Você sabe o que é a Síndrome do Jaleco Branco?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

Você sabe o que é a Síndrome do Jaleco Branco?

síndrome do jaleco branco

Junto com o estetoscópio, o jaleco tornou-se, ao longo dos anos, não só uma referência para identificar o profissional da Medicina, mas também um símbolo de status. Mas, quem diria que essa vestimenta pode despertar medo em algumas pessoas? Estamos falando da iatrofobia, ou Síndrome do Jaleco Branco, que é quando ir a um hospital ou receber a visita de um médico provoca em muitos pacientes um estado de ansiedade. Dependendo da gravidade, pode levar a uma crise de pânico. Neste artigo você vai encontrar as seguintes informações:

O que é a Síndrome do Jaleco Branco

Derivada do grego, a palavra iatrofobia designa uma fobia irracional de médico. Ela está relacionada à exposição a objetos ou situações específicas, à simples visão do jaleco branco (conforme é conhecida no meio médico) ou mesmo à aproximação de um posto de saúde.

A pessoa tende a evitar qualquer contato com objetos e situações que possam funcionar como gatilho e estimular sua ansiedade.

Mesmo ciente das causas de seu desconforto e tendo consciência da irracionalidade do seu temor, torna-se impossível conter sua manifestação.

Transtornos semelhantes, embora relativamente menos graves, são a “Hipertensão do Jaleco Branco” e a “hipertensão de consultório”.

Outras fobias podem estar relacionadas à doença, denotadas, por exemplo, com a preocupação excessiva de ter de visitar o médico, mesmo que não haja nada marcado.

Pequenos problemas podem tornar o indivíduo obcecado, com medo de que venham a requerer tratamento médico.

É comum que a iatrofobia esteja associada à hipocondria e à anosofobia (medo irracional de contrair uma doença).

Também pode estar associada à dentofobia (medo irracional de dentistas).

Qual a diferença entre a Hipertensão do Jaleco Branco e a Síndrome?

É importante destacar os significados específicos de dois termos.

Na Hipertensão do Jaleco Branco, a Pressão Arterial (PA) eleva-se somente na presença do médico e de profissionais ou pessoas comuns com roupa branca que podem ser confundidas.

Da mesma forma, isso ocorre quando o paciente afere a sua PA em uma clínica ou hospital.

|Leia também: Absenteísmo – como evitar as faltas dos pacientes às consultas médicas

Hipertensão de consultório

Já no Efeito Jaleco Branco no paciente com Hipertensão, a situação tem causas semelhantes.

Todavia, neste caso, o paciente foi previamente diagnosticado com Hipertensão Arterial e muitas vezes faz uso de medicações.

Elas mantinham seus níveis de pressão arterial controlados em casa, até que, ao entrar no consultório, teve sua PA elevada.

O que causa a Síndrome do Jaleco Branco?

Conforme a literatura médica, a maioria das causas da iatrofobia ou “Síndrome do Jaleco Branco” acontece na infância, embora não seja incomum que adultos também tenham medo de visitar o médico.

Mas, por que isso acontece?

Medo de instrumentos médicos

Neste caso, a Síndrome do Jaleco Branco ocorre porque a imagem dos médicos está associada com agulhas e tendem a dar “remédios amargos”.

Experiência negativa ligada a hospitais

Normalmente, essas pessoas trabalham em hospitais ou outros lugares associados com acidentes, sangue e morte.

Outra possibilidade da origem da iatrofobia é ter passado por uma experiência negativa na infância que provocou um trauma.

Problemas com obediência

Muitas pessoas iatrofóbicas também apresentam dificuldades para obedecer à autoridade, daí não gostarem ou temer os médicos.

Indivíduos dependentes de bebidas e tóxicos não gostam e rejeitam os médicos porque receiam que eles vão obrigá-los a enfrentar estas questões.

Erros médicos

A divulgação de notícias sobre erros médicos, com cirurgias malfeitas, falhas absurdas, como o esquecimento de materiais estranhos dentro do corpo do paciente e más práticas médicas também podem influenciar de maneira bastante negativa, provocando o medo de médicos.

Demora no atendimento

A Síndrome do Jaleco Branco pode vir da demora no atendimento. Em um ambiente considerado hostil, estéril e com cheiro de desinfetante químico, é comum ter esse sentimento negativo.

Além disso, há a possibilidade de ter que ser submetido a procedimentos dolorosos, o que causa medo e angústia.

A ansiedade pode levar a manifestações somáticas como sudorese, aumento da pressão arterial e taquicardia.

Quais os sintomas da Síndrome do Jaleco Branco?

medo

Em casa, a pressão arterial é normal, contudo, tendem a ter seus níveis aumentados ou hipertensão no consultório ou hospital. Este é o principal sintoma da Síndrome do Jaleco Branco.

Mas os pacientes que sofrem de iatrofobia também podem apresentar vários sintomas físicos, como tremedeira, tensão muscular, náuseas e ânsia de vômito.

Crianças, por exemplo, gritam, choram e tentam correr.

Na frente de outras pessoas, os fóbicos são articulados e demonstram confiança ao falar. Todavia, diante da visita de um médico ou da consulta na clínica, ficam agitados, tremem e vacilam ao conversar.

Muitas vezes protelam a realização dos exames médicos de rotina, mantendo o adiamento pelo tempo que desejam.

Quem sofre com a Síndrome do Jaleco Branco teme doenças e lesões. Essas pessoas podem se transformar em hipocondríacos (medo irracional de ter uma doença séria), demonstrando preocupação com as menores tosses ou resfriados, pelo fato de que podem precisar de tratamento médico, levando-as a automedicação.

Além disso, podem adquirir um quadro de ansiedade mais grave, capaz de limitar o seu acesso aos cuidados de saúde, com a possível necessidade de acompanhamento ou investigação por um profissional de saúde mental.

É quando o indivíduo passa grandes períodos de tempo pensando na consulta ou na forma de evitá-la. Uma vez no consultório, apresenta dificuldade de concentração, acompanhada da sensação de pânico e da perda de controle.

O que fazer quando se tem Síndrome do Jaleco Branco?

síndrome do jaleco branco

É importante ressaltar que muitas pessoas com iatrofobia revelam o mesmo temor e ansiedade em relação a outros profissionais, como psicólogos, enfermeiros e terapeutas.

Contudo, existem serviços de saúde mental que disponibilizam ajuda por telefone ou via internet.

Esses tratamentos podem funcionar como fator de redução da ansiedade para níveis toleráveis, abrindo caminho para um contato pessoal.

A terapia cognitivo-comportamental, a hipnose e a terapia de grupo são as mais indicadas.

Também existem serviços de saúde mental disponíveis em ambientes menos característicos que possam lembrar hospitais e consultórios.

Por exemplo, locais mais confortáveis, onde as casas são transformadas em centros de atenção à saúde, não provocam tanta ansiedade.

Quando o caso é muito difícil de ser controlado, são recomendados os profissionais da área que evitam o uso de vestuário e aparato médico.

Gostou do post? Confira mais publicações interessante em nosso Blog.

A ProDoctor é uma empresa de software médico especializada em conteúdos para profissionais da saúde!

Você pode se interessar por