12 de setembro é o Dia do Urologista, saiba mais | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

12 de setembro é o Dia do Urologista: por que devemos comemorar?

O Dia do Urologista, celebrado em 12 setembro aqui no Brasil, é uma data especial que homenageia os profissionais da Medicina que desempenham um papel fundamental na saúde urológica. 

Problemas na próstata, infecção urinária e cálculos renais são alguns dos problemas que mais levam as pessoas a procurarem por este especialista, que trata as doenças que afetam rins, bexiga, uretra e órgãos reprodutivos masculinos.

Este dia é uma oportunidade para reconhecer o trabalho árduo e dedicado dos Urologistas, que desempenham um papel vital no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sistema urinário e do aparelho reprodutivo masculino. 

Neste artigo, vamos explorar a importância do Dia do Urologista e como o software médico desempenha um papel crucial na prática destes profissionais.

A importância do Dia do Urologista

O Dia do Urologista, celebrado em 12 de setembro, é uma ocasião especial para reconhecer os urologistas e aprofundar a compreensão sobre o trabalho que eles realizam. 

Esta especialidade médica abrange uma ampla gama de condições de saúde que afetam homens e mulheres, embora seja mais frequentemente associada a problemas de saúde masculina.

O dia 12 de setembro foi escolhido para comemorar o Dia do Urologista por ser a data de nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira.

JK, como era conhecido, foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961 e era médico Urologista. Ele foi aclamado, em outubro de 2005, como patrono da Urologia brasileira.

A data tem por objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar melhor da própria saúde, consultando um médico especializado em diagnosticar e tratar problemas específicos do sistema geniturinário.

Urologistas no Brasil

De acordo com a Demografia Médica 2023, feita pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil possui cerca de 5820 profissionais com o título de Urologistas. Desses, 97% são do sexo masculino. 

A entidade que os representa é a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Os Urologistas brasileiros têm uma média de idade de 49 anos. A maior parte deles (52%) está concentrada na Região Sudeste e atuam, majoritariamente, nas capitais. 

A Região Norte do país é a que menos possui Urologistas registrados.

Os desafios da saúde urológica

Os médicos Urologistas enfrentam muitos desafios em sua prática diária, lidando com condições que variam de infecções do trato urinário a câncer de próstata. 

Eles também desempenham um papel vital no tratamento de disfunções sexuais e na realização de cirurgias urológicas complexas.

Contudo, um dos grandes desafios dos Urologistas é mostrar que esta área de atuação vai além do exame de câncer de próstata e que não se trata de uma especialidade médica apenas para homens.

Outro grande desafio é o de conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar melhor da própria saúde, buscando, sobretudo, um atendimento preventivo.

De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, 70% das pessoas do sexo masculino só vão ao médico por influência da esposa ou dos filhos.

Além disso, Urologistas tratam de diversas doenças em homens e mulheres que incluem casos de infecções, inflamações, cálculos renais, incontinência urinária, infertilidade, transplante renal, entre outros.

Para enfrentar desafios como esses, os Urologistas contam com os avanços da Ciência, mas também com a tecnologia.

O uso de um software médico eficiente pode otimizar a rotina, organizando a agenda, facilitando a prescrição e mantendo sob controle todos os setores da clínica ou do consultório, como o de faturamento, por exemplo.

Além disso, com o Prontuário Eletrônico do Paciente fica mais fácil acompanhar o progresso dos pacientes.

A contribuição do software médico na Urologia

O software médico desempenha um papel importante na prática dos Urologistas, auxiliando-os em várias áreas-chave:

1. Anamnese e evolução

O diagnóstico preciso é fundamental em todas as especialidades. Na Urologia não é diferente.

Um bom software médico permite que os Urologistas criem, guardem e analisem registros, como resultados de exames, laudos e prescrições, de maneira eficiente, em uma única plataforma.

O software médico facilita ainda o gerenciamento eficaz de registros de pacientes, incluindo históricos médicos, resultados de exames e informações sobre tratamentos anteriores.

2. Tratamento

Cada paciente é único, e o software médico ajuda os Urologistas a criar evoluções, registrando os planos de tratamento personalizados. 

O software médico do ProDoctor oferece ainda prescrição com a melhor base de medicamentos do mercado, o ProDoctor Medicamentos, uma ferramenta poderosa.

Além disso, tem sistema inteligente de prescrição, que permite que médicos realizem o cálculo de doses adequadas de medicamentos, por exemplo, e que aprende a forma de prescrever do profissional.

3. Comunicação eficiente

Além do comunicador interno, que é uma ferramenta muito eficiente do software médico da ProDoctor, a comunicação entre médicos e pacientes é fundamental.

O software médico permite que a agenda dos Urologistas seja prática, simples e eficiente, além de poder confirmar as consultas via WhatsApp por meio de um ferramenta que pode alcançar mais de 90% de taxa de resposta do paciente. 

Como celebrar o Dia do Urologista

Agora que entendemos a importância dos Urologistas e do software médico em sua prática, é hora de considerar como podemos celebrar o Dia do Urologista. 

Aqui estão algumas maneiras de homenagear esses profissionais:

1. Reconhecimento nas redes sociais

Utilize as redes sociais para expressar sua gratidão aos Urologistas. Compartilhe a sua história ou a de outras pessoas que foram pacientes e que se beneficiaram do cuidado e da dedicação de um Urologista.

2. Eventos de conscientização

Promova eventos de conscientização em sua comunidade para informar as pessoas sobre a importância da saúde urológica e da prevenção de doenças.

3. Apoio à pesquisa em Urologia

Considere fazer doações para organizações de pesquisa em Urologia ou entidades que se concentram nessa especialidade.

Conclusão

O Dia do Urologista é uma ocasião importante para reconhecer e celebrar os profissionais que trabalham incansavelmente para garantir a saúde urológica de seus pacientes.

O software médico desempenha um papel crucial na prática dos Urologistas, facilitando a prática médica em diversos aspectos, desde o atendimento personalizado até a comunicação eficiente com os pacientes.

Neste dia especial, vamos expressar nossa gratidão aos Urologistas e continuar a apoiá-los em sua missão de promover a saúde urológica!

Você pode se interessar por