'Sob Pressão': nova série médica da Globo - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento Série Sob Pressão - 1ª temporada

‘Sob Pressão’: nova série médica da Globo

'Sob Pressão': nova série médica da Globo

A partir da próxima terça-feira, dia 25, a Rede Globo apresentará a série “Sob Pressão”, realizada a partir do filme que Andrucha Waddington dirigiu no ano passado abordando as agruras diárias da emergência de um hospital público. O livro “Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, escrito pelo cirurgião torácico Márcio Maranhão, serviu de inspiração para a obra.

Com sua experiência de 15 anos de trabalho em hospitais municipais e estaduais do Rio de Janeiro, ele agora presta consultoria médica para a série, que irá ao ar todas as terças, após a novela “A Força do Querer”. Na última segunda-feira (10), estrategicamente, a Globo exibiu o filme “Sob Pressão”.

Saiba mais sobre o livro ‘Sob Pressão’ e veja outros livros que todo médico deve ler.

Sobre a série

Andrucha Waddington é o diretor geral da obra, que será dirigida por Mini Kerti, autor da ideia original e que se baseou livremente no livro. A coprodução da Globo com a Conspiração, criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes, terá episódios escritos por Jorge Furtado (roteirista da série), Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão.

Após cada episódio, o telespectador verá cartelas informativas sobre os temas abordados, como  a importância da doação de sangue, assunto do primeiro capítulo. Ao longo da série serão sete cartelas distintas, disponibilizando informações e dados sobre os órgãos que atuam nas áreas em questão.

Série ‘Sob Pressão’: Trama

“Sob Pressão” retrata os dramas e os dilemas da equipe de emergência de um hospital público do subúrbio do Rio de Janeiro e coloca em cena uma improvável relação entre dois médicos, cujas vidas são atormentadas pelos fantasmas do passado, mas que encontram, uma na outra, a cura para suas almas doentes.

Diante de todos os problemas e carências de infraestrutura, a equipe procura sempre se superar para manter os pacientes vivos, muitas vezes se valendo da improvisação, revelando assim todo seu amor pela Medicina. Suas ações retratam o heroísmo daqueles que vêm no ofício o sacerdócio com que encaram a profissão.

Série ‘Sob Pressão’: Personagens

– Dr. Evandro

O ator Julio Andrade encarna o Dr. Evandro, um cirurgião cético e frio que chefia a equipe. Com seu distanciamento calculado, ele procura espantar o trauma da perda da esposa mergulhando de forma obsessiva no trabalho, além de se entregar aos estimulantes tarja preta. Ele busca na luta pela saúde e salvação dos pacientes o antídoto para sua depressão.

– Dra. Carolina

A atriz Marjorie Estiano dá vida à Dra. Carolina, cirurgiã vascular que procura aliar seu conhecimento e sua eficiência à fé, buscando na religiosidade o suporte para as mazelas do cotidiano hospitalar. É o contraponto perfeito para a frieza do Dr. Evandro, pois permite que os pacientes tenham abertura para falar sobre suas angústias. Com suas palavras, gestos e carinho, protege e consola, anima e restabelece forças para que a própria pessoa ajude no processo de melhora e cura.

– Relacionamento

A crença da Dra. Carolina em Deus proporcionará à série colocar em pauta questões éticas internas ao se relacionar com seus encarregados. A médica carrega um drama interior, resguardando seu vício pela autoflagelação, compartilha apenas com o cirurgião, com quem acaba se envolvendo ao longo da luta comum para salvar vidas.

Parceiros de trabalho, os dois têm em comum o desejo de salvar vidas. E precisam encontrar o equilíbrio entre as dificuldades do ofício e os conflitos íntimos para enfrentar a rotina no ambiente sob pressão e extremamente caótico de uma emergência no subúrbio do Rio de Janeiro. Em meio a casos complexos, desafios pesados e dilemas éticos, Evandro e Carolina aproximam-se.

Além desses personagens, os telespectadores conhecerão o neurocirurgião Rafael (Tatsu Carvalho), o anestesista Amir (Orã Figueiredo), o clínico geral Décio (Bruno Garcia), o residente Charles (Pablo Sanábio), a técnica de enfermagem Kelly (Talita Castro) e a enfermeira “linha dura” Jaqueline (Heloísa Jorge).

Série ‘Sob Pressão’: O Hospital

O hospital é dirigido por Samuel (Stepan Necerssian), médico mais antigo no corpo clínico e administrativo da instituição, que foi mentor profissional do Dr. Evandro. Ele continua sendo seu conselheiro e passa boa parte do tempo mediando os conflitos morais, éticos e profissionais do seu protegido.

Todos os episódios:

Primeiro episódio de Sob Pressão

Segundo episódio de Sob Pressão

Terceiro episódio de Sob Pressão

Quarto episódio de Sob Pressão

Quinto episódio de Sob Pressão

Sexto episódio de Sob Pressão

Sétimo episódio de Sob Pressão

Oitavo episódio de Sob Pressão

Nono episódio de Sob Pressão

Outras séries médicas

Veja outras séries sobre o dia a dia de médicos e os dilemas da Medicina.

Você pode se interessar por