Você sabe o que é Home Care? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

O que é home care?

Você está precisando aumentar os cuidados em casa para ajudar alguém que está envelhecendo ou com alguma doença crônica e necessita cuidados médicos? O home care inclui qualquer serviço de suporte profissional que permita que uma pessoa viva com qualidade de vida e segurança em casa, até mesmo tendo limitações físicas.

Está pensando em contratar um cuidador ou profissional de Saúde para realizar serviços de home care com um parente idoso ou enfermo? Então, fique atento: é importante saber perfeitamente os cuidados que deve ter em casa e as mudanças que ocasionalmente vão ocorrer.


Talvez você também goste:
Benefícios da tecnologia na Saúde
Quais são os benefícios da Telemedicina


O que é home care?

Traduzindo literalmente para o português, home care significa cuidados em casa. Portanto, nada mais é do que o ato de prestar serviços de saúde na casa do paciente. 

O que é home care

Através da ajuda de cuidadores profissionais, como por exemplo, enfermeiros, auxiliares e terapeutas, o home care ajuda a pessoa necessitada a ter um conforto maior fora das paredes de um hospital.  Estes profissionais podem prestar cuidados tanto de curto quanto de longo prazo em uma residência.

Além de muito mais conforto para o paciente, os cuidados via home care também podem oferecer uma atenção exclusiva que muitos pacientes nessas condições precisam.

Como funciona o home care?

Prestado por uma equipe multidisciplinar, o serviço pode variar de acordo com as necessidades da pessoa. Assim, podem ser incluídas consultas, exames, aplicação de medicamentos e, em casos com um nível de gravidade maior, internação domiciliar.

Nos casos de internação domiciliar, uma estrutura maior é montada com equipamentos de suporte de vida e monitoramento na casa do paciente, já que os mesmos precisam de cuidados contínuos.

A modalidade do home care mais comum é a ambulatorial, indicada para pacientes com doenças crônicas ou que possuem alguma dificuldade para se locomover.

É muito comum, para que o paciente tenha acesso a todos os cuidados que precisa, receber visitas de outros profissionais da Saúde, como nutricionistas, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. 

Diferença entre home care e o serviço de cuidadores

É muito comum confundir o trabalho realizado pelos cuidadores com a modalidade de home care. 

O home care é uma atividade que demanda conhecimentos técnicos na manutenção da saúde do paciente, a fim de que procedimentos específicos possam ser realizados em casa, como administrar e aplicar medicamentos. Também são feitas visitas de outros profissionais para acompanhar o tratamento e analisar a saúde da pessoa.

Já os cuidadores são responsáveis por oferecer auxílio básico e apoio na realização das tarefas do dia a dia. Esse tipo de serviço é indicado para as pessoas que estão debilitadas ou que sofrem com doenças que limitam sua autonomia e locomoção

Benefícios do home care

O home care oferece vantagens tanto para pacientes quanto para os profissionais e unidades de Saúde. 

Benefícios do home care para as unidades de Saúde

A principal vantagem do home care para as unidades de Saúde é a redução de gastos na manutenção de pacientes com doenças crônicas. Nesse sentido, é importante destacar que eles demandam alta captação de recursos, profissionais do local dedicados ao paciente e gastos com insumos.

Quando o estado de saúde desses pacientes se torna estável, é recomendada a  internação domiciliar ou o home care ambulatorial. Assim, os leitos da unidade de Saúde estarão livres para novos pacientes.  

Benefícios do home care para o paciente

Além de trazer mais conforto para o paciente, o home care dá a oportunidade do paciente ter um tratamento e acompanhamento individualizado. Também possibilita um maior envolvimento da família ao tratamento, o que favorece a recuperação.

Em casa, o paciente estará mais próximo de sua rotina diária, seus hábitos e referências, o que também ajuda na recuperação e aumento da qualidade de vida. 

Desafios do home care

Por ser um tratamento realizado fora de uma unidade de Saúde especializada, o home care pode gerar limitações no atendimento, principalmente nos casos de internação domiciliar.

Por isso, é importante o contato com outros profissionais da Saúde que compõem a equipe multidisciplinar do paciente. Dessa maneira, em casos de dúvidas, emergências ou qualquer outro tipo de necessidade, outro médico ou profissional pode oferecer ajuda no atendimento.

É importante que, antes de optar pelo home care, o responsável pelo paciente – familiar, cônjuge ou amigo –  tenha em mente que irá precisar mudar sua rotina e se adaptar a um estilo de vida diferente.

Muitas vezes, o paciente e seus familiares não sabem exatamente o que está incluso no home care e acabam solicitando dos profissionais especializados tarefas que seriam desempenhadas por cuidadores, por exemplo.

A falta de equipamentos e investimentos em profissionais qualificados também é um desafio para essa modalidade, tendo em vista que você estará contratando profissionais de Saúde que devem ter uma boa qualificação para exercer o trabalho. 

5 dicas para cuidar da Saúde Mental dos profissionais da Saúde

Cuidar do paciente é muito importante. Se preocupar com a própria saúde também. Baixe nosso material gratuito e confira nossas dicas!

Conclusão

O home care é uma modalidade de tratamento que pode trazer muitos benefícios ao paciente. Porém, é necessário bastante pesquisa e entendimento sobre os profissionais que irão integrar a equipe multidisciplinar.

O home care é uma modalidade de atendimento médico que apresenta crescimento desde 2014, segundo o Núcleo Nacional das Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar – NEAD – e tem tudo para se tornar cada vez mais comum.

Antes de trazer um familiar para essa modalidade, pesquise e se informe de maneira que reduza os desafios que essa modalidade pode trazer.

Você pode se interessar por