Cuidados com a saúde no Carnaval | Blog Prodoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

Cuidados com a Saúde no Carnaval

Os cuidados com a Saúde no Carnaval são essenciais para que a alegria seja contínua. Tanto para quem está de folga nos atendimentos e só pretende descansar, quanto para aqueles que querem ir para os bailes e/ou desfilar em blocos e escolas.

De qualquer maneira, o importante é manter os cuidados com a sua saúde, para que tudo transcorra com tranquilidade neste Carnaval. Nesse sentido, a ProDoctor Software te auxilia com várias dicas, a fim de que possa curtir bem a folia e estar bem para voltar ao trabalho.

Hidratar e se alimentar bem são itens essenciais, mas você também deve estar atento para outros cuidados importantes.

A seguir, confira estes lembretes que podem ajudar e fazer a diferença não só para você, mas também para seus pacientes.

Cuidado extra com a hidratação durante o Carnaval

Nosso “Primeiro Mandamento” segue a cartilha da Organização Mundial da Saúde (OMS), que presume o consumo médio de 2 litros de água por dia para os adultos, sem a ingestão de outros líquidos. A média diária baseia-se no cálculo de 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal da pessoa.

Assim, um indivíduo que pesa 45 kg, por exemplo, precisa beber 1,5 litros de água, que equivale a 7 ou 8 copos. Por outro lado, um cidadão com 80 kg precisa tomar 2,8 litros, equivalendo a cerca de 14 copos.

Entretanto,  é preciso lembrar que as necessidades das pessoas são individuais e variam. O importante, mesmo, é que a pessoa beba água, principalmente se for realizar atividades físicas ou “se jogar” no Carnaval.

Nesse caso, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que o folião pode estar debaixo de um sol escaldante, desfilando por horas nas ruas ou brincando em um salão fervilhando de pessoas.

O gasto de energia e o suor influenciam e, se acaso não houver uma hidratação suficiente, as consequências logo serão sentidas. Só para ilustrar: cansaço, fraqueza, dor muscular, ausência de fôlego, frequência cardíaca em alta…

O nefrologista do Hospital Semper, Leandro Soares, em recente entrevista ao jornal Estado de Minas, fez um importante alerta: “Além da sensação de sede, principal mensagem do corpo sinalizando que ele está desidratado, o importante é perceber não só a diminuição do volume urinário, como também a coloração da urina. O parâmetro é que a urina esteja com uma coloração mais amarelo clarinho. Se ficar com cor de amarelo concentrado, é sinal de que a pessoa está desidratada ou se desidratando”.

Portanto,  nossa dica de ouro é hidratar-se com antecedência, procurando evitar ao máximo os refrigerantes, que têm baixíssimo poder de hidratação. Mantenha uma garrafinha de água ao seu alcance e não espere ter sede para beber.

Conforme recomendam os nutricionistas, o ideal é ingerir uma garrafa de 500 ml de água por hora. E fique atento, uma vez que a quantidade de consumo precisa ser aumentada se você estiver exposto ao sol, em altas temperaturas e por muito tempo.

Cuidados com a sua saúde no Carnaval: alimente-se bem!

De igual importância é a alimentação. É fundamental que você se alimente bem, fazendo no mínimo quatro refeições por dia. A preferência deve ser por alimentos leves e de fácil digestão, como por exemplo as saladas e as carnes magras, como filé de frango, de peixe, peito ou peru, grelhadas, assadas ou cozidas.

Faça um bom estoque de frutas, optando pelas que são ricas em água, como melancia, laranja, morango, melão, kiwi e abacaxi. As frutas, além de hidratar, refrescam sua temperatura corporal, amenizando a sensação do calor e colaborando para a reposição dos nutrientes que você perde com a transpiração.

Além disso, você pode preparar sucos e vitaminas com as frutas. Também os chás gelados são refrescantes e ajudam a manter o organismo saudável, uma vez que hidratam e dão energia, repondo os nutrientes que se foram com a transpiração.

Outras boas opções para se refrescar são as gelatinas, as compotas geladas, os picolés e os sorvetes.

Agora, muita atenção, pois é extremamente importante ficar distante das frituras e dos alimentos processados e gordurosos. Afinal, nada como uma alimentação natural e mais saudável, que não te deixará com aquela triste sensação de mal-estar e inchaço, com o estômago pesado e cheio de gases.

E mantenha-se em alerta contra as tentações dos salgadinhos.

Opte pelos alimentos ricos em carboidratos, como pães, macarrão e batata, que te darão a energia necessária para poder se divertir gastando e repondo as energias. E, também, procure consumir legumes e verduras frescas.

A receita dos nutricionistas é única: manter-se em dia com o consumo de antioxidantes, sais minerais e vitaminas.

Cuidados com a sua saúde no Carnaval incluem os pés

Se acaso você vai literalmente “se jogar” todos os dias, fique de olho nos cuidados com a sua saúde no Carnaval. Seja nas ruas ou nos clubes, é preciso um cuidado especial com os pés. Use calçados confortáveis, de preferência tênis, que além de evitarem que seus pés entrem em contato direto com sujeiras e sejam machucados, fornecem conforto e amortecimento contra impactos.

Se você é daquelas médicas que não abrem mão de um visual mais requintado, evite as rasteirinhas. Elas podem parecer muito confortáveis e ideais, mas puro engano! Elas cansam mais a panturrilha e podem provocar tendinite! Dessa maneira, prefira as sandálias com plataforma na parte frontal, pois elas estabilizam melhor o pé e têm um poder de amortecimento melhor do que das sandálias de salto alto comum.

Entretanto, atenção! A diferença de altura entre a parte de trás e a da frente da sandália não deve exceder quatro centímetros! 

Cuidados com a sua saúde no Carnaval: e os alongamentos?

Os cuidados com a sua saúde no Carnaval incluem os alongamentos. É importante reservar alguns momentos do dia para fazer alguns exercícios. Preferencialmente, antes de ir para a rua se divertir.

Dessa maneira, você poderá evitar lesões, deixando seus pés e tendões preparados para enfrentar as horas em que estiver pulando atrás de algum trio elétrico ou desfilando em bloquinhos pelas ruas.

Moderação e Consciência para um Carnaval tranquilo

Mais do que nunca, esteja atento e mantenha na mente aquela máxima que recomenda: “Se beber, não dirija!” A moderação no consumo das bebidas alcoólicas é importante não apenas para você, como também para resguardar a vida de outras pessoas. 

É preciso ter responsabilidade também para se divertir, a fim de que a festa não se transforme em um pesadelo porque alguém se excedeu com as bebidas alcoólicas. Lembre-se de que bebida e direção não combinam. Se acaso ninguém estiver em condições normais para assumir a direção de um veículo, a recomendação é que sejam utilizados táxis, ônibus e metrô.

Aproveitamos para deixar para você uma dica especial com relação aos cuidados que deve ter para se proteger contra golpes e furtos.

Como minimizar a ressaca no Carnaval?

Além do cansaço e da perda de energia com o mergulho na folia, a ressaca é outro inimigo temido pelos foliões. Não há como se livrar dela se acaso você não se preveniu com uma alimentação saudável. E, se durante um drink e outro, não continuou se alimentando, continuando a exagerar nas doses! Então, procure levar barrinhas de cereal para te ajudar a repor as energias.

Para abrandar a ressaca do famoso “dia seguinte” ou ficar livre dela, é importante ter moderação com a ingestão de bebidas alcoólicas (jamais com o estômago vazio!), beber bastante água e continuar se hidratando com água de coco, sucos e isotônicos. A água de coco, por exemplo, é um isotônico natural capaz de repor os líquidos que seu organismo precisa, auxiliando na recuperação da ressaca.

Descanso é fundamental durante o Carnaval

Desligar-se da rotina dos atendimentos durante o Carnaval é importante e necessário. Seja mergulhando na folia, ou apenas… descansando. Tanto para o seu corpo, que precisa de 6 a 8 horas de descanso diário para se regenerar, quanto para sua mente, que merece relaxar um pouco. E tem como fazer isso sem ter medo de perder seus pacientes.

|Leia também: Como se relacionar com os pacientes durante as férias.

Cuidados com o sol

Durante o Carnaval, muitos aproveitam para ir à praia ou para ver/participar dos blocos de rua durante o dia. Contudo, é preciso ter muito cuidado com a exposição direta no sol, principalmente, nos horários mais perigosos, entre as 10 e as 16 horas.

Nesta época, o sol brilha forte. Pouca (ou nenhuma) hidratação e exposição direta ao sol durante muito tempo podem acabar com a sua folia! Portanto, abuse do filtro solar com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15, reaplicando de 2 em 2 horas.

Além disso, use chapéus e camisetas para ‘quebrar’ um pouco a incidência dos raios diretamente sobre sua pele e, sempre que for possível, procure fugir da exposição entre as 10 e as 16 horas.

Cuidados com os remédios e as bebidas energéticas

Como profissional da Medicina, você sabe que tudo em excesso faz mal. Com as bebidas, é uma verdade que se traduz em consequências que podem colocar um ponto final na folia do Carnaval.

Nesse período festivo, é bastante comum de as pessoas usarem remédios para ressaca e bebidas energéticas. Você sabe e tem consciência disso. Alerte seus pacientes sobre os risco do excesso, que podem levar a uma gastrite e até mesmo alterar o funcionamento do fígado, dependendo da forma como são utilizados.

As bebidas energéticas, quando consumidas em excesso, podem provocar gastrite, falta de sono e arritmia cardíaca.

Antes prevenir…

Todo cuidado é pouco e este é outro alerta importante que você pode fazer para seus pacientes. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), ‘’doença do beijo’’ e herpes labial são algumas das enfermidades que podem ser contraídas em festejos como o Carnaval, quando o contato com pessoas desconhecidas aumenta e há um clima de maior liberação dos costumes. Portanto, todo cuidado é pouco!

No mais, boa folia, profissionais da Saúde!

Você pode se interessar por