Reduza os custos com um software médico de gestão - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Reduza os custos com um software médico de gestão

O que é prescrição médica?

Gerenciar a vida financeira de um consultório ou clínica médica não é tarefa fácil e os softwares médicos de gestão disponibilizados no mercado comprovam sua eficácia em todos os setores.

O setor de Saúde não foge à regra e a classe médica está cada vez mais consciente da importância de administrar sua clínica/consultório como qualquer empresa, que precisa sobreviver e ter lucro para crescer.

A implantação de um bom software médico de gestão é o primeiro passo para que você reduza os gastos, a partir do momento em que organiza a vida diária da empresa. A seguir, destacamos alguns pontos que demonstram como os custos podem ser minimizados.

Benefícios de um software médico de gestão

Agenda de Consultas

Reduza os custos com um software médico de gestão

Agenda eletrônica é imprescindível para que a secretária possa organizar sua rotina diária e, a fim de comprovar sua importância, basta imaginar que, não dispondo de uma, a secretária trabalhe com 10 agendas de papel com as anotações diárias de 10 médicos! A perda de tempo e a desorganização oneram os custos de uma empresa. Imagine o trabalho que ela terá para marcar, remarcar e conferir cada uma delas.

Sem um sistema que possua uma boa agenda de consultas, a secretária pode ainda deixar de marcar pacientes, ao não conseguir encaixá-los, não confirmar as consultas e deixar horários vagos que poderiam ter sido preenchidos. 

Um software com um serviço de confirmação de consulta realmente eficiente faz toda a diferença. O serviço de confirmação de consulta pelo WhatsApp da ProDoctor utiliza um número com selo de verificação e homologado pela Meta, além de inteligência artificial desenvolvida pela própria empresa. Essa combinação leva a uma taxa de resposta de mais de 70%, ou seja, a cada 10 ligações que a secretária faria, ela passaria a fazer apenas 3. Essa eficiência otimiza muito a rotina da clínica!

Recepção

Reduza os custos com um software médico de gestão

A perda de tempo realizando tarefas que poderiam ser simplificadas com o uso de um software médico de gestão de clínicas implica em prejuízo financeiro.

Durante o tempo gasto inutilmente, a secretária poderia desenvolver outras tarefas, como agilizar o atendimento na recepção do consultório/clínica, o que geraria maior satisfação dos pacientes, que certamente se sentiriam dispostos a retornar para uma nova consulta ao presenciar a eficiência proporcionada pela automatização do trabalho.

Com um simples recurso no software, basta que a secretária digite o nome do paciente para ter, instantaneamente, o resultado de sua procura. Em uma única tela, ela pode informar para o paciente, na hora, o nome do médico, o dia e a hora de sua consulta. Assim, elimina o gasto de tempo e os custos com a ligação telefônica.

É importante destacar que o principal ganho para as clínicas e consultórios é a redução do tempo gasto com a realização das tarefas, eliminando os custos. Tomar tempo da secretária sempre gera custo.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Reduza os custos com um software médico de gestão

As clínicas e os consultórios funcionam de manhã até à noite, demandando a contratação de dois colaboradores, no mínimo, para cuidar especificamente do arquivo médico dos pacientes. São eles que têm a função de retirar todo o prontuário das pessoas a serem atendidas no dia seguinte e estas fichas têm que ser devidamente recolocadas em seus lugares no dia seguinte, após serem recolhidas pela secretária no consultório de cada médico e encaminhadas para o arquivo.

É um processo sujeito a erros, que podem acontecer por uma simples distração. Porém, a perda ou a troca de fichas com os dados clínicos de pacientes pode gerar grandes problemas, evidenciando desorganização e um gasto de tempo extra com a procura para detectar o erro. Além de dar aos pacientes a péssima impressão de descaso e negligência.

O uso de um prontuário eletrônico facilita o trabalho de médicos e secretárias, já que as informações registradas pelo médico sobre o paciente ficam em um só lugar, a poucos cliques e sem ocupar espaço. Tudo organizado, padronizado, legível, íntegro e seguro. Um  prontuário eletrônico do paciente (PEP) do ProDoctor vai mais além. Ele é totalmente unificado à agenda de consultas e ao faturamento do profissional e ainda é possível customizar o atendimento com os seus próprios modelos de anamneses e evoluções ou então criar formulários com os campos desejados. Além disso, possui uma tecnologia de assinatura digital desenvolvida pela ProDoctor, que oferece mais segurança e confidencialidade ao prontuário, garantindo validade legal sem cobrar nada a mais por isso  e mantendo as informações sigilosas em um ambiente seguro.

Financeiro

Reduza os custos com um software médico de gestão

A aquisição de um bom software médico de gestão contempla todas as operações para o controle financeiro e de estoque de uma clínica/consultório. Todas as informações estão concentradas e são encontradas facilmente, evitando controles paralelos em outras planilhas, como Excel, Word e outros.

A possibilidade de unificar funcionalidades, como o ProDoctor faz, otimiza seu tempo. O Financeiro é unificado ao Faturamento e Controle de Estoque, por exemplo. É muito mais controle, otimização do tempo e organização.

Faturamento

Reduza os custos com um software médico de gestão

Tempo é dinheiro e não há nada mais retrógrado do que preencher guias médicas à mão, além da grande possibilidade de se cometer erros no preenchimento. Um software, corretamente parametrizado, é a melhor solução para o setor de faturamento, pois em questão de segundos permite a impressão total e sem erros de uma guia.

Com o ProDoctor Corp, por exemplo, é possível gerar arquivos XML e imprimir guias físicas com campos totalmente parametrizáveis. O faturamento é totalmente no padrão TISS, exigido pela ANS.

Redução de Glosas

Com um sistema eficiente, é possível ter  total controle das glosas, incluindo recusadas, recuperadas e histórico de negociações.

Você pode se interessar por