O que seus pacientes não gostam durante a consulta? | ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

O que seus pacientes não gostam durante a consulta?

Você está atento ao que seus pacientes não gostam durante a consulta?

Ambiente tumultuado, longa espera para atendimento e profissionais desatentos. Detalhes de uma situação nada boa, não é mesmo? Essas são coisas que os pacientes não gostam durante a consulta. Chegar ao consultório/clínica e encontrar organização, perceber que há preocupação com pontualidade e ser tratado de maneira cordial, faz toda a diferença na impressão que os pacientes tem sobre sua marca. O ideal é que o a paciente chegue ao consultório/clínica e seja atendido de forma prática, conforme o horário marcado e que não espere demais para ser atendido.

Confira abaixo alguns motivos que deixam seus pacientes insatisfeitos e como evitá-los.

O que seus pacientes não gostam durante a consulta

1- Atrasos! Seja 5 ou 30 minutos.

Você está atento ao que seus pacientes não gostam durante a consulta? Na imagem há pacientes sentados em uma sala de espera de uma clínica. fim da descrição.

Quando você marca um horário e não cumpre, é como se estivesse dizendo: não me importo com seu tempo.

Para evitar atrasos, calcule com cuidado e atenção o tempo necessário para realizar uma boa consulta, sempre priorizando a qualidade do atendimento a seu paciente e organize a agenda a partir desse ponto.

Otimize seu tempo! E para isso, conte com a ajuda de um bom software de gestão capaz de organizar e controlar sua agenda. Seja através do computador ou do celular.

Você e sua secretária não perderão tempo procurando pelas fichas dos pacientes e conseguirão ver, com clareza, os horários para fazer encaixes, remarcações e até os horários de pico que precisam de mais atenção.

Alguns aplicativos de gerenciamento de tarefas também podem ser úteis, como o Evernote, Remember The Milk, Google Agenda e Microsoft To Do.

Além disso, é possível

Leia também: Como gerenciar suas consultas para não perder o controle da sua agenda.

Conheça a Agenda Médica do ProDoctor e descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia.

2- Desorganização

Você está atento ao que seus pacientes não gostam durante a consulta? Na imagem, um close nas mãos de um médico que redige uma prescrição de medicamentos. Em cima da mesa onde o médico está, há vidros de medicamentos, papéis, um computador e um smartphone. Do outro lado da mesa, de costas para a imagem, aparece parte do paciente, que está usando uma camisa de listras azul e branca.

Exames, laudos, atestados e outros documentos que fazem parte da rotina do consultório devem estar em local de fácil acesso, organizados de maneira inteligente. É um ponto que faz diferença para fidelizar pacientes!

Existem vários softwares para gerenciamento de clínicas e consultórios médicos, que facilitam e agilizam o agendamento e atendimento de pacientes, geram o faturamento de convênios, além de realizarem o controle de estoque e financeiro, ou seja, organiza todos os setores do seu consultório/clínica.

Confira também: 6 dicas de organização para você atender cada vez melhor.

3- Falta de cordialidade e atenção

O que pacientes não gostam durante a consulta? Na imagem, um homem branco, de barba, vestindo um casaco caramelo e uma camisa de listras pretas e brancas, leva a mão ao peito enquanto dialoga com um médico em um consultório. O médico usa óculos de grau, possui barba grisalha, veste um jaleco branco e segura um tablet.

Trate cada paciente com respeito e cordialidade. Invista no treinamento de sua equipe e ponha em prática um conceito que é fundamental nas relações humanas: dê ao outro o que você gostaria de receber.

Faça com que ele seja o centro das atenções desde o instante em que entrar no estabelecimento. Uma recepção calorosa e respeitosa é o que ele merece, além de todos os seus conhecimentos médicos.

|Saiba mais: Como conquistar e manter a confiança dos pacientes.

Confira como o serviço de confirmação de consultas da ProDoctor pode aumentar os resultados da sua clínica.

Dica: realize pesquisa de satisfação

Ainda que os médicos acreditem que seus atendimentos começam na hora agendada, que o atendimento foi produtivo e que a secretária foi atenciosa, este não é o pensamento da imensa maioria daqueles que aguardam e muitas vezes se impacientam e se irritam com atrasos, falta de atenção e desleixo.

Para acabar com estes constrangimentos, o ideal é aplicar uma pesquisa de satisfação após o atendimento. Seja via SMS ou em urna no próprio estabelecimento.

Mas fazer por fazer não significa nada. Se a realização da pesquisa cria um conjunto de informações capazes de promover melhorias no atendimento, é importante que as ações corretivas sejam implementadas de imediato.

|Saiba como elaborar uma pesquisa de satisfação com seus pacientes.

Você pode se interessar por