Blog

Reduza os custos com um software médico de gestão

Atualizado em 02/04/2019

Como um software de gestão pode viabilizar a redução de custos de clínicas e consultórios

Gerenciar a vida financeira de um consultório ou clínica médica não é tarefa fácil e os softwares médicos de gestão disponibilizados no mercado comprovam sua eficácia em todos os setores.


O setor de Saúde não foge à regra e a classe médica está cada vez mais consciente da importância de administrar sua clínica/consultório como qualquer empresa, que precisa sobreviver e ter lucro para crescer.


A implantação de um bom software médico de gestão é o primeiro passo para que você reduza os gastos, a partir do momento em que organiza a vida diária da empresa. A seguir, destacamos alguns pontos que demonstram como os custos podem ser minimizados.


Benefícios de um software médico de gestão


Agenda de Consultas


Reduza os custos com um software médico de gestão


Agenda eletrônica é imprescindível para que a secretária possa organizar sua rotina diária e, a fim de comprovar sua importância, basta imaginar que, não dispondo de uma, a secretária trabalhe com 10 agendas de papel com as anotações diárias de 10 médicos! A perda de tempo e a desorganização oneram os custos de uma empresa. Imagine o trabalho que ela terá para marcar, remarcar e conferir cada uma delas.


Sem um sistema que possua uma boa agenda de consultas, a secretária pode ainda deixar de marcar pacientes, ao não conseguir encaixa-los, não confirmar as consultas e deixar horários vagos que poderiam ter sidos preenchidos.


Além do tempo gasto, os pacientes que estiverem na sala de espera serão testemunhas de uma cena que reflete a desorganização que reina no consultório/clínica, manchando e comprometendo a imagem da empresa, que corre o sério risco de ter uma péssima propaganda divulgada boca a boca.


Recepção


Reduza os custos com um software médico de gestão


A perda de tempo realizando tarefas que poderiam ser simplificadas com o uso de um software médico de gestão de clínicas implica em prejuízo financeiro.


Durante o tempo gasto inutilmente, a secretária poderia desenvolver outras tarefas, como agilizar o atendimento na recepção do consultório/clínica, o que geraria maior satisfação dos pacientes, que certamente se sentiriam dispostos a retornar para uma nova consulta ao presenciar a eficiência proporcionada pela automatização do trabalho.


Com um simples recurso no software, basta que a secretária digite o nome do paciente para ter, instantaneamente, o resultado de sua procura. Em uma única tela, ela pode informar para o paciente, na hora, o nome do médico, o dia e a hora de sua consulta. Assim, elimina o gasto de tempo e os custos com a ligação telefônica.


É importante destacar que o principal ganho para as clínicas e consultórios é a redução do tempo gasto com a realização das tarefas, eliminando os custos. Tomar tempo da secretária sempre gera custo.


Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)


Reduza os custos com um software médico de gestão


As clínicas e os consultórios funcionam de manhã até à noite, demandando a contratação de dois colaboradores, no mínimo, para cuidar especificamente do arquivo médico dos pacientes. São eles que têm a função de retirar todo o prontuário das pessoas a serem atendidas no dia seguinte e estas fichas têm que ser devidamente recolocadas em seus lugares no dia seguinte, após serem recolhidas pela secretária no consultório de cada médico e encaminhadas para o arquivo.


É um processo sujeito a erros, que podem acontecer por uma simples distração. Porém, a perda ou a troca de fichas com os dados clínicos de pacientes pode gerar grandes problemas, evidenciando desorganização e um gasto de tempo extra com a procura para detectar o erro. Além de dar aos pacientes a péssima impressão de descaso e negligência.


Com a utilização de um software médico de gestão para clínicas e consultórios, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) facilitará o trabalho da secretária, agilizará o atendimento médico e não colocará a clínica/consultório em situações constrangedoras. O processo é feito rapidamente através do acesso permitido por um botão, com a liberação de todos os dados clínicos com a simples digitalização do nome do paciente.


Finanças e Estoque


Reduza os custos com um software médico de gestão


A aquisição de um bom software médico de gestão contempla todas as operações para o controle financeiro e de estoque de uma clínica/consultório. Todas as informações estão concentradas e são encontradas facilmente, evitando controles paralelos em outras planilhas, como Excel, Word e outros. Mais uma vez, verifica-se um ganho de tempo, com o aplicativo enxugando os gastos e reduzindo os custos.


Faturamento


Reduza os custos com um software médico de gestão


Tempo é dinheiro e não há nada mais retrógrado do que preencher guias médicas à mão, além da grande possibilidade de se cometer erros no preenchimento. Um software, corretamente parametrizado, é a melhor solução para o setor de faturamento, pois em questão de segundos permite a impressão total e sem erros de uma guia.


Ao montar pacotes de procedimentos cobrando os insumos, não há possibilidade de erro ou de esquecimento de itens que compõem o pacote de determinado procedimento.


Redução de Glosas


Reduza os custos com um software médico de gestão


O sistema, quando corretamente parametrizado, cobrará uma conta médica dentro dos valores estipulados pela operadora, o que resultará na redução de glosas.