17 filmes sobre médicos e medicina que você deve assistir
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

17 filmes sobre médicos e medicina que você deve assistir

Filmes que sobre médico e medicina que todos deveriam assistir
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 30-por-cento-1.gif

No mês dedicado aos médicos, a ProDoctor separou 17 filmes sobre médicos e medicina que você deve assistir justamente por fazerem muito sucesso com os amantes da sétima arte. Mas para os médicos em si, esses filmes são mais especiais. Pois valorizam a profissão e, muitas vezes, dão mérito à toda a dedicação desses profissionais.

Na história do Cinema, a telona presenteou os espectadores com filmes extraordinários sobre Medicina. Seja através de dramas de enorme carga emocional até as comédias mais escancaradas ou da abordagem de enfermidades pessoais e muitas vezes raras e de tragédias provocadas por epidemias. Vários são inesquecíveis e tornaram-se referência, sendo lembrados constantemente em listas do tipo Top 10, Top 50 e por aí vai… São muitas opções disponíveise muitos deles se tornaram um marco na histórria do cinema. Seja pelo conteúdo, pelas imagens ou por frases inesquecíveis.

Então leia mais e conheça nossas indicações!


  Leia também:
10 Livros que todo médico deve ler
100 filmes sobre medicina para assistir antes de morrer


17 filmes sobre médicos e medicina que você deve assistir:

1- Bem Vindo a Marly Gomont:

Bom filme sobre medicina: https://tinypng.com/

O primeiro da nossa lista de filmes sobre médicos e medicina é o “Bem Vindo a Marly Gomont” (Bienvenue à Marly-Gomont), dirigido por Julien Rambaldi e lançado em 2016, conta a trajetória de Seyolo Zantoko (Marc Zinga), um jovem médico negro que acabou de se formar em Kinshasa, capital do Congo (antigo Zaire). Após se formar, ele aceitou a proposta para trabalhar em um pequeno vilarejo francês chamado “Marly Gomont”, no interior da França.

A aldeia nunca teve moradores negros até a mudança da família Zantoko e o filme mostra as dificuldades, desafios e superações que tiveram que enfrentar. De uma forma leve, o filme mistura os momentos de drama sem tirar o humor do roteiro, expondo o impacto de ser diferente em uma terra fértil para a ignorância.

Não é uma história apenas sobre racismo, mas também de resiliência de uma família estrangeira em uma terra cheia de preconceitos, algo um tanto comum ainda nos dias de hoje.

2 – Um Homem entre Gigantes:

Filmes sobre médicos e medicina: Um homem entre gigantes

“Um Homem entre Gigantes” (Concussion), filme americano de 2015 dirigido por Peter Lendesman, narra a história do Dr. Bennet Omalu (Will Smith), um neuropatologista forense que diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano. A ETC (Encefalopatia Traumática Crônica) é um trauma cerebral causado por repetidas concussões.

Ele descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expor para o mundo a grave situação, trava, então, uma guerra contra a poderosa NFL (Liga Nacional de Futebol Americano).  A instituição, é claro, não quer se envolver em nenhum escândalo, mesmo que isso signifique continuar arriscando a vida de seus jogadores.

O filme mescla cenas reais e reportagens com cenas fictícias, trazendo o problema da ETC à tona de uma maneira muito mais verossímil. O diretor não se intimida com a NFL, realizando um filme contundente, ainda que se perca no ufanismo exagerado.

3 – Um Estranho no Ninho:

Filmes sobre médicos e medicina: Um Estranho no Ninho

Nossa seleção começa por um ícone da década de 70: “Um Estranho no Ninho” (One Flew Over the Cuckoo´s Nest, de 1975), dirigido por Milos Forman (“Hair” e “Amadeus”), que ganhou o Oscar de Melhor Filme.

A película narra a história de Randle McMurphy, um presidiário soberbamente interpretado pelo “Iluminado” Jack Nicholson, que tinha como plano passar-se como louco para deixar de trabalhar na prisão. Entretanto, se vê em maus lençóis quando é obrigado a morar em um hospital psiquiátrico. Sua reação contra os desmandos da autoritária enfermeira Mildred Ratched é contagiante e o resultado da contenda “contamina” os espectadores.

No Oscar, venceu nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Direção, Ator e Atriz.

4 – Mar Adentro:

Filmes sobre médicos e medicina: Mar adentro

Dirigido por Alejandro Amenábar, extrapola na sensibilidade, ao mesmo tempo que dá um tapa no preconceito e um soco no estômago. Com uma comovente interpretação de Javier Barden, é provocante e desafiador acerca das mais arraigadas críticas à eutanásia.

Baseia-se na história real de Ramon Sampedro, espanhol que durante 30 anos travou ferrenha batalha a favor da eutanásia e seu direito de morrer. O início da ária “Nessun Dorma”, anunciando o voo inconcebível do tetraplégico sobre o mar, é uma das cenas mais tocantes do Cinema.

5 – Óleo de Lorenzo:

Filmes sobre médicos e medicina: Óleo de Lorenzo

(Lorenzo´s Oil, 1993) é uma daquelas tristes histórias de um paciente que sofre de alguma enfermidade condenatória. É o relato sobre o drama de um garoto diagnosticado com uma rara doença que lhe confere a sombria perspectiva de sobrevivência: dois anos.

Seus pais (vividos por Susan Sarandon e Nick Note) não se conformam. E se transformam em pesquisadores, mergulhando nos mistérios do mal que afeta o filho, procurando por conta própria o bálsamo que possa curar a criança.

6 – Tempo de Despertar:

Filmes sobre médicos e medicina: Tempo de Despertar

(Awakenings, 1990), de Penny Marshall, é outro filme que leva a plateia às lágrimas e que também causa revolta contra o “establishment”, a exemplo de “Um Estranho no Ninho”. O falecido Robin Williams, de tantos filmes brilhantes, como “Sociedade dos Poetas Mortos”, encarna um médico que luta para trazer de volta à vida pacientes afetados pela doença do sono.

A revolta dos espectadores se dá porque ele encontra uma possível cura para a enfermidade de Leonard Lowe, personagem magistralmente (como sempre) interpretado por Robert De Niro (“Touro Indomável”, “Taxi Driver”), que acorda após passar anos em estado de coma. Seu tratamento, porém, é contestado e Lowe tem uma recaída que não deixa ninguém esconder lágrimas. O filme baseia-se na vida do médico Oliver Sacks, neurologista, escritor e químico amador anglo-americano, falecido em 2015.

7 – M.A.S.H.:

Filmes sobre médicos e medicina: Filme  M.A.S.H.

Saindo diretamente dos dramas para uma visão oposta: “M.A.S.H.” (“Mobile Army Surgical Hospital” ou em tradução livre “Hospital Cirúrgico Móvel do Exército”) é uma brilhante e descarada comédia dirigida por Robert Altman, em 1970.

Em clima de escracho total, conta o dia a dia de uma unidade médica militar em pleno campo de batalha na Guerra da Coreia, mas com claras alusões à Guerra do Vietnã. No elenco, nomes grandiosos, como Elliott Gould, Donald Sutherland (pai do ator Kiefer), Tom Skerritt e Sally Kellerman, a inesquecível e perseguida enfermeira “Lábios Quentes”.

Ganhou a Palma de Ouro em Cannes, o Globo de Ouro na categoria Melhor Comédia (71) e o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (71). Além de inspirar a aclamada e homônima série exibida de 1972 a 1983.

8 – O Homem Elefante:

Filmes sobre médicos e medicina: O Homem Elefante

A dramática e comovente história de John Merrick (com o ator John Hurt extremamente maquiado), acometido de neurofibromatose múltipla, com 90% do corpo deformado, foi levada às telas pelo diretor David Lynch, o mesmo de “Twin Peaks” e outras “estranhezas”, em 1980.

“O Homem Elefante” (“The Elephant Man”), obra-prima em preto e branco, narra a triste vida de um homem com aparência assustadora nos tempos vitorianos da Inglaterra no final do século XIX. Antes de ser salvo e resgatado em sua dignidade pelo médico Frederick Treves (Anthony Hopkins). É no hospital que se libera emocional e intelectualmente, revelando-se um ser humano que sabe falar e ler, é bom, gentil e com extrema sensibilidade.

Um detalhe curioso e que não dá para imaginar: o filme foi produzido pelo comediante Mel Brooks e seu roteiro baseia-se na história real de Joseph Merrick, que viveu nos arredores de East End, em Londres.

Três cenas emocionantes: 1 – Quando o Dr. Treves vê Merrick pela primeira vez e chora; 2 – Quando o monstro fala: “Meu nome é Merrick. John Merrick”; 3 – Quando acuado no banheiro, após ser caçado, grita por socorro: “Eu não sou um elefante! Eu não sou um animal! Eu sou um ser humano! Eu sou um homem!”.

9 – Rain Man:

Filmes sobre médicos e medicina: Rain Man

Outro clássico da cinematografia, Tom Cruise encarna Charlie, um jovem astuto e ganancioso que somente se aproxima de seu até então desconhecido irmão Raymond (Dustin Hoffman). O motivo? Raymond possui transtorno do espectro autista e tem uma inteligência matemática fantástica. E, ainda por cima, é herdeiro de 3 milhões de dólares. Então, Charlie enxerga aí a oportunidade para se valer do irmão para tentar faturar alto.

Mas, para além da maldade humana, o filme enfoca as peculiaridades de uma enfermidade que muitas vezes é ininteligível tanto para familiares dos pacientes quanto para os médicos que não têm afinidade com a Psiquiatria. Dirigido por Barry Levinson, em 1988.

www.youtube.com/embed/mlNwXuHUA8I

10 – Quase Deuses:

Filmes sobre médicos e medicina:  Quase Deuses

(“Something the Lord Made”), dirigido por Joseph Sargent em 2004, conta a história real de Vivien Thomas, interpretado por Mos Def, um negro, marceneiro recém-admitido como um prático de laboratório após a Grande Depressão de 1930 nos Estados Unidos, que devastou todas as economias destinadas às faculdades de Medicina.

Sua vida se transforma depois de conhecer o Dr. Alfred Bablock (Alan Rickman), cirurgião chefe da Universidade Johns Hopkins, que ao notar sua inteligência e criatividade, enquanto trabalhava como faxineiro, o chama para trabalhar em uma parceria fora dos padrões dos anos 30 e que culminaria em uma das maiores descobertas da Medicina.

Um dos feitos da improvável dupla foi o desenvolvimento do método para a correção da Tetralogia de Fallot, narrado em uma história pontuada pelo preconceito racial e pela superação, com um desfecho desafiador para a hierarquia médica da época.

11 – Contágio:

Filmes sobre médicos e medicina: Contágio

(“Contagion”), filme de 2011, dirigido por Steven Soderbergh e com elenco grandioso: Jude Law, Laurence Fishburne, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Matt Damon e Marion Cotillard.

Relata com fidelidade o processo de disseminação e controle de grandes pandemias, sendo possível observar uma doença sob diversos aspectos. Um vírus letal, altamente contagioso e transmitido pelo contato com pessoas infectadas ou com objetos que estas tenham tocado, aterroriza o planeta pela velocidade com que é disseminado. A Comunidade Científica busca o desenvolvimento de uma vacina para uma possível cura.

Claro que esse enredo nos lembra a pandemia mundial, vivida ha pouco. E com certeza teremos filmes abordando esse tema daqui ha algum tempo também.

12 – Hippocrate:

Filmes sobre médicos e medicina: Hippocrate

Dirigido por Thomas Lilti, em 2014, traz no elenco Vincent Lacoste, Reda Kateb, Jacques Gamblin, Félix Moati e Marianne Denicourt. O filme narra a trajetória de Benjamin, que se julga predestinado a ser um grande médico. Carrega consigo esta certeza, entretanto, sua primeira experiência como interno na enfermaria do hospital onde seu pai trabalha não sai conforme esperava.

A responsabilidade é imensa, principalmente diante da presença paterna constante. Além disso, seu parceiro de internato, um médico estrangeiro, é muito mais experiente que ele. Benjamin se vê diante do desafio de enfrentar seus limites para crescer na profissão e amadurecer para a vida.

13 – Patch Adams – O Amor é Contagioso:

Filmes sobre médicos e medicina:  Patch Adams – O Amor é Contagioso

(“Patch Adams”, 2001), filme dirigido por Tom Shadyac que conta a história real de Hunter “Patch” Adams, médico norte-americano que ficou célebre por adotar uma metodologia inusitada no tratamento de seus pacientes. Rapidamente inspirou toda uma sociedade, culminando com a fundação do Instituto Gesundheint em 1972. Na telona, Robyn Williams interpretou o médico.

14 – Coisas belas e sujas:

Filmes sobre médicos e medicina: Coisas belas e sujas

(“Dirty Pretty Things”), dirigido por Stephen Frears em 2003, conta a trajetória de um médico (Chiwetel Ejiofor), imigrante ilegal vindo da Nigéria e que descobre o lado desagradável da vida em Londres ao se deparar com o tráfico ilegal de órgãos.

Um filme que desnuda a cruel realidade do mercado negro da saúde, não apenas na Europa, mas também no mundo.

15 – O Físico:

Filmes sobre médicos e medicina: O Físico

(“The Physician”, 2013), película baseada no romance de Noah Gordon e que narra a história de Rob J. Cole, o jovem aprendiz que decide embarcar na maior aventura de sua vida e parte para a exótica Pérsia, onde pretende encontrar e estudar com o lendário médico, cientista e filósofo Ibn Sina.

Aí aparecem as amputações relâmpago, extrações dentárias, curandeirismo, apendicites, peste negra e catarata, retratando todo o exercício de busca de aprendizado que coloca o médico na busca e na investigação para alcançar respostas. No elenco: Tom Payne, Ben Kingsley e Stellan Skarsgåard, sob a direção de Philipp Stölzl.

16 – Mãos Talentosas:

Filmes sobre médicos e medicina: Mãos Talentosas

(“Gifted Hands: The Ben Carson Story”, 2009), levado ao cinema pelas mãos do diretor Thomas Carter e estrelado por Cuba Gooding Jr, Kimberly Elise e Aunjanue Ellis, narra a história de Ben Carson, que superou o preconceito devido à cor e à pobreza, para se tornar um talentoso e reconhecido neurocirurgião.

O filme relata sua vida de criança, quando se considerava burro por tirar notas muito baixas, tempo em que todos zombavam dele por causa disso. Mas sua mãe sempre o incentivava e assim reuniu forças para resistir e superar todas as dificuldades, chegando a ser o melhor aluno da sala. Formado, tornou-se o primeiro médico a conseguir separar gêmeos siameses craniópagos com sucesso e, depois de contribuir para o avanço da Medicina de maneira brilhante, foi professor emérito de Cirurgia Neuropediátrica da Johns Hopkins University.

Ben Carson criou um centro de operações neurológicas e pelos seus trabalhos foi aplaudido e reconhecido nos Estados Unidos.

17 – O Escafandro e a Borboleta:

Filmes sobre médicos e medicina: O Escafandro e a Borboleta

Para encerrar a nossa lista de filmes sobre médicos e medicina, um filme considerado uma obra prima por seu brilhantismo e sensibilidade. Retrata a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista “Elle”, que depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) fica totalmente paralisado, mexendo apenas o olho esquerdo. Para vencer a chamada “Síndrome do Encarceiramento”, recebe ajuda e passa a se comunicar com as pessoas piscando as letras do alfabeto.

Chamam a atenção os movimentos de câmera que, com imensa sensibilidade, permitem que o telespectador assuma o ponto de vista do paciente. Outro destaque do filme é a abordagem fria da angústia e do comportamento dos médicos e de seus familiares em relação a ele. Dirigido por Julian Schnabel, traz no elenco Mathieu Amalric e Emmanuelle Seigner.

Esperamos que tenham gostado dos 17 filmes sobre médicos e medicina que selecionamos para você. Agora é só pegar a pipoca e aproveitar!

E apoveitando, confira nosso e-book com outras indicações:

Você pode se interessar por