A forma como os princípios ativos agem no organismo, descritos na literatura médica, muitas vezes, aparecem em forma de siglas nos medicamentos. Um exemplo frequente é o XR, que vem do inglês, “eXtended Release” e significa que o fármaco possui uma liberação estendida no corpo.
Algumas siglas podem estar em inglês e outras em latim. Se você sempre teve curiosidade sobre o que significam sid bid, tid, q.i.d., por exemplo, neste artigo, vamos detalhar cada abreviatura e sigla nos medicamentos. Também fazemos um alerta sobre o uso, para que não leve a erros de comunicação, que podem causar equívocos no uso do medicamento. Acompanhe!
Há vários medicamentos que são desenvolvidos para liberar seu princípio ativo diretamente no intestino. Isso acontece porque o princípio ativo, ou seja, o fármaco, pode ser sensível ao ácido do estômago.
Dessa forma, algumas medicações são pensadas para obter uma melhor absorção do medicamento ou ainda para proteger o estômago dos efeitos irritantes do medicamento.
Outros medicamentos são desenvolvidos para que o intervalo entre as doses possa ser maior, uma forma de facilitar a adesão ao tratamento pelo paciente.
São chamados de medicamentos de liberação modificada por isso, as indústrias farmacêuticas utilizam siglas nos nomes dos medicamentos para identificar o tipo de liberação ou mesmo a forma que o medicamento vai agir no organismo.
Existem vários mecanismos utilizados para permitir a libertação prolongada de uma droga no corpo.
Em alguns casos, o medicamento é coberto de um revestimento que se dissolve depois de um período de tempo para liberar o princípio ativo.
Também há fármacos com diferentes espessuras de revestimento que permitem que o princípio ativo seja liberado aos poucos para ter um efeito gradativo.
Em um sistema de difusão, o fármaco é liberado ao longo do tempo através de uma matriz de pequenas aberturas numa membrana externa.
O mecanismo usado para dispersar o fármaco pode variar e este pode afetar como a droga age sobre o corpo.
Vamos usar como exemplo de como os efeitos para as diferentes siglas podem influenciar o mesmo, os medicamentos Wellbutrin.
Existe o Wellbutrin SR, que sua posologia é feita duas vezes por dia. E há o Wellbutrin XL, que é tomado uma vez por dia.
Além disso, alguns destes comprimidos não devem ser esmagados, mastigados ou divididos, enquanto outros podem ser divididos de forma segura, mas não esmagado ou mastigado.
|Você também pode se interessar por: As dúvidas mais frequentes sobre medicamentos de referência, genéricos e similares
Muitas delas são abreviações em inglês de suas ações. Mas também existem algumas em português e em latim. Confira abaixo.
Confira estes exemplos:
|Leia também: Interações medicamentosas.
No intuito de evitar dúvidas e erros de medicações, algumas instituições optam por não usar algumas abreviaturas, siglas, símbolos e expressões de doses, sejam em prescrições, evoluções, rótulos/embalagens de medicamentos, etiquetas de identificação, ou qualquer outro registro de informação relacionado a medicamentos.
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, por exemplo, possui a sua própria cartilha, com base nas recomendações do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP – Brasil). Confira!
Para consultar, a qualquer momento, as bulas dos medicamentos, é só baixar o aplicativo gratuito ProDoctor Medicamentos, disponível para profissionais da medicina e pacientes.
Encontre o medicamento desejado através do seu nome, princípio ativo, grupo farmacológico, indicação terapêutica ou laboratório.
Profissionais que fazem prescrições também podem prescrever receitas de forma simples e objetiva utilizando a base completa do ProDoctor Medicamentos diretamente nas soluções ProDoctor.
Para isso, basta acessar o prontuário do paciente, escolher o tipo de impresso Receita e, em seguida, clicar no ícone do ProDoctor Medicamentos.
Na janela de prescrição, a posologia virá preenchida com os dados encontrados em nossa base. Eles podem ser alterados a qualquer momento e salvos com uma posologia diferente definida pelo profissional.