e, com isso, veio o reconhecimento de que a prática funciona de maneira bastante eficaz no tratamento de diversos males. Dr., veja agora porque você deve receitar e praticar a meditação!

4 – Informatizar seu consultório!

sistema-gerenciar-consultorio-medico

Impensável no mundo atual não utilizar os inúmeros recursos oferecidos pelas ferramentas de gerenciamento de clínicas e consultórios médicos. Já passou da hora de deixar de marcar seus pacientes em uma agenda de papel e manter prontuários em fichas de papel, fazer contas na calculadora e preencher guias de convênios e receituários na mão.

Os softwares facilitam e agilizam o agendamento e atendimento, geram o faturamento de convênios e ainda registram prontuários, como é o caso do ProDoctor Cloud. Existem ainda programas mais completos, que realizam o controle de estoque e financeiro da empresa, como é o caso do ProDoctor Corp e ProDoctor Plus, que proporcionam mudanças substanciais, permitindo visualizar um cenário de crescimento ao se analisar o antes e o depois, com um ganho significativo com os processos de trabalho, principalmente no que se refere ao faturamento e ao financeiro.

Veja como o ProDoctor ajudou o Instituto Kencis de Medicina (LAPACOR), o Centro Médico de Estudo Gastrointestinal (CEMEGI) e o Gastro Center a maximizar as questões de agilidade, precisão, controle e organização do faturamento de uma maneira simples e eficiente.

5 – Beber mais água

aplicativo-lembrete-beber-agua

A água é fundamental para a saúde humana, sendo importante para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. Gratuita e sem calorias, é essencial para a manutenção da beleza, prevenção de doenças e o bom funcionamento do organismo.

A recomendação de ingestão adequada de água total é de 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres por dia, para a faixa etária de 19-70 anos. 

Se em meio a consultas, pacientes, exames e atendimentos você se esquece de beber água, precisa conhecer o aplicativo Hydro beba águagratuito para Android e iOS , ajuda o usuário a controlar sua ingestão no decorrer do dia. O aplicativo calcula, de maneira personalizada, a quantidade que o usuário deve beber diariamente, emitindo alertas periódicos e lembrando-o de se hidratar, a fim de atingir a meta.

6 – Ter uma alimentação mais saudável

aplicativos-dieta

Em 35 anos, a população mudou seu padrão físico de forma preocupante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres já aumenta o risco, especialmente para doenças ligadas ao coração.

As vezes entre um plantão e outro, pode faltar disposição para preparar uma refeição com alimentos frescos e naturais, mas lembre-se que, sem saúde, não poderá cuidar da saúde de seus pacientes! É importante que haja essa conscientização para mudar os hábitos alimentares a fim de alcançar melhor qualidade de vida.

A Tecnologia da Informação disponibiliza vários aplicativos para monitorar as informações da sua alimentação e dois bons exemplos são o My Fitness Pal e o TecnoNutri. Veja esses e outros aplicativos que podem te ajudar a perder e a controlar o peso com uma alimentação mais saudável.

7 – Praticar exercícios físicos

aplicativo-ajudar-atividade-fisica

Para os médicos não é nada fácil manter essa rotina saudável. Porém, se conseguir manter o foco e os objetivos bem definidos, a tarefa poderá se tornar mais fácil, pois existem vários aplicativos que auxiliam, ao monitorar as informações das suas atividades e alimentação.

Além disso, os softwares oferecem recompensas pelo cumprimento das tarefas propostas com a acumulação de pontos. Como o Mova Mais, programa de origem brasileira e o primeiro do País a ser criado nesta área, que transfere os pontos para programas de benefícios, a fim de serem trocados por milhagens de avião, produtos, ingressos, etc. Estes aplicativos foram abordados em um post exclusivo.

8 – Parar de fumar

aplicativos-parar-de-fumar

Cerca de 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam e o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no Brasil.

Na luta contra o vício, a tecnologia tem contribuído muito com a disponibilização de inúmeros softwares. Um dos melhores exemplos é o QuitNow!, considerado o aplicativo mais completo no mercado. E sim, os médicos precisam dar o exemplo! Se você, Doutor, possuí esse terrível vício, conheça esse e outros aplicativos que podem te ajudar a parar de fumar.

Você pode se interessar por