Gestão de Clínicas e Consultórios

O que faz uma recepcionista de clínica médica?

Uma recepcionista de clínica médica exerce várias funções. E é uma peça fundamental dentre os colaboradores no trabalho diário de seu empreendimento.

É importante que você saiba que, em sua clínica, pode oferecer aos pacientes um diferencial assim que ele entrar na recepção.

Para que isto seja uma realidade, precisa, então, ter uma excelente recepcionista/secretária. Mas, antes de mais nada, é necessário saber exatamente o que faz uma recepcionista de uma clínica médica.

Veja, a seguir, todas as informações sobre a importância do trabalho da recepcionista/secretária. E conheça quais as suas funções e as qualidades que deve ter para desempenhar bem suas funções.

  • Cartão de visitas
  • O que faz uma recepcionista de clínica médica?
  • A importância de um software de gestão
  • Características de uma recepcionista de clínica médica
  • Profissionalização da recepcionista de clínica médica

Cartão de visitas

Na recepção, o paciente tem o primeiro contato com o seu estabelecimento de saúde. Já imaginou se ele não receber o atendimento que precisa e imagina? E se acaso encontrar um ambiente confuso, desorganizado e com profissionais que não sabem como tratar um paciente? Com toda a certeza, seria um péssimo cartão de visitas.

Aqui começa, pois, o trabalho de uma recepcionista de clínica médica. Primeiramente, é preciso colocar “ordem na casa”. Dessa maneira, ela é a responsável por criar e manter um ambiente agradável e convidativo, a fim de que o paciente se sinta amparado, com a expectativa de ser bem atendido.

O que faz uma recepcionista de clínica médica?

Sua responsabilidade é grande, uma vez que estará presente da primeira à última consulta. Assim, no dia a dia, sua rotina abrange o planejamento e o desenrolar tranquilo e seguro de cada atendimento médico. Braço direito do profissional, a recepcionista de clínica médica representa o elo entre o paciente e o especialista.

Suas funções são múltiplas, abrangendo, por exemplo:

  • Atendimento telefônico – Nesse sentido, seu comportamento deve ser sempre educado e discreto. Precisa saber ouvir, ter atenção, paciência, respeito e simpatia. Por isso, deve conferir todos os dados necessários para agendar uma consulta e também tirar as dúvidas do paciente.
  • Se acaso estiver em um atendimento pessoal, deve pedir, educadamente, para a pessoa aguardar. Evite colocar as enfadonhas músicas de espera, que irritam profundamente quem está do outro lado do telefone.
  • Atendimento pessoal – Uma recepcionista de clínica médica deve ser proativa e carinhosa. Assim, precisa ser bem treinada, capacitada para trabalhar com pessoas que necessitam, antes da consulta, de tranquilidade e conforto, pois ali estão procurando solução para suas dores e angústias.
  • Sem dúvida, é um momento delicado e, às vezes, para muitos pacientes, apavorante. Elas precisam ser ouvidas com atenção e sentirem a força do calor humano em um ambiente agradável e positivo.
  • Portanto, é muito importante que a música ajude a proporcionar aos seus pacientes o máximo de tranquilidade enquanto aguardam a consulta.

A importância de um software de gestão

  • Cuidar da agenda médica – Uma recepcionista de clínica médica deve ter conhecimento de informática, uma vez que a utilização de um bom software de gestão de clínicas e consultórios é fundamental para facilitar seu trabalho. Com o aplicativo, terá segurança e agilidade para marcar, cancelar e remarcar as consultas. Isto não só eliminará a possibilidade de erros, mas também lhe proporcionará tempo para realizar outras atividades.
  • Utilização da Agenda Eletrônica – É imprescindível, pois, dessa maneira, terá seu trabalho permanentemente organizado. Ela poderá fazer, por exemplo, a busca de horários livres para marcar consultas de uma forma muito mais rápida, ganhando tempo para agilizar o atendimento na recepção e, dessa maneira, reduzir custos. Além disso, pode evitar situações constrangedoras, como, por exemplo, a troca de horários, médicos e pacientes.
  • Utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente – O processo é feito rapidamente, através do acesso permitido por um botão, com a liberação de todos os dados clínicos com a simples digitalização do nome do paciente.

Características de uma recepcionista de clínica médica

Quando for contratar uma secretária, é aconselhável seguir algumas dicas importantes. Certamente, farão a necessária diferença na recepção ao paciente.

Dessa forma, estabeleça um roteiro para encontrar a pessoa ideal. A recepcionista de clínica médica deve ser educada, simpática, correta, leal, fiel, profissional, responsável, proativa e comunicativa, a fim de que, além do atendimento dentro do consultório, a satisfação dos pacientes se estenda até mesmo após a consulta.

Profissionalização da recepcionista de clínica médica

O aquecimento do setor de Saúde tem impulsionado a contratação de profissionais. Com toda a certeza, o preenchimento da demanda em um mercado cada vez mais competitivo, aumenta as exigências em termos de qualificação.

Atenta a isso, a ProDoctor Software, com sua expertise de mais de 30 anos no mercado da Saúde Digital, incluiu em sua grade do ProDoctor Cursos, plataforma digital a distância, o Curso de Secretária para Área Médica.

Sem dúvida, é uma das grandes alternativas para quem deseja crescer na profissão. De uma maneira objetiva, o Curso de Secretária para Área Médica é uma porta direcionada diretamente para entrar no mercado, ter uma atualização permanente, elevar o nível de conhecimento, ter uma atualização permanente e alcançar novos degraus na profissão.

Conclusão

Agora, você não apenas está bem informado sobre o que faz uma recepcionista de clínica médica, mas também pode utilizar as dicas importantes para contratá-la. Afinal, o seu trabalho está diretamente ligado ao crescimento do seu empreendimento.

Em síntese, uma recepcionista de clínica médica é fundamental na excelência do atendimento. Ela é como o seu braço direito na empresa. Afinal, é sempre a primeira a chegar e, quase sempre, a última a sair!