Blog

Instagram para médicos: dicas e recomendações

Instagram para médicos: dicas e recomendações


A constante e extensa carga de informações e os recursos tecnológicos disponíveis têm proporcionado o repensar de muitos profissionais em todos os setores da sociedade.


Os médicos não estão alheios a isso e se conscientizam cada vez mais acerca de como utilizar as novas tecnologias para alavancar o desempenho de suas clínicas e consultórios. Sabem que a atualização deve ser permanente, a fim de que não percam seus pacientes por não divulgar corretamente seu trabalho.


O poder do Marketing Digital para clínicas e Consultórios


Além de toda aquela preparação que você teve para abrir seu consultório/clínica médica, investindo em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos, objetivando prestar um atendimento de primeira, é preciso fazer agora um esforço para ser visto.


É ai que entra o papel do Marketing Digital, responsável por proporcionar visibilidade para o seu nome e de sua clínica/consultório, atraindo diretamente o seu público-alvo através da internet: redes sociais, e-mail, site (Site do consultório? Ter ou não ter?), blog. Tenha, portanto, uma estratégia pronta para desenvolver.


Hoje vamos tratar exclusivamente de uma das redes sociais mais utilizadas no momento, o Instagram. Antes de continuar, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o Instagram.


Instagram: Porque médicos devem usar


Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram  cresce de forma assustadora e exponencial e o Brasil ocupa a segunda posição em número de usuários.


O uso do Instagram é considerado pelos especialistas em marketing como de resultados bastante efetivos, uma vez que a disseminação dos posts com suas ações é a mais alta se comparada com as demais redes sociais. Assim, a sugestão é de que, se você quer se tornar uma referência e ser encontrado pelos seu futuros pacientes, esteja lá!


Instagram: O que os médicos devem postar


Ofereça conteúdo valioso, relevante e de qualidade sempre! Seja simples e direto ao repassar as informações.


Veja algumas sugestões de publicações, para atrair seguidores que podem se converter em pacientes:



  • Dicas de Saúde em geral: como ter uma vida saudável e evitar assim problemas no futuro

  • Estudos recentes sobre medicamentos e tratamentos de enfermidades relacionadas a sua área de atuação

  • Alertas para temas importantes

  • Comentários sobre acontecimentos atuais na área de saúde

  • Esclarecer dúvidas e elucidar questões que são constantemente levantadas em seu consultório


Posso fazer publicações mais pessoais?


Sim, o Instagram permite que você compartilhe conteúdo mais pessoal e cotidiano. Mostrar os bastidores da vida médica deixa mais leve, aproxima e humaniza ainda mais a relação com seus potenciais e atuais pacientes. O que você poderia compartilhar:



  • Situações cotidianas da sua clínica ou consultório

  • Compra de novos equipamentos

  • Participações em congressos e cursos de especialização

  • Reformas e detalhes do consultório


O Instagram conta com um ótimo recurso para os médicos que querem fazer esse tipo de publicação: o Instagram Stories.


Confira as regras do CFM que define o comportamento adequado dos médicos nas redes sociais clicando aqui.


Instagram Stories


Sua principal característica é dar aos usuários a possibilidade de criarem vídeos rápidos, de 15 segundos, e fotos que desaparecem depois de 24 horas da sua publicação.


E para as postagens ficarem ainda mais legais, é possível podem adicionar desenhos, stickers e emojis. O objetivo da eliminação do conteúdo depois de 24 horas da sua publicação, é permitir que os usuários compartilhem o seu dia a dia de forma simples e informal.



Você pode postar foto dos seus pacientes, da recepção, do ambiente de trabalho ou então fazer vídeo com depoimentos dos pacientes e funcionários e infinitas outas postagens.


Pode também compartilhar o seu dia a dia pessoal. Por exemplo, você vai participar de algum congresso? Pois você poderá comunicar a notícia para seus pacientes, amigos e seguidores. E, com o Instagram Stories, poderá mostrar sua trajetória, desde o seu embarque no Aeroporto, o lanche dentro do avião, a chegada no congresso, a abertura do evento, trechos das exposições, novidades em primeira mão sobre o tema abordado, a confraternização com amigos e a volta para casa.


Instagram: Dicas gerais


Para alcançar os objetivos esperados cuide bem do seu perfil, e como em qualquer rede social, tenha cuidado com tudo o que é postado:



  • O Instagram é uma rede social visual, então capriche nas fotos.

  • Utilize #hashtags para aumentar o raio de alcance de sua publicação.

  • Sempre responda e interaja com seus seguidores.

  • Capriche na foto de perfil, escolha bem o jaleco, o local  e atente para a iluminação. Quanto mais profissional, melhor!

  • Nunca publique ou compartilhe informação que não seja de fonte confiável.

  • Separe seu perfil pessoal, no qual compartilha momentos dos seus filhos em casa, do seu perfil profissional. Tenha duas contas.

  • Atendimento só no consultório! Você pode esclarecer dúvidas, mas nunca realize uma consulta pelo Instagram.

  • Jamais compartilhe informações sigilosas sobre o prontuário de seus pacientes.

  • Respeite o direito de imagem de seu paciente e de terceiros, não publique fotos sem as devidas autorizações.


Lembrando que, em qualquer das mídias, você deverá seguir os preceitos do Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica.


Saiba mais sobre boas práticas médicas nas redes sociais.


Se achar necessário, procure a assessoria de um profissional especializado. Você poderá aprofundar seus conhecimentos, trocar ideias e dar sugestões sobre a forma como poderá ampliar seu raio de ação.


Para finalizar, não se surpreenda quando algum futuro paciente entrar em seu consultório dizendo que o procurou porque segue os seus comentários e publicações no Instagram!




Compartilhe