Motivos para adotar a tecnologia na gestão do seu consultório
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Motivos para adotar a tecnologia na gestão de consultórios

Legislação sobre prescrição médica: conheça

Porque é necessário adotar a tecnologia na gestão de consultórios? Informatizar sua clínica/consultório tornou-se um pré-requisito necessário para que o seu negócio sobreviva em um mercado cada dia mais competitivo.

Diante dessa realidade sem volta, a classe médica se conscientiza dos inúmeros benefícios advindos da adoção dos recursos tecnológicos proporcionados por um bom software de gestão de clínicas e consultórios.

Abaixo, veja alguns motivos para informatizar sua clínica ou consultório médico:

Motivos para adotar a tecnologia na gestão de consultórios

1 – Redução de Custos

Contas pessoais X Contas do consultório

A implantação de um bom software de gestão é o primeiro passo para que você reduza os gastos, a partir do momento em que organiza a vida diária da empresa e promove a redução de glosas.

Veja como um software de gestão pode viabilizar a redução de custos de clínicas e consultórios.

2 – Centralização das informações

Este é outro ponto importante para que você procure logo um software de gestão completo e seguro. Trata-se do armazenamento de todas as informações em um só lugar, com acesso disponibilizado para todos os profissionais da sua clínica/consultório.

Seu sinônimo traduz agilidade e eficácia e um exemplo simples é o prontuário de papel, com as informações de cada paciente, que exige a busca no arquivo, com gasto de tempo e o risco de perda, troca ou esquecimento de documentos devido ao seu trânsito dentro do estabelecimento.

A utilização do meio eletrônico disponibiliza na tela, de imediato, todas as informações, com uma grande economia de tempo.

3 – Segurança das informações

Motivos para adotar a tecnologia na gestão de consultórios

Ao informatizar seu estabelecimento de saúde e passar todas as informações da sua clínica e de seus pacientes para o meio digital, você se assegura que esses dados podem durar eternamente (quando se realiza corretamente o backup dos dados) e garante total integridade, confidencialidade e inviolabilidade, já que as fichas de papeis que podem ser facilmente acessadas, perdidas e danificadas (com água, luz, poeira, fogo, etc).

Veja várias dicas para realizar corretamente o backup dos dados de sua clínica ou consultório.

4 – Minimizar erros

Em termos administrativos e financeiros, os módulos, com diversas funcionalidades, apresentam  relatórios prontos e sem erros. Bem diferente e distante do risco proporcionado pelo uso de guias que pode estar escritas de forma errada, além de demandar um excesso de folhas que podem se misturar e perder.

No caso de relatórios que necessitem de contas, a automatização evita a perda de tempo com as operações, que muitas vezes gastam muito mais tempo com a recontagem para conferir.

O controle financeiro é outro aspecto importante que um software de gestão eficiente abarca, pois o sistema jamais deixará de informar sobre as contas que precisam ser pagas.

Além disso, a questão do agendamento é de suma importância para o trabalho da secretária, descartando a utilização de várias agendas de papel, sejam para atender à mesma ou diferentes especialidades.

Sem um sistema que possua uma boa agenda de consultas, a secretária pode ainda deixar de marcar pacientes, ao não conseguir encaixa-los, não confirmar as consultas e deixar horários vagos que poderiam ter sidos preenchidos.

5 – Otimização do tempo

Motivos para adotar a tecnologia na gestão de consultórios

Este tópico simplifica a vida tanto da secretária quanto do médico. Um exemplo simples é que ela, com a automatização, pode realizar a busca de horários livres para marcar consultas de uma forma muito mais rápida, com poucos cliques, ganhando tempo para agilizar o atendimento na recepção. Isto resulta na satisfação dos pacientes pelo serviço prestado, propaganda positiva e ganhos para a empresa.

Do lado do médico, este tem acesso direto ao prontuário dos pacientes, imediato e igualmente com poucos cliques, podendo fazer as solicitações, prescrições e laudos para impressão.

Com esse tempo otimizado durante a consulta, o médico pode dar atenção ao que realmente importa: atender bem seus pacientes!

Você pode se interessar por