Software para clínica de Medicina Integrativa | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Software para clínica de Medicina Integrativa: como o sistema pode impulsionar a gestão

COMO UM SOFTWARE DE GESTÃO PODE MELHORAR UMA CLÍNICA DE MEDICINA INTEGRATIVA

A Medicina Integrativa (“Integrative Medicine”) tem crescido exponencialmente no Brasil, principalmente devido ao colapso do sistema de Saúde. Do mesmo modo que as especialidades com os tratamentos convencionais, também as terapias complementares podem contar com o auxílio de um bom software de gestão para agilizar sua rotina diária.

Dessa maneira, elaboramos este post para que você tenha um amplo conhecimento abordando os seguintes pontos:

  • Medicina Integrativa – o que é?
  • Modalidades de terapias alternativas/complementares
  • Software de Gestão
  • Prontuário Digital
  • Agenda de Consultas
  • Faturamento

Bulário Médico: Por que usar no consultório?
Melhores técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas


Medicina Integrativa – o que é?

COMO UM SOFTWARE DE GESTÃO PODE MELHORAR UMA CLÍNICA DE MEDICINA INTEGRATIVA

Antes de qualquer coisa, vamos detalhar o que é a Medicina Integrativa. O fenômeno surgiu nos Estados Unidos no fim dos anos 80 e integra os tratamentos da Medicina convencional com terapias consideradas complementares, ou alternativas, cuja a segurança e eficácia tenham sido cientificamente provadas.

Conforme preconiza sua filosofia, o paciente é analisado sob uma abordagem holística. Ou seja, direcionada para um sentido mais amplo de cura, incluindo vários aspectos do seu estilo de vida. Além disso, enfatiza a importância das relações terapêuticas entre o paciente e o médico.

Além dos médicos, é constituída por diversos profissionais da área de Saúde. Todos trabalhando em prol do paciente, como, por exemplo, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Modalidades de Terapias Alternativas/Complementares

As modalidades de Terapias Alternativas/Complementares são 29:

  • Apiterapia
  • Aromaterapia
  • Arteterapia
  • Ayurveda
  • Biodança
  • Bioenergética
  • Constelação Familiar
  • Cromoterapia
  • Dança Circular
  • Geoterapia
  • Hipnoterapia
  • Homeopatia
  • Imposição de Mãos
  • Medicina Antroposófica / Antroposofia Aplicada à Saúde
  • Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura
  • Meditação
  • Musicoterapia
  • Naturopatia
  • Osteopatia
  • Ozonioterapia
  • Plantas Medicinais – Fitoterapia
  • Quiropraxia
  • Reflexoterapia
  • Reiki
  • Shantala
  • Terapia Comunitária Integrativa
  • Terapia de Florais
  • Termalismo Social – Crenoterapia
  • Yoga

Você pode conferir suas respectivas particularidades no “Glossário Temático – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”.

Menor custo

A popularização da Medicina Integrativa está diretamente ligada à redução dos custos. Primeiramente, coloca a promoção da saúde como objetivo principal do tratamento. Dessa maneira, propõe analisar com acuidade o estilo de vida do paciente, uma vez que acredita no potencial inato de recuperação do seu organismo.

Ao mesmo tempo, disponibiliza tratamentos mais baratos. De acordo com seus adeptos, ela apresenta resultados tão bons ou melhores que os conseguidos mediante a administração de medicamentos alopáticos e por outras terapias convencionais.

Filosofia

COMO UM SOFTWARE DE GESTÃO PODE MELHORAR UMA CLÍNICA DE MEDICINA INTEGRATIVA

Mas, afinal, o que preconiza a Medicina Integrativa? Em princípio, ela preconiza mudanças na dieta e também recomenda a ingestão de suplementos alimentares, assim como a prática constante de atividades físicas.

Só para ilustrar: para a harmonização do corpo e da mente, alerta que é preciso reduzir a carga de estresse. Para que tenha sucesso, recomenda a adoção de terapias do corpo e da mente, bem como a utilização de orientações de sistemas de saúde orientais, junto ao das terapias convencionais.

Medicina Integrativa no Brasil

Ex-aluno do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona (EUA), o médico Paulo de Tarso Lima, foi o primeiro brasileiro a participar do programa de Fellowship. Logo depois, lançou o livro “Eu Maior”, abordando de forma pioneira a Medicina Integrativa, não só para o leigo, mas também para o profissional da área.

Confira aqui sua entrevista e assista o documentário “Eu Maior”, sobre autoconhecimento e busca da felicidade (www.eumaior.com.br).

Pós-graduação em Medicina Integrativa

Se acaso você quer saber mais sobre Medicina Integrativa ou deseja fazer uma pós-graduação, acesse o link.

Software agiliza gestão em clínica de Medicina Integrativa

Da mesma forma que se tornou importante aliado em clínicas, consultórios e policlínicas, os softwares de gestão também são fundamentais para o bom andamento no atendimento das clínicas de Medicina Integrativa.

Não apenas para os profissionais que trabalham com Acupuntura ou Meditação, como também Yoga, Musicoterapia, Reiki ou Osteopatia. Confira tudo o que é necessário saber sobre um bom software de gestão neste link.

Prontuário Digital

Esta ferramenta traz inúmeras vantagens no cotidiano de uma clínica de Medicina Integrativa, já que, com sua utilização, todos os dados do paciente estão em um só lugar. Dessa maneira, estão acessíveis em poucos cliques e sem ocupar espaço.

Além disso, o prontuário do paciente fica disponível de maneira organizada, padronizada e legível. Todas as informações cadastrais e médicas, desde seu histórico médico até tratamentos e procedimentos realizados e medicamentos já receitados, ficam alocadas e disponibilizadas eletronicamente.

Com toda a certeza, oferecendo absoluta segurança, integridade e sigilo, uma vez que são acessadas apenas por quem tiver permissão.

Em suma: é o fim da papelada e da burocracia! Com isso, toda a documentação terá sua rastreabilidade facilitada. Além disso, reduz substancialmente a possibilidade de erros e, como consequência, também há um ganho de tempo no cadastro de pacientes e na identificação de seus tratamentos médicos.

As vantagens do Prontuário Digital são várias. Confira aqui.

Agenda de Consultas

Integrada ao prontuário do paciente, a agenda eletrônica é imprescindível para a secretária organizar seu trabalho. Com esta ferramenta, marca, remarca e agenda retornos em poucos cliques, gera relatórios de agendamentos, controla os comparecimentos e as faltas dos pacientes.

Assim, ela pode realizar, por exemplo, a busca de horários livres para marcar consultas de tal forma que pode ganhar tempo para agilizar o atendimento na recepção, também reduzindo custos. Além disso, evita situações constrangedoras como, só para ilustrar, a troca de horários, médicos e pacientes.

Faturamento

Manter o bom funcionamento da clínica/consultório é fundamental. Para isto, como em qualquer empresa, é necessário ter o controle financeiro permanentemente atualizado.

Nesse sentido, é importante contar com a assessoria de um especialista. Afinal, com um profissional específico, será possível controlar as despesas, analisar os gastos e saber onde investir para as melhorias da empresa.

Com um bom programa para consultório médico, você acompanhará o crescimento da clínica/consultório e a geração de lucros. Dessa forma, poderá elaborar estratégias, identificar as crises e promover ações eficazes para bons investimentos lucrativos

Antes de tudo, o software deve estar corretamente parametrizado. Com toda a certeza, ele é a melhor solução para o setor de faturamento, pois em questão de segundos permite a impressão total e sem erros de uma guia.

Em termos administrativos e financeiros, os módulos, com diversas funcionalidades, apresentam relatórios prontos e sem erros. Com isso, você não corre o risco proporcionado pelo uso de guias, que podem, por exemplo, estar escritas de forma errada, além de demandar um excesso de folhas que podem se misturar e perder.

Padrão TISS

Com a ferramenta de controle financeiro, o faturamento é feito corretamente no padrão TISS. Com isso, evita-se a perda de contas médicas, que são lançadas diretamente no prontuário do paciente. Dessa maneira, gera os arquivos XML prontos para envio às operadoras, possibilitando a impressão das guias TISS totalmente preenchidas.

O software auxilia no controle das glosas geradas pelas operadoras de saúde, gera relatórios detalhados e com vários filtros configuráveis sobre todo o faturamento. Ao mesmo tempo, exibe os erros encontrados no fechamento do faturamento detalhadamente na tela. Dessa forma, podem ser corrigidos imediatamente. Como resultado, diminui o trabalho e aumenta o faturamento.

E-book: Manual de Contabilidade para médicos

Organize sua clínica ou consultório com nossas dicas para fazer sua contabilidade de forma simples e descomplicada!


Leia também:
Software Médico: Tudo o que você precisa saber
Gestão de Consultórios: Tudo o que você precisa saber
Gestão de Clínicas – O guia definitivo


Resumo

Conforme você viu acima, a utilização de um bom software de gestão pode propiciar inúmeros benefícios em uma clínica de Medicina Integrativa. Suas funcionalidades, com toda a certeza, trarão resultados positivos para o crescimento do seu empreendimento.

Você pode se interessar por