Ao concluir um curso de Medicina, são diversas as opções de carreira que aguardam este profissional. Trabalhar em clínicas e hospitais é uma delas, outros escolhem pós-graduações e especializações para se aprofundarem nas áreas de seu interesse, outros escolhem ainda uma terceira opção: abrir a própria clínica ou consultório médico.
Os que fazem esta última escolha têm a missão de não apenas serem ótimos na Medicina e no atendimento aos pacientes, mas também adentrar no mundo da gestão e do empreendedorismo.
Sabemos como isso pode parecer complexo em um primeiro momento, mas existem várias estratégias e ferramentas para ajudar nesta missão. Neste artigo falaremos um pouco sobre elas.
Leia também:
Gestão de Clínicas: o Guia definitivo
Gestão de Consultórios: tudo o que você precisa saber
Os principais empreendimentos na área da Saúde são clínicas especializadas, consultórios, centros de saúde, hospitais e laboratórios de exames e diagnósticos. Cada um destes empreendimentos conta com suas peculiaridades e, no geral, possui serviços de limpeza, logística, compra de materiais e controles de qualidade.
Além disso, cada um presta diversos tipos de serviço aos seus clientes e pacientes. Cada uma destas atividades citadas precisa de profissionais capacitados responsáveis por realizá-las e monitorá-las. Para que tudo isso funcione em sinergia, é extremamente necessário que se faça uma boa gestão.
Agora que você já entendeu o que é e qual a importância da Gestão na Medicina, vamos às dicas:
Para que se comece qualquer empreendimento, o mínimo que se espera é que a vida financeira do médico empreendedor esteja bem estruturada e próspera.
Aqui não é diferente. A gestão financeira para médicos consiste no uso de diversas ferramentas da gestão financeira, aplicadas às realidades de uma clínica médica.
Sendo assim, siga os seguintes tópicos para que o dinheiro não seja empecilho no crescimento do seu negócio:
Assim como a primeira, esta dica serve para todo tipo de empreendimento.
Determinar métricas de análise vai permitir ao médico gestor conhecer e mensurar melhor os números obtidos pelo desempenho do seu negócio.
Essas métricas permitirão a coleta de dados para análises futuras, que servirão de embasamento à tomada de decisões, posicionamentos e direcionamentos por parte do gestor.
As métricas para clínicas médicas permitirão ainda mensurar o número de pacientes ausentes e a satisfação dos mesmos.
Assim como para a gestão financeira, existem diversas ferramentas para gerenciar clínicas médicas em si. Estas ferramentas vão auxiliar desde o preenchimento de dados dos clientes até o monitoramento de seu histórico de saúde e evolução do tratamento.
Os softwares de gestão médica, por exemplo, são um exemplo de tecnologia que é responsável por integrar todas as áreas de uma empresa, desde o banco de dados até o controle de estoque e verificação de contas a pagar.
Não deixe de buscar entender ainda melhor como utilizar tais ferramentas na gestão do seu empreendimento médico e ainda, como controlar melhor o seu tempo de trabalho para aproveitar melhor os momentos ao lado das pessoas que gosta.
O tempo pode ser o maior aliado ou o maior inimigo na gestão de tarefas de uma clínica.
Muitas vezes, a linha tênue que faz essa diferença é a capacidade do gestor de reunir todas as informações possíveis, pertinentes às tarefas e eventos da clínica em um só local.
Assim, a melhor resposta para a realização deste feito é a utilização de um cronograma.
Reúna em um cronograma todas as atividades dos colaboradores, cada um dos processos internos e externos da clínica, reuniões e horários de consultas e atendimentos.
Saber como está o andamento dos processos de todos os colaboradores é muito importante para um gestor.
A partir de seus depoimentos e pontos de vista, o gestor pode tomar decisões mais assertivas no intuito de tornar os processos da clínica mais funcionais e satisfatórios, inclusive para o cliente.
Para tanto, recomendamos reuniões no modelo Daily Scrum.
Este evento diário da Metodologia Ágil tem duração limitada (economizando tempo) e objetivo de entender quais demandas cada colaborador realizou nas últimas 24 horas, quais ele planeja executar nas próximas 24 e quais os impedimentos que vem encontrando.
Este post foi escrito pelo Grupo Voitto, a maior escola de negócios do Brasil, que vem se dedicando a trazer muito conteúdo agregador para você, médico gestor.
Sendo assim, para ficar por dentro de todo este conteúdo, não deixe de acessar o Blog da Voitto, compartilhar os artigos em suas redes sociais e nos marcar para que possamos interagir e crescer juntos!