Gadgets para médicos - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Gadgets para médicos

gadgets para médicos

Os gadgets para médicos são aparelhos portáteis desenvolvidos com o objetivo de não apenas facilitar o trabalho dos profissionais de Saúde, como também auxiliar os pacientes em sua vida diária. Todavia, é sempre importante destacar que, mesmo com toda evolução tecnológica dos aparelhos, isso não substitui a presença do paciente diante do médico em uma consulta.

Com toda a certeza, o mercado para a saúde digital é um grande negócio. Conforme a consultoria Global Market Insight, as projeções fazem acreditar que esse mercado alcance US$ 379 bilhões em todo o mundo até 2024, ante os US$ 71,4 bilhões movimentados em 2017.

Atenta a essa realidade, a ProDoctor Software elaborou este post para não só explicar o que são e como funcionam os gadgets, bem como ressaltar a importância do relacionamento médico-paciente. Confira como tudo isso pode resultar em melhor atendimento, redução de custos e ganho de tempo.

A seguir, abordaremos os temas:

  • O que são os gadgets para médicos
  • Tipos de gadgets
  • Gadgets de Prevenção
  • Gadgets de Diagnóstico e Acompanhamento
  • Gadgets de Tratamento
  • Explosão nas vendas

Talvez você se interesse:
Ransomware: saiba como proteger seu consultório de um “sequestro virtual”
A certificação HIPAA é aplicada a empresas brasileiras de Telemedicina?


O que são os gadgets para médicos

A utilização de sensores, dispositivos de rastreamento e demais instrumentos para coletar dados permitiu aos médicos identificar tanto tendências quanto anomalias, bem como fatores ambientais ou físicos que possam influenciar na forma de tratamento das enfermidades. O objetivo do uso desse aparato tecnológico é melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Na área da Saúde, os gadgets, em sua maioria, são focados em monitoramento, objetivando realizar medições, por exemplo, de batimentos cardíacos, além de acompanhar alguma informação. Os gadgets conhecidos como atuadores têm como meta a execução de tarefas. Só para exemplificar: como aplicar uma dosagem de insulina.

Além disso, são bastante comuns os gadgets vestíveis (“wearables“)”, usados junto ao corpo. Mais populares, os “wearables”, como smartwatches e smartbands cada vez mais disponibilizam recursos relacionados à saúde. Com isso, o acompanhamento dos batimentos cardíacos, por exemplo, ganhou mais precisão.

Durante a pandemia, dispositivos como o oxímetro tornou-se um grande aliado, com a implementação de relatórios cardíacos completos. Por fim, os gadgets para médicos possibilitam acompanhar o sono dos pacientes e de atividades físicas, além de um número cada vez mais crescente de outras funções.

gadgets para médicos

Tipos de gadgets para médicos

 Existem três tipos de gadgets: Prevenção, Diagnóstico e Acompanhamento e Tratamento. Confira, detalhadamente, cada um deles.

Gadgets de Prevenção

São os que têm como função monitorar a rotina de uma pessoa, para que possa garantir o seu bem-estar, além de prevenir para possíveis doenças. ´Sua tecnologia evoluiu muito além do simples monitoramento do batimento cardíaco.

Com sua utilização, um atleta amador ou profissional pode, por exemplo, conferir o progresso de sua atividade física, conferindo os dados não só dos batimento cardíacos, como também as informações sobre a queima de calorias. Os dados armazenados serão, em seguida, repassados para o médico ou educador físico que o acompanha, a fim de programarem os próximos treinos.

Os Gadgets de Prevenção permitem ainda estimar medidas do Volume de Oxigênio Máximo, assim como outras variáveis. Todas as informações coletadas são essenciais para análise e planejamento do profissional.

Outros exemplos: contadores de passo, controladores de ingestão de água e medidores de ondas cerebrais, que possibilitam à pessoa acompanhar seu dia a dia e os treinamentos.

Gadgets de Diagnóstico e Acompanhamento

O principal objetivo dos Gadgets de Diagnóstico e Acompanhamento é permitir ao médico ter em mãos elementos que permitam chegar ao melhor diagnóstico de uma doença. Da mesma forma, possibilitará a ele fazer o acompanhamento dos enfermos com alguma moléstia que necessita ser observada com mais cuidado.

Só para ilustrar; no caso de um paciente com diabetes, este poderá acompanhar, com o medidor de glicemia, como está o nível de glicose no sangue Dessa maneira, poderá aplicar a dosagem correta de insulina.

Já o gadget de detecção de queda destina-se aos idosos, principalmente, aqueles que moram sozinho. Com o dispositivo, que deve estar ligado a uma central de monitoramento, poderá pedir socorro em caso de alguma queda, recebendo socorro de maneira ágil.

O gadget que mede a pressão intracraniana não invasivo obtém as informações através da variação na deformidade da caixa craniana. É ideal para os pacientes com problema de má circulação de líquidos no cérebro, uma vez que não necessita de procedimentos invasivos para realizar o monitoramento.

Outro aparelho de grande utilidade, mas que exige atenção e cuidado do paciente é o Holter, destinado aos pacientes com problemas cardíacos que precisam acompanhar sua enfermidade. O exame é feito por um monitor portátil que é acoplado à cintura do paciente e conectado a eletrodos através de fios.

Gadgets de Tratamento

Destinam-se ao tratamento de moléstias de forma temporária ou permanente, sendo prescritos por médicos especializados. Só para ilustrar: aparelho auditivo, marca-passo e o medidor de insulina. Além desses, é importante destacar é o aparelho que tem como objetivo aliviar dores musculares., como nos de uma torção ou estiramento. Nesses casos, recorre-se à emissão de ondas eletromagnéticas ou de pulsos elétricos. Em seguida ao diagnóstico médico, o fisioterapeuta realizará seu trabalho, já ensinando ao paciente como usar o aparelho em casa.

Explosão nas vendas

Durante a pandemia, as vendas de dispositivos eletrônicos destinados à área da Saúde teve saltos exponenciais. Ao mesmo tempo, os gadgets para médicos, com destaque especial para os vestíveis, se tornaram ainda mais tecnológicos e com recursos cada vez mais precisos.

No Brasil, no período de abril de 2020 e março de 2021, as vendas de balanças pela marca tiveram um crescimento de cresceram 300%, chegando a 950% em algumas regiões. Além disso, outros aparelhos que alcançaram grande êxito de vendas foram as smartbands, pulseiras inteligentes com inúmeras funções relacionadas à saúde e à atividade física.

Por fim, conforme a Amazon, houve um “aumento expressivo na procura e venda de itens para fazer exercício em casa e também em smartwatches”. Reflexo direto da prática esportiva dentro de casa, devido ao isomento social imposto pela Covid-19.

Você pode se interessar por