Medicina e Saúde

CID-10 e suas aplicações na Saúde

CID-10 e suas aplicações na Saúde

CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) é um termo muito frequente dentro da área da Saúde. Mas, afinal, você sabe o seu significado e sua utilização?

A sigla abrange, em nível mundial, a classificação e a codificação das doenças. E de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.

Para cada enfermidade é atribuída uma categoria única e que remete a um código com até 6 caracteres. Sendo assim, tais categorias podem incluir um conjunto de doenças semelhantes.

Histórico

histórico

A CID foi publicada e desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é consultada para estatísticas de morbilidade, mortalidade, sistemas de reembolso e de decisões automáticas de apoio em Medicina. De acordo com a OMS, o sistema foi desenhado para permitir e promover a comparação internacional da coleção, processamento, classificação e apresentação do tipo de estatísticas supracitado.

Estruturada por mais de um século, surge como forma de responder à necessidade de conhecer as causas de morte. De acordo com o artigo científico “O papel das classificações da OMS – CID E CIF nas definições de deficiência e incapacidade,” de Heloisa Brunow e Cassia Buchalla, é possível evidenciar o interesse crescente do uso do termo para codificar situações de pacientes hospitalizados, depois de consultas de ambulatório e na atenção primária.

CID-10 e suas aplicabilidades

Com revisões diversas, a mais recente é a “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde” – CID-10. Desenvolvida em 1992, de fato a utilização da CID possibilita uma padronização na nomenclatura das disfunções, aderindo a um melhor contato entre os especialistas de saúde, evitando subjetividades que poderiam ser prejudiciais aos pacientes.

Uma regulamentação permite, ainda, uma ligação mais clara e direta com os órgãos governamentais, como a previdência social, que presta benefícios de auxílio a doenças.

Entretanto, o nome de uma enfermidade pode mudar de um país para o outro, de acordo com o seu idioma, o que pode gerar conflitos na hora da tradução. Portanto, é importante ficar atento. Com a ajuda e o uso da sigla é possível evitar erros e falhas.

Cada umas das categorias pode englobar um grupo de doenças similares. Veja:

CID-11

A CID 11, lançada em junho de 2018, já está pronta para dar continuidade a sigla da 10ª versão. Sua medida e utilização entra em vigor a partir de 2022.

 Saiba primeiro de acordo com a Organização Mundial da Saúde e se atualize sobre o novo termo

ProDoctor CID

Em compromisso com a sociedade e com atenção especial aos profissionais de Saúde, a ProDoctor Software está em constante desenvolvimento de ferramentas e instrumentos que facilitem o seu dia a dia.

Desenvolvido em 2013, o aplicativo gratuito ProDoctor CID atende a área da Saúde, possibilitando acessar toda a Classificação Internacional de Doenças em qualquer lugar e sempre que precisar.

O app acompanha o profissional de Saúde no dia a dia das consultas para uma busca rápida da Classificação Internacional de qualquer enfermidade.

Com inúmeras vantagens, o usuário pode favoritar, acrescentar anotações e informações adicionais nas doenças que desejar.

Conheça melhor nosso aplicativo:

 Gratuito e disponível para Android e iOS (iPad e iPhone), baixe agora!

Banner e-book como ser um médico 2.0

Você pode se interessar por