Honorários Médicos: como cobrar? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Honorários Médicos: como cobrar?

como calcular honorarios medicos

Chegou a hora de receber os honorários médicos! E aí, como mensurar o valor do seu trabalho? Como todo trabalhador, o profissional da Medicina tem direito a receber pela execução de seu ofício. Qual o grau de conhecimento que você tem a respeito, não só no campo terapêutico, mas também pelo diagnóstico feito a partir de uma consulta?

Seja você um médico iniciante, acadêmico, residente ou um profissional já experiente, é importante conhecer os parâmetros que regem o pagamento dos honorários médicos.

Com o intuito de ajudá-lo a se inteirar do tema, a ProDoctor Software elaborou este post, onde encontrará os seguintes postos que o ajudarão a não ficar constrangido ao tratar de algo delicado, mas que deve ser justo e dentro das regras.

  • Você sabe o que é a CBHPM?
  • Importância da tabela dos honorários médicos
  • Relação médico-paciente
  • Como é feito o cálculo dos honorários médicos
  • Benefícios da tabela dos honorários médicos
  • TISS e TUSS – a importância da padronização

Você também deve gostar:
Como evitar erros no seu faturamento
Passo a passo para abrir um consultório


Você sabe o que é a CBHPM?

como calcular honorarios medicos

A CBHPM é a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, ou seja, um referencial para a cobrança de honorários médicos. Os responsáveis por sua elaboração foram a Associação Médica Brasileira (AMB) e as sociedades de especialidades médicas, com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e de todas as entidades médicas nacionais:

Sua primeira edição foi elaborada em 2003 para suprir uma necessidade de valorização do trabalho médico no sistema de saúde suplementar — com as operadoras de planos de saúde.

Desde então, a implementação da CBHPM foi incorporada e reconhecida por diversas operadoras e entidades do setor, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que utiliza a lista hierarquizada como referencial de codificação para a tabela TUSS.

Importância da tabela dos honorários médicos

como calcular honorarios medicos

O uso da lista hierarquizada é exclusivo dos médicos. Em outras palavras: destina-se, apenas, para os profissionais que trabalham na área médica. Também abrange laboratórios e exames de imagem, com uma grande preocupação no que diz respeito às condutas éticas.

Dessa maneira, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos é de grande relevância para a categoria. Sua elaboração, pela própria classe médica, possibilita ao profissional receber de maneira justa, conforme o seu trabalho.

Além disso, com a aplicação da tabela, todos os envolvidos no processo têm conhecimento amplo dos seus custos, não apenas o médico que presta o serviço, mas também a operadora de saúde que efetuará o pagamento.

Como resultado, o valor para os procedimentos, mais unificado, não provocará tantas diferenças entre os profissionais médicos.

Relação médico-paciente

como calcular honorarios medicos

Da mesma forma, os pacientes, e a população em geral, terão à sua disposição o conhecimento dos procedimentos médicos cientificamente comprovados, com seus respectivos valores.

Esta transparência na cobrança dos honorários médicos, com toda a certeza, fortalece ainda mais a relação médico-paciente. E gera, por fim, a satisfação almejada de ambos.

Como é feito o cálculo dos honorários médicos

A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos estabelece faixas de valorização dos atos médicos, a partir de seus portes. A lista não indica valores monetários, mas sim a identificação dos procedimentos.

Como é a hierarquização da CBHPM? Todo o processo começa a partir da divisão dos procedimentos, agrupados obedecendo alguns parâmetros, como por exemplo a complexidade técnica e o tempo de execução. Além disso, procede-se à análise da atenção requerida e o grau de treinamento necessário para capacitação do profissional responsável pelo procedimento.

Os parâmetros para os cálculos são os valores dos portes. Ou seja, aquilo que é o médico efetivamente recebe; e o valor da Unidade de Custo Operacional (UCO), que remunera equipamentos, aluguéis, folha de pagamento, entre outros.

Benefícios da tabela dos honorários médicos

As entidades envolvidas no processo de elaboração, manutenção e atualização da CBHPM são unânimes em apontar os principais benefícios da tabela de honorários médicos. Confira:

  • Transparência na conduta dos profissionais da área médica.
  • Preservação da qualidade do atendimento médico.
  • Padronização das cobranças.
  • Remuneração justa para os procedimentos.
  • Valor unificado nas cobranças.

TISS e TUSS – a importância da padronização


Resumo

Conforme você pode constatar, a tabela dos honorários médicos é fundamental existir total transparência na cobrança e no pagamento justos dos procedimentos realizados. Assim, ela evita que haja conflitos e constrangimentos. Além disso, remunera corretamente o profissional médico e permite uma permanente qualidade nos serviços prestados.

Você pode se interessar por