Blog

Como informatizar sua clínica e consultório

infoclinica_blog


Se você ainda está no tempo de marcar seus pacientes em uma agenda de papel e prontuários em fichas de papel, fazer contas na calculadora preencher guias de convênios e receituários na mão, é melhor rever seus conceitos. Hoje em dia há várias ofertas de softwares para gerenciamento de clínicas e consultórios médicos, que facilitam e agilizam o agendamento e atendimento de pacientes, geram o faturamento de convênios, além de realizarem o controle de estoque e financeiro da empresa (como é o caso do ProDoctor Corp e ProDoctor Plus).


Neste post de hoje, vamos te dar alguns [bons] motivos para que você comece a pensar seriamente na possibilidade de implantação de um software de gestão na sua clínica e/ou consultório. Preparado? Então vamos lá!


  • Centralização 

    Todas as suas informações reunidas em um só lugar.


  • Produtividade

     Maior praticidade e rapidez para realizar as tarefas do dia-a-dia. Afinal, tempo é dinheiro!


  •  Segurança

     Elimine as fichas de papeis que podem ser facilmente perdidas e danificadas (com água, luz, poeira, fogo, etc) e abra espaço para os dados digitais, que se tratados com os devidos cuidados, podem durar eternamente e garantem total integridade, confidenciabilidade e inviolabilidade.


  •  Não ocupa espaço

     Dados digitais não ocupam espaço físico. Um disco rígido (HD) com grande capacidade é suficiente.


  •  Padronização e estruturação das informações

     Com a utilização de softwares as informações são armazenadas de forma totalmente padronizada e estruturada, o que facilita a manipulação das mesmas posteriormente (seja para recuperar informações, migrar informações de um banco de dados para outro, etc). 


  • Acessibilidade

    Informações digitais são mais rápidas de serem localizadas e acessadas. 


  • Mobilidade

    Muitas soluções oferecem disponibilização das informações via web e/ou através de aplicativos para smartphones (como é o caso do ProDoctor para iPad e iPhone). 


  • Menor incidência de erros

    Softwares podem diminuir a incidência de erros humanos nas tarefas cotidianas e com isso agregar maior confiabilidade e legibilidade às informações.


Ok. Você se convenceu que deve informatizar seu estabelecimento, mas não sabe qual software escolher, afinal são muitas opções no mercado. Responda então às seguintes questões:


  • quanto você deseja investir?

  • qual o estado dos equipamentos e infraestrutura da clínica/consultório? - (softwares requerem equipamentos modernos para um bom desempenho);

  • quais os processos realizados que você deseja automatizar?

  • quantos usuários irão utilizar o sistema?

  • existem informações que você quer importar para o sistema? quais informações?

A partir das respostas das questões acima, já será possível dispensar algumas opções de softwares. Se ainda existirem dúvidas, lembre-se de levar em consideração no momento da compra:


  • requisitos mínimos exigidos: você deve comparar os requisitos exigidos com os equipamentos e estrutura que você já possui em seu estabelecimento. Alguns softwares exigem requisitos altos, o que pode gerar [altos] custos extras para se adequar!

  • implantação: a empresa implanta o software? Dependendo do software a implantação pode ser complicada e trabalhosa, exigindo profissionais específicos para tal;

  • treinamento: a empresa do software em questão oferece treinamento da sua equipe? Um bom treinamento é essencial para uma boa experiência com um software!

  • suporte: como é o suporte ao cliente? Problemas e dúvidas podem surgir a qualquer momento e é essencial garantir que quando você precisar, terá alguém para te auxiliar!

  • migração de dados: se você já possui um outro software ou dados digitais, é importante levar em conta se o software a ser escolhido pode importar estas suas informações!

O processo de informatização de uma clínica/consultório não é simples e pode não ser tão rápido, mas deve ser realizado com muito cuidado e com certeza valerá a pena. O futuro, cada vez mais se encaminha à automatização de processos que antes eram essencialmente realizados por humanos. Tempo e dinheiro podem ser poupados se uma informatização consciente e bem planejada for realizada em seu negócio!





Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias