Gestão de Clínicas e Consultórios

O que faz uma recepcionista de clínica médica?

Você sabe qual a Importância da Secretária??

Em sua clínica/consultório você pode oferecer aos pacientes um diferencial assim que ele entrar na recepção. Para que isto seja uma realidade, precisa, então, ter uma excelente secretária. Mas, antes de mais nada, é necessário saber exatamente o que faz uma recepcionista de um consultório/clínica médica.

A seguir, você encontrará todas as informações sobre a importância do trabalho da secretária, quais as suas funções e as qualidades que deve ter para desempenhar bem suas funções.

  • Cartão de visitas
  • O que faz uma recepcionista de clínica médica?
  • A importância de um software de gestão
  • Características de uma recepcionista de clínica médica

Cartão de visitas

Na recepção, o paciente tem o primeiro contato com o seu estabelecimento de saúde. Já imaginou se ele não for bem atendido? E se acaso encontrar um ambiente confuso, desorganizado e com profissionais que não sabem como tratar um paciente? Com toda a certeza, seria um péssimo cartão de visitas.

Aqui começa, pois, o trabalho de uma recepcionista de clínica médica. Primeiramente, é preciso colocar “ordem na casa”. Dessa maneira, é ela que deverá criar e manter um ambiente agradável e convidativo, a fim de que o paciente se sinta amparado, com a expectativa de ser bem atendido.

O que faz uma recepcionista de clínica médica?

Sua responsabilidade é grande, uma vez que estará presente da primeira à última consulta. Assim, a cada dia, sua rotina abrange o planejamento e o desenrolar tranquilo e seguro de cada atendimento médico. Braço direito do profissional, a recepcionista de clínica médica representa o elo entre o paciente e o especialista.

Suas funções são múltiplas, abrangendo, por exemplo:

  • Atendimento telefônico – Nesse sentido, seu comportamento deve ser sempre educado e discreto. Precisa saber ouvir, ter atenção, paciência, respeito e simpatia. Por isso, deve conferir todos os dados necessários para agendar uma consulta e também tirar as dúvidas do paciente.
  • Se acaso estiver em um atendimento pessoal, deve pedir, educadamente, para a pessoa aguardar. Evite colocar as enfadonhas músicas de espera, que irritam profundamente quem está do outro lado do telefone.
  • Atendimento pessoal – Uma recepcionista de clínica médica deve ser proativa e carinhosa. Assim, deve ser bem treinada, capacitada para trabalhar com pessoas que precisam, antes da consulta, de tranquilidade e conforto, pois ali estão procurando solução para suas dores e angústias.
  • Sem dúvida, é um momento delicado e, às vezes, para muitos pacientes, apavorante. Elas precisam ser ouvidas com atenção e sentirem a força do calor humano em um ambiente agradável e positivo.
  • Portanto, é muito importante que a música seja utilizada para proporcionar aos seus pacientes o máximo de tranquilidade enquanto aguardam a consulta.

A importância de um software de gestão

  • Cuidar da agenda médica – Uma recepcionista de clínica médica deve ter conhecimento de informática, uma vez que a utilização de um bom software de gestão de clínicas e consultórios é fundamental para facilitar seu trabalho. Com o aplicativo, terá segurança e agilidade para marcar, cancelar e remarcar as consultas. Isto não só eliminará a possibilidade de erros, mas também lhe proporcionará tempo para realizar outras atividades.
  • Utilização da agenda eletrônica – É imprescindível, pois, dessa maneira, terá seu trabalho permanentemente organizado. Ela poderá fazer, por exemplo, a busca de horários livres para marcar consultas de uma forma muito mais rápida, ganhando tempo para agilizar o atendimento na recepção e, dessa maneira, reduzir custos. Além disso, pode evitar situações constrangedoras, como por exemplo a troca de horários, médicos e pacientes.
  • Utilização do Prontuário Digital do Paciente – O processo é feito rapidamente, através do acesso permitido por um botão, com a liberação de todos os dados clínicos com a simples digitalização do nome do paciente.

Características de uma recepcionista de clínica médica

Quando for contratar uma secretária, é aconselhável seguir algumas dicas importantes, pois, certamente, farão a necessária diferença na recepção ao paciente.

Dessa forma, estabeleça um roteiro para encontrar a pessoa ideal. A recepcionista de clínica médica deve ser educada, simpática, correta, leal, fiel, profissional, responsável, proativa e comunicativa, a fim de que, além do atendimento dentro do consultório, a satisfação dos pacientes se estenda até mesmo após a consulta.

Confira dicas valiosas para melhorar o seu atendimento em sua clínica/consultório médico. Veja no E-book Secretária: Como melhorar seu atendimento no consultório médico.

https://mkt.prodoctor.net/ebook-secretaria-como-melhorar-seu-atendimento-no-consultorio-medico/

Conclusão

Agora, você não apenas ficou bem informado sobre o que faz uma recepcionista de clínica médica, mas também recebeu dicas importantes sobre como contratá-la. Afinal, o seu trabalho está diretamente ligado ao crescimento do seu empreendimento.

Em síntese, uma recepcionista de clínica médica é fundamental na excelência do atendimento. Ela equivale a ser o seu braço direito na empresa. Afinal, é sempre a primeira a chegar e, quase sempre, a última a sair!

Você pode se interessar por