Vale a pena fazer um curso online? - Blog ProDoctor
Medicina e Saúde

Vale a pena fazer um curso online?

vale a pena fazer um curso online?

O Ensino À Distância (EAD) tem se tornado uma opção cada vez mais popular para quem busca ampliar seus conhecimentos. Além de diversas vantagens em relação ao curso presencial, esta modalidade permite que a educação atinja cada vez mais lugares de difícil acesso. Por outro lado, muitas pessoas ainda preferem a modalidade presencial por diferentes motivos, como por exemplo, a possibilidade de conversar cara a cara com o professor. Diante de tantas dúvidas, a pergunta que surge é: vale a pena fazer um curso online?


Achamos que você também pode gostar de:
Como fazer uma anamnese?
O que é Home Care?


Vale a pena fazer um curso online? Dados e estatísticas

Segundo dados de 2019 coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a modalidade EAD vem crescendo de forma significativa no Brasil. Só para ilustrar, das quase 16.5 milhões de vagas em ensino superior oferecidas, 63,2% foram em modalidade EAD, o que totaliza quase 10 milhões e 400 mil. Além disso, o estudo constatou que 2019 foi o primeiro ano onde o Ensino À Distância superou o número de alunos ingressantes em relação ao ensino presencial na rede privada.

Outro dado que comprova que o EAD veio para ficar está ao longo dos anos: de 2009 a 2019, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 378% – saltando de 16% dos alunos para 43,8% – enquanto o presencial obteve um crescimento de 17,8%.

Fonte: CENSO EAD 2020 e INEP

Diante dessa tendência, nós, da ProDoctor, reunimos as principais vantagens em escolher um curso online para ampliar seus conhecimentos e algumas dicas para te ajudar a fazer uma boa escolha.

Vantagens e desvantagens

Antes de mais nada, é importante lembrar que os aspectos positivos e negativos ao escolher um curso online vão depender da realidade de cada pessoa. Vários aspectos devem ser levados em conta, como a rotina, o orçamento previsto para a realização do curso e outros detalhes que abordaremos em breve.

Vantagens

Um dos principais motivos que levam à alta procura nos cursos online está no investimento. A grande maioria dos ensinos à distância costumam ser mais baratos do que os presenciais. Mas, não se engane: cobrar menos não significa que ele tenha qualidade inferior aos mais caros.

Essa discrepância de valores se dá, principalmente, pela diferença de custos de cada um. Os cursos presenciais costumam ter um valor mais elevado, uma vez que demandam maior infraestrutura e logística para serem realizados. Um mesmo professor pode lecionar um curso online para milhares de pessoas ao mesmo tempo, o que não é possível em uma sala de aula física, por exemplo.

Então, se você está procurando por um curso mais barato, porém com a mesma qualidade de ensino, pode valer a pena fazer um curso online!

Outro ponto positivo está na flexibilidade. No curso presencial, todos precisam estar no dia, horário e local marcados para que as aulas aconteçam. Em contrapartida, na modalidade online existe a possibilidade de acompanhar as aulas a hora que quiser e na quantidade que preferir.

Além disso, eventualmente, é possível voltar e assistir novamente algum trecho da aula para entender melhor um conteúdo ou reforçar algum conceito que foi passado pelo professor ou tutor. Por isso, se você prefere ter um cronograma mais livre para estudar, o EAD é a opção ideal.

Um curso online tem o mesmo valor de um curso presencial?

Muitas pessoas se perguntam se um curso online vale tanto quanto um curso presencial. E a resposta é sim! Apesar de serem ministrados de forma diferente, ambos têm a mesma validade e são bem aceitos no mercado de trabalho.

Vale lembrar, ainda, que existem diversos tipos de ensino. Para cursos como graduação e pós graduação – que exigem diploma – é necessária a certificação pelo MEC para que garantam validade legal. Já para cursos livres de diversas áreas, é importante pensar em alguns critérios antes de fazer uma escolha. Falaremos sobre isso mais adiante.

Curso online é para mim?

Os cursos EAD têm muitas vantagens, mas nem tudo são flores e estudar à distância pode não ser uma boa opção para algumas pessoas. Por isso, listamos alguns pontos que merecem atenção para saber se optar pelo ensino à distância tem a ver com você:

  • Acesso à internet: para que você faça um curso online, é necessária uma boa conexão com a internet. Ela precisa ser estável e com boa velocidade. Então, se você tem dificuldade de acesso digital, isso poderá ser um problema.
  • Estudar por conta própria: se você é do tipo que precisa de um incentivo para que as coisas andem conforme o planejado, talvez a modalidade presencial seja a melhor opção. Afinal, você terá que criar um cronograma de estudos e cumpri-lo por conta própria.
  • Cursos práticos: algumas áreas contam com cargas horárias de aulas práticas. Normalmente, estes cursos podem ser realizados de forma híbrida, ou seja, com partes online e presenciais. Então, se você busca por flexibilidade, terá de se adequar a alguns horários.

Como escolher o melhor curso online?

Na hora de escolher o melhor curso online para aperfeiçoar seus conhecimentos, é preciso tomar alguns cuidados. a fim de evitar que se arrependa depois de ter iniciado. Ou, então, que termine com aquele sentimento de que foi um tempo jogado fora.

Primeiramente, é preciso conhecer bem quem está oferecendo o curso. Procurar por uma instituição confiável é o primeiro passo. Para isso, algumas perguntas podem ser essenciais:

  • Há quanto tempo esta instituição existe?
  • Esta empresa é confiável?
  • Eles atuam na área de foco do curso?
  • Os professores ou tutores entendem do assunto ao qual vão lecionar?

Se a resposta for positiva para todas essas perguntas, chegou a hora de saber mais sobre o curso em si.

Para saber se vale a pena fazer um curso online, é indispensável procurar e conhecer bem tudo o que está na ementa. Só assim é possível saber que tipo de conteúdo vai aprender e se estes ensinamentos vão agregar aos seus objetivos.

Já imaginou escolher um curso somente pelo nome e, depois de iniciado, perceber que ele não tem nada a ver com o que você imaginava?

Por fim, mas não menos importante, é preciso saber se o curso lhe garante um certificado. Esta é a melhor forma de comprovar que esteve presente no curso, aprendeu com ele e tem aptidão para por em prática todo o conhecimento que adquiriu.

Depois de levar todos esses pontos em consideração, fica fácil procurar a melhor opção para continuar seus estudos! Se ainda restou alguma dúvida, recomendamos este vídeo do CIEE sobre o assunto, com dicas de cursos gratuitos:

Você pode se interessar por