4 dicas para melhorar o alcance da sua rede Wi-Fi - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

4 dicas para melhorar o alcance da sua rede Wi-Fi

Melhore o alcance do seu sinal de wi-fi

É muito comum hoje em dia, aonde formos, encontramos uma rede Wi-Fi ativa. É ela que nos fornece a internet em nosso smartphone, tablet, notebook ou outro dispositivo capaz de se conectar à internet sem a necessidade de fios.

Para se ter uma rede Wi-Fi é necessário uma conexão à internet, um modem, um roteador (e o modem utilizado possuir a função de Wi-Fi, nem é preciso o roteador) e algumas pequenas configurações.

Tudo muito bom, tudo muito simples, porém, alguns percalços podem aparecer neste caminho como conexão lenta ou até inexistente em alguns pontos da casa ou empresa. E aí, o que se pode fazer? Há algumas dicas que podem ser adotadas e que podem melhorar (ou até sanar) estes problemas:

Local em que o roteador/modem se encontra

Como o sinal enviado de um roteador/modem é em forma de ondas (tais como as do rádio e celular), objetos, paredes e distâncias podem sim influenciar na qualidade do sinal recebido em cada ponto da casa/escritório.

Portanto, procure posicionar o aparelho em um cômodo central do estabelecimento e de preferência no ponto mais alto. E mais, d~e preferência ao cômodo em que será mais utilizado e preferencialmente longe de telefones sem fio e microondas que podem ocasionar interferências no sinal.

Canal utilizado

Com certeza, chega na sua casa/empresa o sinal de muitas outras redes vizinhas. E é bem provável que vocês estejam dividindo o mesmo canal, o que pode prejudicar o desempenho da sua conexão. Então, o que você deve fazer é trocar para um canal mais livre. Como?

Primeiramente, você pode utilizar de alguns aplicativos que te indicam qual o melhor canal para a sua rede (WiFi Analyzer por exemplo, gera gráficos com os canais utilizados por cada roteador e depois te sugere os melhores a escolher).

Agora basta ir no seu modem/roteador e mudar a configuração do canal. Se você não sabe como fazer isso, entre em contato com o fornecedor ou procure por esta informação no manual de instruções do aparelho!

Alguém pode estar ‘roubando’ sua conexão

Se você já fez os dois passos acima e ainda está encontrando dificuldades com a sua rede, você pode estar sendo vítima de ‘roubo de conexão’, ou seja, alguém pode estar se aproveitando de sua conexão Wi-Fi.

Existem no mercado alguns aplicativos que listam todos os dispositivos que se encontram conectados à rede no momento. Se você verificar que há dispositivos desconhecidos conectados, é sinal que a segurança da sua rede não está lá essas coisas e é preciso reforçá-la.

Você pode começar pela troca imediata da senha de acesso, utilizando-se de senhas fortes, combinando letras, números e caracteres especiais. Esqueça as senhas óbvias e simples, pois elas são muito fáceis de serem descobertas!

Outra coisa que você pode fazer é limitar o acesso de usuários à sua rede através do endereço MAC do dispositivo, por exemplo. Nesta modalidade, além da senha, a pessoa, para ter acesso à conexão, deverá ter além da senha, o endereço MAC liberado manualmente pelo gerenciador da rede diretamente no modem/roteador.

Melhoria no alcance do modem/roteador

Se você já fez todas as opções anteriores e continua com uma conexão insatisfatória, talvez seja hora de pensar em investir em um repetidor de sinal.

Um repetidor de sinal é um aparelho que irá funcionar juntamente ao modem/roteador (os dois são ligados por meio de um cabo ethernet) e repetem o sinal para os locais onde o mesmo não chega muito bem vindo diretamente do modem/roteador.

A localização do repetidor também é de suma importância! Existem alguns que se conectam ao modem/roteador via Wi-Fi também, e neste caso, para poderem receber o sinal e distribuí-lo, devem estar no ‘meio do caminho’ para surtirem o efeito desejado.

Sempre que possível, conte com a ajuda de profissionais capacitados na área de rede de computadores. Eles poderão analisar e projetar uma rede boa para a sua empresa, que lhe poupará muitas dores de cabeça e problemas!

Você pode se interessar por