Entretenimento

Séries médicas para maratonar

Você é o tipo de pessoa que adora acompanhar livros, filmes e séries médicas? Saiba que este post é para você!

Sabemos que, às vezes, trabalhar com medicina demanda muito tempo e exige conhecimentos em áreas como administração e contabilidade, por exemplo. Mas você é um médico tecnológico. Certamente já possui um bom software de gestão para simplificar o seu dia e também do seu negócio, não é mesmo? E com estes programas, sobra bastante tempo para investir nos seus pacientes e no descanso.

Por isso, separamos uma lista com as melhores séries médicas para você maratonar no fim de semana!  Ao final do artigo, temos um quiz para você responder e descobrir qual personagem de série médica você seria!

Séries médicas para o fim de semana

Grey’s Anatomy

  • Ano: 2005 – atualmente
  • Duração dos episódios: 45 minutos
  • Temporadas: 21

Uma das séries médicas mais aclamadas pela crítica e pelos fãs é, sem dúvida, Grey’s Anatomy. O nome do programa foi inspirado no livro de anatomia Henry Gray’s Anatomy of the Human Body, de 1858.

A trama gira em torno da Dra. Meredith Grey, que começa como interna e depois fica como residente. Seus companheiros são Cristina, Izzie, George, Alex e Derek, com quem vive um romance.

Ao longo dos episódios, a série mostra, não só histórias dos pacientes do Seattle Grace Hospital, como também as vidas amorosas, os dilemas e dificuldades dos personagens.

The Good Doctor

  • Ano: 2017 – atualmente
  • Duração: 41-44 minutos
  • Temporadas: 7

A série conta a história de Shaun Murphy, jovem cirurgião diagnosticado com autismo e savantismo. Apesar de uma infância conturbada, o médico se muda para uma pequena cidade para trabalhar no Hospital San Jose St. Bonaventure.

Lá, ele usa de seus talentos para salvar vidas e desafiar seus colegas de trabalho, ganhando muito destaque por seu brilhantismo. Em contrapartida, Shaun precisa quebrar o tabu de seus colegas de trabalho, que duvidam de sua capacidade por conta da síndrome. The Good Doctor é, atualmente, uma das séries médicas de maior sucesso em produção.

Dr. House

  • Ano: 2004-2012
  • Duração: 43 minutos
  • Temporadas: 8

Dr. House é, sem dúvidas, uma das séries médicas mais aclamadas sobre medicina, principalmente por conta de seu protagonista, o Dr. Gregory House, infectologista e nefrologista do Princeton-Plainsboro Teaching Hospital.

Ao longo dos episódios, o médico demonstra sua habilidade e técnica para diagnosticar doenças e sintomas diferenciados. Além disso, ele e sua equipe também resolvem misteriosos casos médicos e situações de urgência.

The Resident

  • Ano: 2018 – atualmente
  • Duração: 43 minutos
  • Temporadas: 6

A série conta a história do Dr. Conrad Hawkins, que está em seus últimos anos como residente de medicina em um hospital público dos Estados Unidos. Além de seu relacionamento com a também Dra. Nicolette, a produção busca mostrar não só a dura realidade de um hospital público americano, como também os casos dos pacientes que aparecem por lá.

Sob pressão

  • Ano: 2017 – atualmente
  • Duração: 40 a 60 minutos
  • Temporadas: 5

A produção brasileira se ambienta em um hospital público do Rio de Janeiro. Seu protagonista, o Dr. Evandro, é cirurgião chefe da equipe e trabalha ao lado da Dra. Carolina, cirurgiã vascular.

Assim, ambos precisam enfrentar as dificuldades do sistema de saúde pública brasileiro e também seus próprios problemas pessoais.

Scrubs

  • Ano: 2001 – 2010
  • Duração: 22 minutos
  • Temporadas: 9

Esta comédia americana conta a história de John ‘JD’ Dorian, que narra suas próprias experiências no fictício Hospital Sacred Heart.

Não apenas ele, mas seu amigo, Chris Turk, acabaram de se formar em medicina e conseguem um estágio no hospital. Ao passo que John se apaixona pela Doutora Elliot Reid,  Chris Turk começa um namoro com a enfermeira Carla Espinosa. Além disso, a trama conta com o Doutor Perry Cox, mentor de John e o diretor Doutor Bob Kelso.

No entanto, este último se mostra amigável no começo, porém acaba se tornando antipático e egoísta. Por fim, ainda há o zelador, que está sempre causando confusão com o protagonista.

ER – Emergency Room

  • Ano: 1994 – 2009
  • Duração: 60 minutos
  • Temporadas: 15

Conhecido no Brasil como ‘Plantão Médico’, a produção foi um marco explosivo na audiência da TV americana durante os anos 90. Conforme o passar dos episódios, a trama mostrou a rotina e a tensão dos médicos e enfermeiros do County General Hospital.

Só para exemplificar o sucesso da série nos EUA, o último episódio, exibido em 2009, bateu o recorde de audiência em uma série dramática desde 1996.

Chicago Med

  • Ano: 2015 – Atualmente
  • Duração: 42 minutos
  • Temporadas: 10

Chicago Med é um spin-off da série Chicago Fire. Assim como várias outras séries médicas, a produção mostra o dia a dia dos pacientes e dos casos que chegam ao hospital mais movimentado da cidade de Chicago.

Além disso, ainda é mostrada a relação entre os protagonistas e suas vidas pessoais. Embora seja uma série independente, personagens de Chicago Fire e Chicago PD – outra produção da franquia – aparecem no hospital, fazendo um cross-over entre ambas. 

Respira

  • Ano: 2024 – Atualmente
  • Duração: 45 minutos
  • Temporadas: 1

A série “Respira”, também conhecida como “Breathless” em inglês, é um drama médico espanhol que estreou na Netflix em 30 de agosto de 2024. Criada por Carlos Montero, o mesmo criador de Élite, a série se passa no fictício hospital público Joaquín Sorolla, em Valência, e explora os desafios enfrentados por médicos e residentes em um sistema de saúde sobrecarregado.

A trama gira em torno de Biel de Felipe (interpretado por Manu Ríos), um residente que dedica sua vida à medicina em meio a uma crise no sistema público de saúde. A situação se agrava quando um paciente de alto perfil é internado, ao mesmo tempo em que ocorre uma greve geral no hospital, colocando os médicos em uma posição difícil entre lutar por melhores condições de trabalho ou priorizar a saúde de seus pacientes. A série destaca questões éticas e os dilemas diários enfrentados por profissionais de saúde.

Além de Manu Ríos, o elenco principal inclui Najwa Nimri como Patricia Segura, a presidenta da Generalitat Valenciana, e Aitana Sánchez-Gijón como Pilar Amaro, uma médica-chefe de cirurgia. O enredo não apenas foca nos desafios médicos, mas também nas tensões pessoais e românticas entre os personagens.

Com oito episódios, “Respira” combina o drama hospitalar com temas sociais e promete trazer uma visão crítica do sistema de saúde público, ao mesmo tempo em que envolve o público com seus conflitos pessoais e profissionais.

Que personagem de série médica é você?

Faça o teste e descubra!