Gestão de Clínicas e Consultórios

Como reabrir o consultório durante a pandemia

como-reabrir-o-consultorio-durante-a-pandemia

Você já está preparado para reabrir o consultório durante a pandemia? Ainda que a possível estabilização dos casos de Coronavírus no Brasil tenha sido veiculada na imprensa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que é preciso manter as devidas medidas de precaução.

Pensando em ajudá-lo na reabertura do seu consultório/clínica, a ProDoctor Software elaborou este post, com algumas orientações que você deve seguir para não correr riscos. Dessa maneira, poderá voltar ao trabalho de uma forma lenta e gradual, mas com segurança e tranquilidade para você, seus colaboradores e pacientes.

Confira, a seguir, os temas que encontrará aqui:

  • Gestão dos negócios durante a pandemia
  • Software de gestão
  • Comunicação eficaz para reabrir o consultório
  • Dicas para reabrir o consultório durante a pandemia

Gestão dos negócios durante a pandemia

como-reabrir-o-consultorio-durante-a-pandemia

Assim que a ameaça do Coronavírus se transformou em realidade no Brasil, além do setor de Saúde, de imediato a área econômica pressentiu o perigo de seus reflexos. Afinal, como manter de pé os negócios e honrar compromissos diante da necessidade de fechar as portas do seu empreendimento? Da mesma forma, para os médicos não foi diferente, com o dilema: como proceder em seu consultório/clínica por um tempo indeterminado?

Antes de mais nada, era necessário dedicar um cuidado ainda maior à gestão dos negócios, não só durante o período da quarentena, com o estabelecimento fechado, mas também assim que fosse permitido o retorno às funções, ainda que de forma lenta, mas atendendo às determinações sanitárias.

Software de gestão

como-reabrir-o-consultorio-durante-a-pandemia

Em todos esses momentos e agora ainda mais, faz se necessário utilizar os recursos que a tecnologia disponibiliza na área de gestão. Como, por exemplo, trabalhar com um bom e confiável software de gestao. Com ele, você poderá administrar da melhor forma a retomada dos trabalhos na clínica/consultório.

Não apenas na marcação das consultas, com intervalos e dias mais distanciados, como também na reorganização da vida administrativa e da área financeira.

Sempre aproveitando todas as funcionalidades do sistema, a fim de alcançar maior eficiência e qualidade no atendimento.

Comunicação eficaz para reabrir o consultório

Nestes dias difíceis e de temores justificáveis, mais do que nunca é importante ter uma comunicação eficaz com seus pacientes. Assim, para reabrir o consultório durante a pandemia, é fundamental transmitir confiança e credibilidade para eles.

Em primeiro lugar, informe a cada um que todos os cuidados foram e continuam sendo tomados. Se acaso ainda não utiliza um software de gestão, este é o momento oportuno para facilitar, por exemplo, o seu processo de comunicação.

Com um aplicativo de reconhecida integridade e eficácia, você poderá manter contato permanente e online de uma forma rápida e segura. Desse modo, repasse diretamente para os pacientes todas as informações importantes, como por exemplo, os cuidados tomados, dias e horários de atendimento, além do lembrete da consulta agendada.

Seja através do telefone, e-mail, WhatsApp ou SMS, a secretária deve lembrar aos pacientes da consulta no dia seguinte. Com toda a certeza, o meio mais veloz é o envio de mensagem de texto SMS ou e-mail. Não só para marcar, cancelar e remarcar, mas também para acompanhar o tratamento e informar sobre eventuais contratempos. Dessa maneira, você estará reforçando os laços da relação médico-paciente.

Ao mesmo tempo, com sua experiência, fará com que o paciente se sinta também responsável por sua recuperação, aderindo ao tratamento, a fim de se curar mais rapidamente.

Dicas para reabrir o consultório durante a pandemia

como-reabrir-o-consultorio-durante-a-pandemia
  • Segurança total – Antes de mais nada, siga rigidamente o que estabelecem os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e do Conselho Federal de Medicina – CFM. É necessário proporcionar segurança e tranquilidade aos pacientes, desde a sua chegada ao consultório/clínica até o final da consulta.
  • A comunicação visual, uso de placas, pôsteres e outros mecanismos, é uma estratégia de eficácia comprovada também nas clínicas/consultórios. A recomendação é colocar cartazes alertando pacientes com problemas respiratórios para que solicitem máscaras assim que chegarem na recepção.
  • De maneira idêntica, todos os profissionais da clínica/consultório devem estar devidamente resguardados para exercer suas funções. Assim, não só os pacientes, mas também os profissionais devem ter fácil acesso aos suprimentos para higienizar as mãos nas entradas do estabelecimento, nas salas de espera e nas áreas de atendimento.
  • Dias das consultas – As consultas devem ser realizadas em dias e horários mais espaçados, para que não haja aglomeração de pessoas na sala de espera. Podem ser, por exemplo, em dias alternados, duas ou três vezes por semana, conforme a demanda reprimida.
  • Intervalo entre as consultas – Se acaso você gasta um tempo médio de 30 minutos e as consultas são agendadas neste intervalo, aumente para 1 hora e 30 ou 2 horas o intervalo entre uma consulta e outra.
  • Emergências – Os casos de pacientes que necessitem de uma consulta de emergência devem ser priorizados.
  • Na consulta – Durante o atendimento ao paciente, a recepcionista/secretária deve utilizar máscara e luva, assim como o médico e sua equipe, se acaso for realizar algum procedimento. Em caso de um primeiro contato, deve sempre ser levado em consideração a possibilidade de o paciente ter algum problema respiratório ou outro sintoma qualquer.
  • Depois da consulta – Após a consulta e/ou procedimento, tenha ou não tido contato com material potencialmente infeccioso, o profissional, deve novamente higienizar as mãos. E, sempre, antes de colocar e remover os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo luvas.

Resumo

Com estas dicas, você poderá reabrir o consultório durante a pandemia de uma forma segura, não só para os profissionais e colaboradores do estabelecimento, bem como para os pacientes. Tenha sempre em mente, em primeiro lugar, que esta retomada deve ser gradual, sem pressa. Ao mesmo tempo que o seu consultório/clínica segue os protocolos das autoridades sanitárias, você está repassando para os pacientes confiança, seriedade e segurança. Estes fatores, neste momento delicado, atestarão a credibilidade do seu trabalho, realçando o valor e a importância que você dá a cada um deles.

Você pode se interessar por