Dia do Cirurgião-Dentista - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

Dia do Cirurgião-Dentista

O dia 25 de Outubro celebra o decreto 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, tornando essa data o Dia do Cirurgião-Dentista no País.

O Cirurgião Dentista é responsável não só pela saúde dental e estética, mas também por todo o contexto que possibilite ao paciente uma qualidade de vida melhor. 

 

O que faz o Cirurgião-Dentista

O que faz o Cirurgião Dentista

O profissional cirurgião-dentista é responsável por avaliar o paciente, cuidar da prevenção e fazer intervenções cirúrgicas. Ele atua em uma ampla área de trabalho, desde a orientação quanto à higiene bucal, até os casos complexos de pacientes com traumas de face e casos de cirurgias bucomaxilofaciais.

Os Cirurgiões-Dentistas também desenvolvem habilidades e noções técnicas em áreas diversas, muito além dos dentes e do sorriso, como Bioquímica, Matemática, entre outras. 

 

Você também pode gostar de:


Humanização no atendimento

Como manter a qualidade no atendimento preferencial


 

A Tecnologia na área de Odontologia

ologia na área de Odontologia

Os avanços tecnológicos na área de Odontologia são muito importantes para a profissão. As novas tecnologias no setor podem deixar os atendimentos mais rápidos e cômodos para o dentista e o paciente, além de garantir maiores e melhores resultados.

A Telemedicina, tema de grande importância e atualmente ordem do dia nas conversas na área da Saúde, também pode ser utilizada pelos profissionais da Odontologia. Embora ainda não seja possível examinar pacientes ou efetuar análises mais complexas por meio de chamada de vídeo., as consultas de acompanhamento e pós-operatórias são facilmente adaptáveis a essa modalidade. Dessa maneira, podem ser úteis tanto para o paciente quanto para o profissional.

Atualmente, muitos dentistas utilizam a Telemedicina para fazer esses acompanhamentos e gerar prescrições de medicamentos via web, o que abre muitos precedentes éticos e de segurança.

Escolher uma solução web para prescrever medicamentos, por exemplo, implica em vários riscos de segurança. Conforme Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, o médico que está realizando o atendimento também pode ser responsabilizado.

A ProDoctor, seguindo sua narrativa de ser diferente de tudo o que você já viu, lançou com pioneirismo a Assinatura Digital em app nativo para o macOS atendendo também a área de Odontologia.

Essa é uma grande novidade no Brasil, que irá beneficiar todos os profissionais de Saúde. Desse modo, agora podem realizar prescrições, receitas e documentos eletrônicos com total segurança e assinados digitalmente seguindo todas as normas exigidas pela LGPD. 

Você pode saber mais no post Assinatura Digital no Mac.

 

Dia Nacional da Saúde Bucal

Dia Nacional da Saúde Bucal

Além do Dia do Cirurgião-Dentista, o dia 25 de outubro também é utilizado para conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal, capaz de prevenir várias doenças. 

Manter a saúde bucal em dia não é difícil, basta tratar os cuidados básicos como uma rotina em seu dia a dia. 

Ações como escolher a escova de dentes correta, escovar e usar fio dental após cada refeição, escovar os dentes antes de dormir, ter uma alimentação saudável, trocar a escova de dente a cada três meses, escovar a língua, bochechar antes da escovação e manter visitas regulares ao seu dentista, podem evitar uma série de doenças bucais leves e até mesmo graves.

Aproveite a data de hoje para colocar a sua saúde bucal em dia, seja tornando a sua rotina de higiene mais completa ou visitando o seu dentista. O importante é se cuidar.

A ProDoctor parabeniza os profissionais que desenvolvem a Odontologia na sua essência – buscando o bem-estar físico, psicológico e social para todos nós.

Você pode se interessar por