Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população apresenta algum tipo de deficiência, equivalendo a aproximadamente 24,5 milhões de pessoas. A data é considerada um marco para reflexão e busca de novos caminhos, como forma de debater e divulgar a luta por inclusão social.
A Informática está de mãos dadas com a Medicina nesta empreitada, com o desenvolvimento de aplicativos que ajudam os portadores de necessidades especiais a conviver no dia a dia sem que se sintam à margem da sociedade. Os aplicativos criados e em desenvolvimento preparam um caminho ainda melhor, a fim de superar dificuldades e proporcionar melhor qualidade de vida.
Eleito pela ONU o melhor app social do mundo, com o aplicativo Hand Talk, você traduz automaticamente texto e áudio para Língua de Sinais.
Seu Tradutor de Sites traz acessibilidade digital em Libras para a comunidade surda e seu Aplicativo quebra a barreira de comunicação que há entre ela e os ouvintes. As soluções buscam democratizar o acesso à informação e à comunicação, sendo complementares ao trabalho dos intérpretes de Libras.
Gratuito e disponível para iOS e Android.
Be My Eyes é um aplicativo que conecta pessoas cegas e deficientes visuais com voluntários e representantes da empresa para assistência visual por meio de uma chamada de vídeo ao vivo. O objetivo de Be My Eyes é tornar o mundo mais acessível para pessoas cegas ou com um baixo nível de visão.
Gratuito, disponível para iOS e Android.
Permite que pessoas com deficiências motoras graves tivessem acesso a computadores. O programa cumpre a função, por exemplo, ao acionar o computador com a voz do usuário. Ao pronunciar determinados comandos em inglês em um microfone, a pessoa é capaz de exercer funções simples no aparelho, como mexer o cursor do mouse e acionar aplicações do Windows. Além disso, consegue soletrar para o computador, mas o processo é lento, de letra por letra.
Este aplicativo ajuda na mobilidade de cadeirantes, idosos ou uma pessoa com um membro afetado mapeando a acessibilidade dos lugares para facilitar sua locomoção. Além disso, está aberto à colaboração do público na identificação e avaliação das condições de acessibilidade dos estabelecimentos, como restaurantes, comércios e cinemas.
Gratuito e disponível para iOS e Android.
Conheça alguns recursos dos sistemas iOS e Android para portadores de necessidades especiais.