Cinco dicas para criar a Identidade visual da sua clínica - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos

Cinco dicas para criar a Identidade visual da sua clínica

Adotar uma boa estratégia de comunicação é fundamental para se destacar em um ambiente competitivo como o mercado da Saúde. Nesse contexto, ter uma identidade visual bem estabelecida pode ser exatamente o que vai diferenciar sua clínica ou consultório da concorrência.

Para isso acontecer, é preciso entender o que é uma identidade visual e seguir um passo a passo para ter uma que faça sentido para seu negócio e consiga ser um dos diferenciais que seu paciente vai observar.


Leia também:
Dicas para criar nomes de clínicas e consultórios
Médicos empreendedores: nossas dicas
Você sabe usar a internet em seu favor?


O que é identidade visual?

identidade visual da clínica

Identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos visuais que, combinados, refletem uma marca, um nome, uma empresa ou um serviço.

Dessa forma, os elementos que podem formar essa forma de comunicação são:

  • cores;
  • formatos;
  • tipografia;
  • imagens e
  • frases.

Juntos, esses elementos devem representar um conceito, os valores e o posicionamento da sua marca.

Por que médicos precisam de identidade visual?

Vale a pena colocar o desenvolvimento da identidade visual no seu planejamento.

Isso porque ter uma identidade visual ajuda a agregar valor ao seu atendimento e aumentar sua credibilidade. Além de tornar seu serviço muito mais “reconhecível”.

Independentemente do tamanho e do tipo do seu negócio da Saúde, é preciso se preocupar com a sua imagem perante o público.

Quando pensamos na identidade visual de uma clínica ou consultório médico, é preciso que ela transpareça cuidado, profissionalismo e segurança.

Cinco dicas para construir a identidade visual de sua clínica ou consultório

identidade visual da sua clínica

Desenvolver uma identidade visual é um assunto que deve ser levado a sério. Afinal, é ela a primeira coisa que seu paciente vai ver. Com uma boa comunicação visual, você consegue ser mais facilmente reconhecido e guardado na memória. Por isso, confira cinco dicas fundamentais na hora de criar a identidade visual de sua clínica ou consultório médico.

1 – Planeje

Assim como na hora de montar sua clínica ou consultório, desenvolver sua identidade visual exige planejamento. O primeiro passo é determinar qual seu público. Seu serviço atende apenas um sexo? Você tem uma faixa etária preferencial?

Um consultório de Pediatria, por exemplo, atende crianças e deve focar em pais. Já uma clínica de Ginecologia, mulheres.

É importante analisar as principais qualidades e os diferenciais do seu serviço.

2 – Procure um profissional

Uma grande dica para quem quer ter uma identidade visual que realmente funcione é procurar um profissional. Desenvolver e executar essa tarefa exige conhecimentos específicos em marketing, design e comunicação coorporativa.

Por isso, recorrer a profissionais capacitados é um grande diferencial.

3 – Identidade Gráfica

Com a ajuda de um profissional, chega a hora de colocar em prática tudo aquilo que foi planejado. Os principais pontos para se definir são:

  • Cores: É importante se atentar ao significado das cores. Cada cor passa uma mensagem e, de acordo com a neurociência, transmite uma mensagem que é fixada no cérebro humano. Dica: tons neutros passam a sensação de tranquilidade e seriedade.
  • Símbolos: Os símbolos e formatos geométricos podem ser muito fortes na hora de despertar sentimentos nos seus pacientes. Um elemento artístico deve complementar o outro e transmitir exatamente aquilo que foi planejado.
  • Tipografia: Sim, o tipo de letra também é importante. Ela deve estar em harmonia com os desenhos e as cores escolhidas. Você pode optar por fontes que remetam “a escrita a mão, se quiser um ar sofisticado ou fontes que remetam escrita “letra de forma” para um sentimento de objetividade e clareza (Dúvida ????)

As escolhas e combinações são inúmeras e, por isso, a ajuda de um profissional é fundamental.

4 – Aplique

A comunicação visual de uma clínica ou consultório deve ir além da logo. É importante que todos os conceitos desenvolvidos na hora de pensar na identidade visual para médicos seja aplicada, com harmonia, em todos os espaços do negócio.

Isso vale para moveis e ambientes e também para a divulgação digital. É importante que seu site tenha elementos da sua identidade visual.

5 – Divulgue

A última dica para quem quer ter uma comunicação visual efetiva é: divulgue! Você pode utilizar a mídia tradicional, como rádio e televisão, por exemplo.

Outra opção é investir no marketing digital, sendo essa uma opção eficiente e de baixo investimento.

Você pode saber mais sobre o assunto, clicando aqui e conhecendo mais materiais do nosso Blog sobre marketing digital para clínicas e consultórios

10 erros mais comuns ao abrir seu consultório e como evitá-los

Confira nossas dicas para abrir seu consultório de forma descomplicada e sem burocracia!

Você pode se interessar por