Bulário médico: por que usar no consultório? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Medicamentos e Farmácia

Bulário médico: por que usar no consultório?

BULÁRIO MÉDICO: POR QUE USAR NO CONSULTÓRIO?

Por definição, a bula é um documento legal sanitário com informações e orientações sobre medicamentos necessárias para o uso seguro e tratamento eficaz. Mas, e o bulário médico? Qual sua importância para ser utilizado durante uma consulta?

A bula acompanha os medicamentos e deve receber a devida atenção, não só dos médicos, mas também dos pacientes. Ela contém tudo o que é preciso saber sobre o remédio, como indicações, dosagem/posologia, efeitos colaterais, contraindicações, advertências, precauções, interações medicamentosas e recomendações sobre armazenamento.

Orientação correta

BULÁRIO MÉDICO: POR QUE USAR NO CONSULTÓRIO?

Conhecer as características farmacológicas dos ativos químicos é fundamental, uma vez que pode ajudar o médico a orientar os pacientes quanto à forma de utilização do medicamento. Por exemplo: se o medicamento deve ser administrado próximo de uma refeição ou em jejum.

Outro: o profissional poderá verificar o melhor esquema para receitar as doses, se pela manhã ou à noite. Se acaso houver um horário preferencial para o tratamento, a recomendação estará destacada na bula.

Além disso, o bulário médico traz alertas importantes, como por exemplo, se o medicamento pode interagir com outro que o paciente utiliza habitualmente. Então, o profissional verificará se existe alguma restrição, pois o risco da interação poderá diminuir, potencializar ou cortar o efeito da dose.

Ao proceder dessa maneira, o médico está habilitado e seguro para prescrever de forma correta.

Rapidez na consulta

Para usar a bula, o profissional precisa acessar a informação de forma rápida, a fim de não prolongar a consulta. Dessa forma, o médico colabora para a agilidade dos trabalhos e também para a imagem da clínica/consultório com relação à demora nos atendimentos.

Bula do paciente

Aplicativos e dispositivos para celulares são uma excelente ferramenta para auxiliar o médico. Com a bula disponibilizada na palma da mão, ele terá todas as informações técnicas, referenciadas pelo profissional de Saúde.

Entretanto, também poderá acessar a bula do paciente, que já traz os termos mais simples, com uma linguagem mais acessível, a fim de facilitar as explicações que fornecerá ao paciente.

Por outro lado, este poderá entender melhor, e de forma mais rápida, suas explicações. Além disso, a relação médico-paciente poderá ser fortalecida, uma vez que todas as dúvidas que o paciente apresentar poderão ser sanadas.

Bulário médico online

Cada vez mais, as ferramentas dos profissionais de Saúde têm ganhado espaço nos meios tecnológicos. Por isso, o bulário médico online já é uma realidade presente no cotidiano de médicos e farmacêuticos. Um exemplo de bulário médico online é o app ProDoctor Medicamentos.

A vantagem para encontrar a versão online está na praticidade e rapidez ao encontrar os medicamentos e similares. É possível, por exemplo, favoritar os mais utilizados, conferir o histórico de pesquisa.

Assim como no bulário impresso, todas as informações são separadas por categorias. Além disso, é possível solicitar revisões e solicitações de medicamentos de forma rápida e prática.

Resumo

Tecnologia e Saúde estão de mãos dadas. E os pacientes cada vez mais buscam informações, principalmente com o tal “Dr. Google”. Consequentemente, os médicos devem estar atentos e ouvir seus pacientes. Explicar bem como tomar a medicação e falar sobre sua importância é fundamental para que o paciente colabore com o tratamento.

Você pode se interessar por