Aplicativo pode ajudar pacientes com esquizofrenia
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

Aplicativo pode ajudar pacientes com esquizofrenia

Aplicativo auxilia portadora de necessidades especiais a se comunicar

Um novo aplicativo de treinamento do cérebro, desenvolvido para iPad, é a mais nova ferramenta que pode minimizar os efeitos perversos decorrentes da esquizofrenia, doença ainda sem cura.

O aplicativo Wizard

O jogo se chama “Wizard” e, além de melhorar a memória dos pacientes, superando algumas das limitações atuais da terapia medicamentosa, pode influir positivamente na sua qualidade de vida. O app contribui para uma melhor memorização de episódios rotineiros.

Testando o jogo da memória em pacientes com esquizofrenia

Durante quatro semanas, pacientes esquizofrênicos realizaram um teste na instituição e suas reações mostraram que houve melhoras significativas na memória e no aprendizado. Eles tentam achar uma maneira de tratar os sintomas cognitivos da esquizofrenia, como problemas com a memória episódica, porque o progresso em desenvolver um tratamento com medicamentos tem sido lento.

Este estudo de prova de conceito demonstra que o jogo da memória ajuda onde as drogas falharam até então. E o jogo é tão interessante que até os pacientes com falta de motivação são estimulados a continuar o treinamento.

A professora Barbara Sahakian e sua equipe de pesquisa, do Departamento de Psiquiatria na Universidade de Cambridge, descrevem que seu aplicativoWizard – pode intervir para ajudar a melhorar as funções cognitivas de pacientes com esquizofrenia. Os pesquisadores esperam que o app possa preencher a lacuna em tratamentos farmacêuticos para melhorar a memória episódica, que a esquizofrenia é conhecido por afetar.

Resultados do Wizard

O estudo foi publicado no periódico “Philosophical Transactions of the Royal Society B” (revista científica publicada pela Royal Society (Sociedade Real de Londres). Para a pesquisa foram recrutados 22 pacientes com o diagnóstico de esquizofrenia, sendo dividido em dois grupos: um jogou o “Wizard” no período de oito horas durante quatro semanas, enquanto o outro grupo não chegou a fezer o treinamento do cérebro. A partir daí os pesquisadores testaram a memória episódica de todos eles, além de medir o nível de prazer e motivação dos participantes usando o aplicativo.

O resultado da pesquisa mostrou um benefício significativo na memória e também no aprendizado para aqueles que utilizaram o aplicativoWizard”. Pacientes esquizofrênicos que usaram o aplicativo cometeram menos erros nos testes em comparação com o grupo que não utilizou o joguinho.

Esses pacientes também tiveram uma pontuação maior em uma escala de testes e os pesquisadores interpretaram como resultante de terem gostado do  jogo e encontrando motivação para continuar os testes. Os que estavam mais motivados alcançaram maior pontuação.

Os cientistas não sabem ainda determinar as razões pelas quais o aplicativo foi capaz de ajudar os pacientes com esquizofrenia a melhorar sua memória episódica. Todavia, sugerem que este efeito aparente poderia impactar diretamente nas funções globais ou ter um impacto indireto sobre a motivação e auto estima.

Atualmente, o módulo do Wizard faz parte do Peak, um dos mais populares apps de treinamento cerebral. Há versões para Android e iOS.

Você pode se interessar por