A importância da Vitamina D em nossas vidas - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicamentos e Farmácia Medicina e Saúde

A importância da Vitamina D em nossas vidas

A importância da Vitamina D

É cada vez mais comum nos encontrarmos ‘escondidos’ o dia inteiro em um escritório fechado sem ver a luz do sol que brilha lá fora. No verão, nos escondemos o máximo dele sobre os frescos ares fornecidos pelo nosso amigo ar condicionado. E no inverno procuramos por ele para nos aquecer.

Mas mais do que proporcionar calor e uma pele bronzeada, o sol tem uma importante função: nos fornecer uma vitamina que nos traz muitos benefícios à saúde e que sua ausência pode nos causar vários problemas de saúde: a vitamina D.

A Vitamina D

Apesar de levar o nome de vitamina, a vitamina D é um hormônio esteróide lipossolúvel sintetizada pelo nosso organismo e que controla 270 genes, incluindo células do sistema cardiovascular.

Onde encontrar

A principal forma de produção da vitamina D é através da exposição solar, onde os raios ultravioletas do tipo B (UVB) ativam a síntese da vitamina no organismo. O sol, responsável por 80 a 90% da síntese de vitamina D no organismo deve ser sempre a fonte principal para obtenção da substância. Especialistas sugerem que 15 a 20 minutos de exposição ao sol diariamente é necessário para evitar a carência de vitamina D. Vale lembrar que a exposição deve ser realizada sem filtro solar (o menor fator pode reduzir a absorção da vitamina em até 95%) e com partes do corpo expostas à luz, pois a quantidade de vitamina a ser absorvida é proporcional à quantidade de pele exposta.

A vitamina D também pode ser encontrada (em pequenas doses) em alimentos como peixes (salmão, atum, sardinha), ovos, queijo e carne bovina. Somente alimentos de origem animal conseguem sintetizar a vitamina D adequadamente, em detrimento dos de origem vegetal.

Há também a existência dos suplementos de vitamina D produzidos em laboratórios. Devem ser administrados somente sob a constatação da deficiência da vitamina e sob a orientação de um médico, pois o excesso de vitamina D no organismo causam sérios malefícios.

Benefícios 

Ossos Resistentes

A vitamina D fortalece os ossos, pois é a principal responsável pela absorção do cálcio proveniente da dieta. O cálcio fortalece ossos e dentes e em baixo nível no organismo pode causar raquitismo na infância e osteoporose na vida adulta.

Coração Forte

Ajuda no controle das contrações do músculo cardíaco que bombeiam o sangue para o corpo, além de relaxar os vasos sanguíneos e influenciar na produção do hormônio regulador da pressão arterial, a renina, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, derrame e infarto.

Gravidez Tranquila

A falta de vitamina D pode levar gestantes ao aborto, pois a carência de vitamina D pode levar o organismo a rejeitar o embrião e ao final da gravidez, à pré-eclâmpsia, responsável pela hipertensão. Pode também aumentar as chances da criança nascer com autismo, pois a vitamina D é muito importante para o desenvolvimento cerebral da criança.

Diabetes Controlada

A vitamina D influencia na produção de renina e insulina pelo pâncreas, ambas importantes para evitar a diabetes.

Músculos Saudáveis

Contribui para a força muscular e sua ausência pode ocasionar o enfraquecimento do músculo e aumentar o risco de quedas, fraturas e lesões.

Além dos benefícios cientificamente comprovados, ainda estão sendo pesquisados e estudados outros benefícios da vitamina D como tratamento de doenças autoimunes como esclerose múltipla, artrite reumatoide e problemas oftalmológicos, prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer como o de mama, melanoma e próstata, entre outros.

Quantidade Necessária

Segundo estudos de universidades de Wisconsin e Toronto, a quantidade de vitamina D a ser consumida por pessoas com mais de 50 quilos é entre 5.000 a 10.000 unidades de vitamina, inclusive gestantes e lactantes. Para crianças, 1.000 unidades de vitamina para cada 5 quilos de peso.

Riscos

Os benefícios das vitamina D são muitos e inegáveis, porém como tudo na vida, em excesso pode trazer sérios malefícios a sua saúde. Este excesso só é alcançado através da incorreta suplementação, pois a quantidade da vitamina nos alimentos é bem reduzida e através da luz solar a pele controla a quantidade produzida, cessando a produção tão logo que os valores necesssários sejam alcançados.

O excesso de vitamina D no organismo pode causar o acúmulo de cálcio no sangue, ocasionando a calcificação de diversos tecidos, principalmente os rins, que poderão até perder sua função.

Portanto, muito cuidado! Somente ingira suplementação adicional de quaisquer naturezas sob a rigorosa orientação médica!

Agora que você já sabe todos os benefícios que a vitamina D causa à sua saúde, que tal correr para tomar um solzinho agora?

Você pode se interessar por