Como manter o relacionamento com os pacientes durante as férias
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos

Como manter o relacionamento com os pacientes durante as férias

O seu relacionamento com os pacientes durante as férias deve permanecer o mesmo, ainda que você esteja ausente das consultas. Afinal, o descanso é justo e merecido e todos os trabalhadores têm direito a férias após um ano de muito trabalho.

Você, que diariamente corre de uma clínica para outra, do hospital para o consultório, deve estar aí pensando que tal afirmativa é relativa e não pode ser estendida para todos os médicos. Difícil conseguir férias, não?

Mas, sempre existe uma forma de contornar os diferentes compromissos profissionais, ainda mais com a necessidade de conjugar com as férias escolares dos filhos. Além disso, é preciso pensar na alternativa de dividir o período de descanso para poder viajar.

Quem sabe, até aproveitando algum curso próximo para emendar com as férias.

 Veja também: Guia oficial do fim de semana do médico.

Tecnologia é uma aliada importante para se relacionar com os pacientes durante as férias

Antes de mais nada, é preciso destacar que a tecnologia permite que hoje os pacientes não se sintam tão abandonados. No mercado da Saúde Digital, inúmeros aplicativos surgem a cada dia para auxiliar os médicos no monitoramento de seus pacientes.

Com toda a certeza, você não precisa carregar fichas e papéis com procedimentos referentes a cada tratamento, desde a anamnese até os exames laboratoriais. Sim, você terá acesso online e de onde estiver, porém, lembre-se que está curtindo suas férias.

Portanto, antes de se ausentar, avise aos pacientes e oriente cada um deles sobre a importância de seguir à risca o tratamento. Além disso, é fundamental orientar sua secretária. Somente em casos de urgência permita que ela faça a intermediação para colocar o paciente em contato com você.

O relacionamento com os pacientes durante as férias deve permanecer estável, mantendo a confiança e o bom andamento do tratamento. Sem que o paciente sinta a sua falta ou que tenha a sensação de que você o abandonou.

Nesse sentido, é importante e providencial que coloque um limite na comunicação, para não criar uma dependência que resulte em invasão de sua privacidade. Desse modo, evitará aborrecimentos no momento em que estiver com seus familiares e amigos em pleno lazer.

Mas, como se prevenir para evitar isso?

|Leia também: 17 filmes sobre médicos e Medicina que você deve assistir

Dicas de relacionamento com os pacientes durante as férias

A tecnologia existe para ser sua aliada, e não uma inimiga. Isso vale para o exercício da Medicina e também nas suas férias. A tecnologia te proporciona interação em tempo real e tem evidenciado uma grande melhoria no relacionamento médico-paciente.

Se este tem liberdade consentida para enviar resultados de exames através de notebooks, smartphones e tablets ou para ligar para seu celular, deve também ter consciência de que, estando você em férias, somente deverá acioná-lo em um caso de emergência.

Caberá a você, conforme o estado de saúde do paciente e a evolução do tratamento, dar carta branca para que possa ser acionado ainda que esteja em férias. Nesse caso, quem fará a intermediação é a secretária da clínica/consultório.

Se acaso você viajar para o exterior, os pacientes devem ser avisados previamente por sua secretária para que, em caso de necessidade, outro médico que pertença à sua equipe possa cuidar do caso.

Aplicativos de mensagem

Mesmo estando distante, a utilização de um aplicativo, como o WhatsApp, poderá manter a comunicação médico-paciente em aberto, caso seja este o seu desejo. Porém, se você quer se desligar realmente, deverá ficar longe da tentação.

E-mail marketing

Caso você tenha, na sua estratégia de comunicação, o e-mail marketing, deixe alguns programados para serem enviados, com conteúdos que sejam do interesse do seu público.

Redes sociais

Da mesma forma, é possível manter o contato pelas redes sociais, como, por exemplo, o Instagram. Caso queira, poderá deixar alguns posts programados ou compartilhar em tempo real alguma novidade, seja no feed ou nos stories.

Agora que você já sabe como manter o relacionamento com o seu paciente durante o seu descanso, e viu quem nem tudo envolve a sua participação ativa, precisamos te lembrar de um detalhe importante.

|Saiba mais: Redes sociais para médicos.

É essencial que, antes de viajar, você conscientize seus pacientes sobre a importância de seguirem à risca o tratamento, com os remédios de uso rotineiro sendo ministrados nos horários corretos.

Coloque também os seus colegas de equipe a par da situação dos pacientes que requeiram maior atenção, disponibilizando relatórios sobre as condições de saúde de cada um, assim como o tratamento em curso.

Você pode se interessar por