Cloud Computing na Saúde: Tecnologia na Gestão | ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Sem categoria

Cloud computing na Saúde: entendendo a tecnologia por trás do seu software médico em nuvem

A cloud computing na Saúde, ou a computação em nuvem aplicada à área da Saúde, veio como uma solução inovadora, prometendo otimizar processos, melhorar a gestão de informações e conectar profissionais de Saúde como nunca antes. 

Para que você tenha ainda mais segurança em optar por um sistema médico em nuvem, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o cloud computing na Saúde.

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios, as características e o impacto transformador que essa inovação traz para clínicas e consultórios em todo o mundo. Se você deseja entender como a tecnologia da nuvem está moldando o futuro da Medicina, continue lendo!

O que é cloud computing?

Antes de entender a atuação da cloud computing na Saúde, é importante compreender que cloud computing é um ambiente virtual em que pessoas e empresas, como a sua clínica médica, podem hospedar os seus dados, informações e sistemas.

A cloud computing na Saúde usa os serviços de armazenamento na nuvem para criar bancos de dados organizados e seguros que conectam todas as atividades, desde a gestão 

da clínica ou do consultório até o tratamento dos pacientes. 

Hoje em dia, “não existe estratégia de negócios sem estratégia de cloud computing”. Este é o pensamento do diretor sênior de Pesquisa do Gartner, Henrique Cecci, dito no AWS Summit, em agosto de 2022.

O crescimento do cloud computing na Saúde

Os sistemas médicos em nuvem, que são parte da cloud computing, representam um grande marco na transformação digital das clínicas e consultórios. 

Não é à toa que a cloud computing está entre os três principais investimentos prioritários para 47% dos CIOs (responsáveis pela Tecnologia da Informação) do setor de Saúde, de acordo com a pesquisa “A importância da Nuvem para a Saúde”, realizada pela Accenture.

A computação em nuvem, ou cloud computing, tem algumas características marcantes que a distinguem de outros modelos de hospedagem e armazenamento de dados.

De acordo com o estudo Healthcare Cloud Computing Market, a projeção de investimento em cloud computing no mercado global da Saúde é de US$ 67,7 bilhões até 2025, com um crescimento anual de 18,1%.

A importância da cloud computing na Saúde

Como você já deve ter percebido, a tecnologia de cloud computing é um divisor de águas no mercado da Saúde. Ela representa a modernização e a digitalização de um setor que lida diretamente com vidas. 

Ter acesso rápido e seguro a informações cruciais pode fazer a diferença em situações emergenciais. 

Além disso, a nuvem propicia uma interconexão entre diferentes especialidades médicas, promovendo uma abordagem mais integrada e holística da saúde do paciente. 

Em um mundo cada vez mais conectado, não se pode subestimar o poder da nuvem na transformação da Saúde.

Quais os benefícios da cloud computing na Saúde

A computação em nuvem oferece uma série de benefícios. No setor de Saúde, a cloud computing tem um impacto ainda mais significativo. 

Ela permite a centralização de prontuários e históricos de pacientes, o que facilita o compartilhamento de informações entre profissionais e instituições, resultando em diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. 

Vamos pontuar mais alguns benefícios da cloud computing na Saúde:

Escalabilidade

A computação em nuvem é altamente escalável. Isso significa que você pode ajustar os recursos de acordo com as suas necessidades, sem grandes complicações ou custos adicionais.

Melhor custo-benefício

A própria escalabilidade traz a característica da economia. A cloud computing é um modelo de pagamento pelo uso: você só paga pelo que realmente utiliza. 

A nuvem também elimina a necessidade de investimento em infraestrutura física, como servidores e data centers.

Optar por uma solução em nuvem faz muito sentido para o perfil de usuário que precisa acessar os dados de qualquer lugar e que tem um bom acesso à Internet.

Porém, para estabelecimentos que possuem um grande volume de dados e não tem necessidade de acessar os dados fora da estrutura, a solução em rede local pode ser uma boa opção. Uma avaliação de perfil determina a melhor opção de uso.

Acessibilidade

Outra característica essencial é a acessibilidade. Com a nuvem, os dados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, desde que haja uma conexão com a Internet.

E, claro, a mobilidade é um grande atrativo, permitindo acesso remoto e colaboração em tempo real.

Segurança

A segurança é outro ponto forte: os provedores de cloud investem pesadamente em tecnologias e protocolos de segurança para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados armazenados.

|Saiba mais: Riscos de usar um software médico híbrido, que promete funcionar online e offline

Cloud computing na Saúde: como utilizamos essa tecnologia no ProDoctor

As soluções em nuvem da ProDoctor se destacam por não serem simples aplicações web, ao contrário de outras opções disponíveis no mercado.

Vale destacar que somente a ProDoctor disponibiliza soluções inteiramente locais ou completamente baseadas em nuvem.

Nossos aplicativos nativos, genuinamente em nuvem, oferecem uma tecnologia sólida e avançada. 

São projetados especificamente para cada sistema operacional, o que os torna mais estáveis, seguros, ágeis e eficientes.

|Leia mais: ProDoctor Telemedicina é case global da AWS

Com um desempenho excepcional, as soluções da ProDoctor na nuvem são as mais inovadoras do mercado hoje. Na prática, muda muita coisa para você porque você vai ter em mãos sempre o que há de mais avançado no seu dia a dia; um sistema muito mais estável, de alto desempenho, ou seja, muito mais rápido, simples de usar, com recursos que fazem sentido no seu dia a dia.

Mantemos um SLA superior a 99%, ou seja, garantimos que nosso sistema esteja operacional por mais de 99% do dia, todos os dias, funcionando perfeitamente, sem falhas ou atrasos.

Embora este seja um padrão extremamente elevado, estamos sempre buscando aprimorar ainda mais nossos serviços.

Nossas versões para dispositivos móveis oferecem uma utilização completa da agenda, prontuário, além de um comunicador interno, lista de contatos e várias outras funções.

|Leia também: O que é o SLA do seu software médico e como ele impacta nos resultados da sua clínica?

Banco de dados isolado por cliente

As soluções Cloud do ProDoctor, seja para clínicas ou consultórios, também usam banco de dados isolado por cliente, um grande diferencial. Ninguém mais opera assim.

Isso leva as chances de um ataque em massa a quase zero. E acredite: eles são muito comuns porque os dados da saúde valem muito. Além disso, isso torna o sistema muito mais rápido e com desempenho superior.

Por que escolher o ProDoctor para ser o seu sistema médico em nuvem?

Com um sistema em nuvem, que unifica as informações, secretárias e profissionais da Saúde podem acessar com mais rapidez os dados atualizados dos pacientes.

No entanto, para garantir a sua eficiência, é preciso contar com uma boa ferramenta, que esteja em constante inovação.

A ProDoctor é uma empresa com 30 anos de experiência, pioneira no mercado da Saúde Digital. Nós não investimos apenas em tecnologia de ponta para oferecer o melhor sistema em nuvem do mercado. Nós capacitamos o nosso time para oferecer o melhor e mais rápido atendimento no suporte.

E então, que tal escolher o melhor sistema médico do mercado? Afinal, um médico como você merece um software à altura.

Você pode se interessar por