Adotar uma boa estratégia de comunicação é fundamental para se destacar em um ambiente competitivo como o mercado da Saúde. Nesse contexto, ter uma identidade visual bem estabelecida pode ser exatamente o que vai diferenciar sua clínica ou consultório da concorrência.
Para isso acontecer, é preciso entender o que é uma identidade visual e seguir um passo a passo para ter uma que faça sentido para seu negócio e consiga ser um dos diferenciais que seu paciente vai observar.
Leia também:
Dicas para criar nomes de clínicas e consultórios
Médicos empreendedores: nossas dicas
Você sabe usar a internet em seu favor?
O que é identidade visual?
Identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos visuais que, combinados, refletem uma marca, um nome, uma empresa ou um serviço.
Dessa forma, os elementos que podem formar essa forma de comunicação são:
- cores;
- formatos;
- tipografia;
- imagens e
- frases.
Juntos, esses elementos devem representar um conceito, os valores e o posicionamento da sua marca.
Por que médicos precisam de identidade visual?
Vale a pena colocar o desenvolvimento da identidade visual no seu planejamento.
Isso porque ter uma identidade visual ajuda a agregar valor ao seu atendimento e aumentar sua credibilidade. Além de tornar seu serviço muito mais “reconhecível”.
Independentemente do tamanho e do tipo do seu negócio da Saúde, é preciso se preocupar com a sua imagem perante o público.
Cinco dicas para construir a identidade visual de sua clínica ou consultório
Desenvolver uma identidade visual é um assunto que deve ser levado a sério. Afinal, é ela a primeira coisa que seu paciente vai ver. Com uma boa comunicação visual, você consegue ser mais facilmente reconhecido e guardado na memória. Por isso, confira cinco dicas fundamentais na hora de criar a identidade visual de sua clínica ou consultório médico.
1 – Planeje
Assim como na hora de montar sua clínica ou consultório, desenvolver sua identidade visual exige planejamento. O primeiro passo é determinar qual seu público. Seu serviço atende apenas um sexo? Você tem uma faixa etária preferencial?
Um consultório de Pediatria, por exemplo, atende crianças e deve focar em pais. Já uma clínica de Ginecologia, mulheres.
É importante analisar as principais qualidades e os diferenciais do seu serviço.
2 – Procure um profissional
Uma grande dica para quem quer ter uma identidade visual que realmente funcione é procurar um profissional. Desenvolver e executar essa tarefa exige conhecimentos específicos em marketing, design e comunicação coorporativa.
Por isso, recorrer a profissionais capacitados é um grande diferencial.
3 – Identidade Gráfica
Com a ajuda de um profissional, chega a hora de colocar em prática tudo aquilo que foi planejado. Os principais pontos para se definir são:
- Cores: É importante se atentar ao significado das cores. Cada cor passa uma mensagem e, de acordo com a neurociência, transmite uma mensagem que é fixada no cérebro humano. Dica: tons neutros passam a sensação de tranquilidade e seriedade.
- Símbolos: Os símbolos e formatos geométricos podem ser muito fortes na hora de despertar sentimentos nos seus pacientes. Um elemento artístico deve complementar o outro e transmitir exatamente aquilo que foi planejado.
- Tipografia: Sim, o tipo de letra também é importante. Ela deve estar em harmonia com os desenhos e as cores escolhidas. Você pode optar por fontes que remetam “a escrita a mão, se quiser um ar sofisticado ou fontes que remetam escrita “letra de forma” para um sentimento de objetividade e clareza (Dúvida ????)
As escolhas e combinações são inúmeras e, por isso, a ajuda de um profissional é fundamental.
4 – Aplique
A comunicação visual de uma clínica ou consultório deve ir além da logo. É importante que todos os conceitos desenvolvidos na hora de pensar na identidade visual para médicos seja aplicada, com harmonia, em todos os espaços do negócio.
Isso vale para moveis e ambientes e também para a divulgação digital. É importante que seu site tenha elementos da sua identidade visual.
5 – Divulgue
A última dica para quem quer ter uma comunicação visual efetiva é: divulgue! Você pode utilizar a mídia tradicional, como rádio e televisão, por exemplo.
Outra opção é investir no marketing digital, sendo essa uma opção eficiente e de baixo investimento.
Você pode saber mais sobre o assunto, clicando aqui e conhecendo mais materiais do nosso Blog sobre marketing digital para clínicas e consultórios
10 erros mais comuns ao abrir seu consultório e como evitá-los
Confira nossas dicas para abrir seu consultório de forma descomplicada e sem burocracia!