Livros para médicos lerem em 2024 | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento Medicina e Saúde

Livros para médicos lerem em 2024: 13 sugestões de leitura

Livros para médicos, especializados ou romanceados, sempre foram importantes fontes de inspiração para a carreira profissional e para a vida. Da mesma forma que no cinema, a literatura é um poderoso veículo a estimular a mente e o desejo das pessoas.

Não só como potencial referência para a escolha da profissão, como também para abrir portas e janelas, alargando os horizontes do conhecimento humano. Principalmente, quando se fala na importância da relação médico-paciente.

É infindável o número de obras consagradas e relançadas, assim como o surgimento de livros que têm a ciência médica como tema principal ou pano de fundo. Não apenas com o caráter científico, técnico e acadêmico através do ensino da Medicina, como também através da abordagem romanceada do trabalho diário dos seus profissionais.

Dessa maneira, os livros para médicos são importantes tanto em termos de conhecimento e atualização científica, quanto de lazer e divertimento. Diante disso, a ProDoctor Software elaborou para você uma lista com alguns títulos indispensáveis de livros para médicos. 

A seguir, confira os temas e escolha aqueles que pretende ler durante 2024:

Livro para médicos empreendedores

Muito além dos plantões e convênios: um guia para empreender, inovar e prosperar na carreira médica

Com a concorrência na área médica cada vez mais acirrada, os profissionais perceberam a importância de se adaptarem às novas tecnologias e dela se beneficiarem.

Não só em termos do exercício da Medicina, mas também acerca do melhor gerenciamento para sua clínica ou consultório.

Nesse sentido, cada vez mais se ligam às modernas técnicas do empreendedorismo, conscientes de que seu estabelecimento integra o concorrido mercado da Saúde. Sem dúvida, um negócio como outro qualquer e que precisa sobreviver.

Atento à realidade, o médico Carlos Eurico Pereira apresentou uma excelente contribuição para os colegas com o livro “Muito além dos plantões e convênios: um guia para empreender, inovar e prosperar na carreira médica”.

Com sua experiência de empreendedor e gestor, ele relata vários casos como exemplos reais, a fim de repassar para seus colegas a necessidade de realmente se dedicar ao negócio.

Com o intuito de indicar caminhos para a obtenção do sucesso, através de uma carreira sólida e próspera, ele deixa claro ser possível ter realização profissional e pessoal com satisfação financeira.

Livros para médicos terem atualização permanente

O exercício da Medicina requer o acompanhamento tecnológico e científico. Principalmente, em um tempo cujas mudanças acontecem em velocidade máxima. 

Assim, os profissionais, generalistas ou especialistas, precisam estar antenados e permanentemente atualizados. Destacamos algumas obras essenciais.

Medicina Interna de Harrison

Uma obra clássica e que há mais de 70 anos sedimenta o trabalho de várias gerações de médicos, residentes e estudantes em todo o mundo.

Em dois volumes: primeiramente, traz os Fundamentos da Medicina e as manifestações das doenças; enquanto no segundo tomo apresenta as enfermidades conforme as especialidades médicas.

Tem tutoriais de procedimentos e laboratório clínico. Com mais de 20 edições e dividido em 19 seções ao longo de seus 500 capítulos, é referenciado como a maior obra em termos de Fisiopatologia Aplicada e Medicina Clínica.

O livro foi organizado por Dennis Kasper, Stephen Hauser, Larry Jameson, Anthony Fauci, Dan Longo e Joseph Loscalzo.

Manual Prático na Atenção Primária

Tem como propósito proporcionar ao profissional que atua na Atenção Primária à Saúde subsídios para desenvolver uma prática de qualidade em seu trabalho diário.

Escrito por Beatriz Câmara de Freitas e Pedro Eustáquio Urbano Teixeira, é considerado um guia completo para quem atua no setor.

Está dividido em três partes: “Sobre a Saúde da Família”, “A Experiência do Médico na Atenção Primária” e “Prática Guiada por Queixas”. Embora seja focado para médicos, também é referenciado para profissionais da Enfermagem.

Livros para médicos sobre a LGPD

Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados – Sob a perspectiva do Direito Médico e da Saúde

Com toda a certeza, é fundamental ter um amplo conhecimento acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Não apenas os médicos, como também todo o corpo de colaboradores de um estabelecimento de Saúde. Afinal, é primordial resguardar, manter sigilo e segurança acerca dos dados dos pacientes.

Conscientes disso, Eduardo Dantas, Giovanna Trad, Luciana Dadalto e Sílvio Guidi editaram o livro “Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados – Sob a perspectiva do Direito Médico e da Saúde”.

Dessa maneira, “a interpretação dos artigos da Lei é feita por um grupo de profissionais, juristas, professores e advogados especialistas na área, que se valem de uma lupa muito singular como técnica hermenêutica para explicar como a LGPD afeta e passa a compor as relações de saúde”.

Com toda a certeza, proteger os dados da clínica ou do consultório não é uma tarefa fácil. E isso ganhou maior relevância com a exigência de adequação às normas da LGPD. É fundamental!

Nesse sentido, desde o início, a ProDoctor Software tem se preocupado com o tema e você pode conferir como deve proteger os dados do seu estabelecimento.

Livro para médicos sobre autocuidado

Medicina do amanhã: Como a genética, o estilo de vida e a tecnologia juntos podem auxiliar na sua qualidade de vida

Professor de Neurologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o médico Pedro Schestatsky é considerado um dos principais divulgadores da Medicina que cria saúde mais do que apenas tratar doenças. É com essa filosofia que escreveu que “A Saúde do Futuro começa mudando hábitos de Hoje”.

Com mais de 20 anos de experiência profissional, defende que a Medicina do Futuro será também conhecida como Medicina 5Ps: Preditiva, Preventiva, Personalizada, Proativa e Parceira.

Portanto, uma Medicina que será “o caminho para o autoconhecimento integral e para colocar na prática todas as informações e tecnologias disponíveis para melhorar nossa qualidade de vida e longevidade”.

Conforme enfatiza, “É possível assumir o protagonismo da sua saúde em direção a uma vida mais saudável e longeva”.

Segundo ele, o livro vai permitir aos leitores:

  • Aprender como utilizar a tecnologia a seu favor quando o assunto é saúde.
  • Entender como uma relação diferente com seus médicos o ajudará a conquistar maior autonomia sobre sua vida.
  • Descobrir que a criação da saúde é tão ou mais importante do que o tratamento da doença, e que a ausência de doenças é um “efeito colateral” desse novo foco.
  • Aplicar os 5 Ps – Preditiva, Preventiva, Personalizada, Proativa e Parceira – no seu dia a dia e mudar a sua relação com a Medicina.
  • Ressignificar o conceito “Medicina” e entender que ele não precisa ser sinônimo de algo reativo, que serve apenas àqueles que enfrentam problemas de saúde.

Com doutorado em Neurofisiologia na Universidade de Barcelona (Espanha) e pós-doutorado em Neuromodulação na Universidade de Harvard (Estados Unidos), Pedro Schestatsky tornou-se conhecido no Brasil após sua palestra TEDMED em 2017.

Na ocasião, defendeu que a tecnologia não vai substituir os médicos, mas sim empoderar os pacientes para cuidarem melhor de si.

Livro para médicos sobre inteligência emocional

O médico da emoção

O médico e escritor Augusto Cury é o autor mais lido do Brasil nas duas últimas décadas. Além do reconhecimento nacional, também conquistou fama internacional.

Com “O Médico da Emoção”, retomou a trilha da ficção com seu principal personagem, Marco Polo, cuja primeira aparição se deu em “A Saga de um Pensador” e que continuou em outras obras.

O psiquiatra Marco Polo é um professor em uma Universidade na Califórnia e dirige o Departamento de Psiquiatria. Durante uma conferência, ao abordar a gestão da emoção, critica o sistema educacional mundial, destacando que os alunos recebem muita informação sem, contudo, aprenderem a ser gestores da emoção.

Desafiado, ele tem que colocar em prática suas complexas e intrigantes ferramentas de gestão da emoção para que mentes brilhantes brotem de 12 jovens rebeldes, ansiosos e considerados agressivos e intratáveis. Sem dúvida, uma verdadeira saga psicológica!

Livro para médicos e para estudantes de Medicina

16 aplicativos que facilitam a vida dos estudantes de Medicina

Cartas aos Estudantes de Medicina

É um livro, escrito por Celmo Celeno Porto, um dos mais respeitados professores de Medicina do Brasil. Contudo, vai muito além de um livro, pois está endereçado, principalmente, aos acadêmicos da profissão.

Cartas aos Estudantes de Medicina” pode ser comparado a um manual acerca das experiências de atendimento e de convivência com os pacientes. Já em sua primeira edição, alcançou o merecido sucesso.

Logo após, recebeu inúmeros e-mails e cartas, sempre externando uma emocionante aprovação. Então, na edição seguinte, devidamente ampliada, acrescentou as manifestações que considerou mais pertinentes. Sempre no sentido de levar ao leitor/acadêmico de Medicina um retrato real de sua experiência médica.

Sua obra conquistou não só os estudantes, como também professores da categoria e médicos. Celmo Porto também é autor de “Semiologia Médica”, um dos livros mais conhecidos no Brasil e que tem recebido avaliações positivas há três décadas.

A Cardiologia para Formação do Especialista

Em nossa seleção, este não é um romance e merece destaque entre os Livros para Médicos. Trata-se de um importante trabalho de leitura obrigatória não só para os especialistas em Cardiologia, bem como para os Residentes em Cardiologia e em Clínica Médica. Além disso, é indispensável para a formação dos estudantes de Medicina.

A Cardiologia para Formação do Especialista” foi elaborado por três editores (Ari Timerman, André Feldman e Carlos Gun), proporcionando uma compreensão profunda do mecanismo das enfermidades.

Dessa maneira, aborda os avanços científicos e o desenvolvimento tecnológico, atuando em prol do aprimoramento no combate às doenças e na incessante busca da cura.

Dividido em 16 partes e com 103 capítulos, a obra resulta da colaboração intelectual e da experiência de médicos-cientistas do corpo clínico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Desse modo, a uniformidade de pensamentos e de ações resulta dos médicos que completaram a Residência na instituição.

Conforme destacou em seu prefácio, Fausto Feres, diretor do Instituto de Cardiologia e do Serviço de Cardiologia Invasiva, “a obra possibilitará aos estudantes de Medicina e aos médicos, em especial os Residentes, fácil acesso aos temas abordados”.

Com toda a certeza, “reflete o melhor do conhecimento científico sólido em Cardiologia”.

Yellowbook – Como Fazer Todos os Diagnósticos

Certamente, este é um livro imprescindível para os médicos. “Yellowbook – Como Fazer Todos os Diagnósticos” é um guia de conduta para Clínica Médica e Emergência que, com os mapas mentais no estudo dos casos, auxiliará o profissional no direcionamento para chegar ao melhor diagnóstico.

A obra é assinada por Clístenes Queiroz Oliveira, graduado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Ele é Médico Endocrinologista/Clínica Médica.

Dessa maneira, o médico ganhará segurança e confiança para encarar os desafios e tomar a melhor decisão em cada plantão e em seus atendimentos diários.

A obra traz:

  • 92 fluxogramas diagnósticos detalhados dos principais sinais e sintomas da Medicina.
  • Mais de 300 fichas clínicas de cada enfermidade.
  • Destaques selecionados por especialistas para as informações mais importantes.
  • Alertas para fugir das “pegadinhas” que podem induzir o profissional ao erro diagnóstico.

O catálogo das doenças mais comuns são um ótimo referencial para a realização da anamnese e da investigação de cada caso.

Certamente, é um excelente braço auxiliar para que as consultas tenham maior agilidade e alcancem maior assertividade. Com a metodologia correta e reduzindo a possibilidade de erro.

Livro para médicos sobre o câncer e a saúde integrativa

Saúde Integrativa no cuidado do Câncer

A Medicina Integrativa tem apresentado bons resultados no tratamento do câncer. A “Saúde Integrativa no cuidado do Câncer” traz evidências científicas e relatos de experiências. 

Certamente, um excelente referencial para aqueles que se dedicam a acrescentar à Medicina Tradicional as práticas complementares e com evidências positivas.

De maneira harmônica, o livro reúne os conhecimentos e as práticas milenares, colocando-os ao lado das técnicas mais recentes e convencionais na linha de cuidados da Oncologia.

As organizadoras da obra são Ana Cristina Bechara Barros Fróes e Carla Valéria Martins Rodrigues. Sua proposta é enfatizar a importância da aplicação de várias Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) e da Psico-oncologia na linha de cuidado do paciente com câncer.

Nesse sentido, a abordagem abrange tanto a Prevenção Primária quanto os Cuidados Paliativos.

Livro para médicos sobre cuidados paliativos

Cuidados Paliativos – Uma questão de Direitos Humanos, Saúde e Cidadania

O livro “Cuidados Paliativos – Uma questão de Direitos Humanos, Saúde e Cidadania” foi escrito por Ernani Costa Mendes e Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos.

Visa agregar conceitos essenciais entre a valorização da dignidade preconizada pelos Direitos Humanos e os resultados práticos do paliativismo.

O seu diferencial, diante da escassez de informações, é lançar um olhar além do noticiário comum para revelar os detalhes em torno dos Cuidados Paliativos em sua prática diária. 

Embora tenha uma sólida base acadêmica, a obra é de fácil entendimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos abrangem toda a assistência necessária e disponível oferecida para o paciente que esteja fora das possibilidades terapêuticas e sem perspectivas de cura.

Os cuidados integrais são realizados por equipes multidisciplinares, sendo estendidos para as famílias do paciente.

Nesse sentido, pacientes, familiares e amigos recebem uma assistência que une técnica e diálogo, além do espírito de fraternidade e da compaixão humana.

Os cuidados paliativos envolvem o trabalho não só de médicos e psicólogos, mas também de nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, dentre outros.

Livros para médicos psiquiatras

Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental – Um Guia Ilustrado

Dentre os Livros para Médicos, escolhemos dois de grande importância. Primeiramente, o “Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental – Um Guia Ilustrado”. 

Trata-se de uma obra fundamental para quem pretende aprender as habilidades essenciais da TCC e também desenvolver as competências a ela relacionadas.

A obra editada por Jesse H. Wright, Gregory K. Brown, Michael E. Thase e Monica Ramirez Basco combina textos, figuras, checklists e tabelas. Além disso, disponibiliza 23 vídeos ilustrativos com o propósito de demonstrar a aplicação prática da técnica por terapeutas com larga experiência.

Também aborda diversas formas de se empregar a Terapia Cognitiva Comportamental para reduzir o risco de suicídio.

Traz orientações acerca da integração de terapias, incluindo Terapia Comportamental Dialética, Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness e Terapia de Bem-Estar, nos casos de transtornos da personalidade e de depressão crônica ou recorrente.

Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais

Na mesma linha, selecionamos outro: “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais”, considerado o principal livro-texto de Psocopatologia e Semiologia Psiquiátrica no Brasil.

Escrito pelo médico psiquiatra Paulo Dalgalarrondo, sua nova edição está totalmente revisada e atualizada de acordo com o DSM-5 e a CID-11.

O DSM-5 é o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria visando definir como é feito o diagnóstico.

Além disso, inclui um capítulo inédito sobre comunicação não verbal e hotsite com material exclusivo para seus leitores. O autor formou-se em Medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1983 e concluiu a Residência em Psiquiatria dois anos depois, com o Mestrado em Saúde Mental em seguida na Unicamp.

Sob a orientação de Wagner Gataz, tornou-se Doutor em Psiquiatria no Instituto de Saúde Mental de Mannheim, da Ruprecht Karl Universität Heidelberg (Alemanha).

Livro para médicos sobre o uso do canabidiol

Canabidiol na Medicina: da pesquisa à prática clínica

A importância do Canabidiol (CBD) na Medicina se faz cada vez mais presente. Em todo o planeta, cresce o reconhecimento de seus potenciais efeitos medicinais. Dessa maneira, inúmeros produtos contendo Canabidiol estão à venda em farmácias de vários países, dentre eles o Brasil.

Sem dúvida, isso reforça a oportunidade de recomendar esta obra: “Canabidiol na Medicina: da pesquisa à prática clínica”. Seus organizadores são José Alexandre de Souza Crippa, José Diogo Ribeiro de Souza, Francisco Silveira Gomes e Antonio Waldo Zuardi, do corpo de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, que têm o maior número de publicações no setor.

O livro foi editado com o intuito de disponibilizar para o clínico brasileiro todas as informações críticas necessárias acerca do Canabidiol. Nesse sentido, os autores explicam que, devido às infindáveis publicações existentes, detectou-se uma grande dificuldade para o clínico acompanhá-las.

Desse modo, a obra sintetizou a extensa literatura existente, abordando o conhecimento fundamental sobre seu uso medicinal. Certamente, o conhecimento crítico necessário está agora disponibilizado com o conteúdo teórico essencial para a prescrição do Canabidiol conforme as determinações legais existentes no Brasil.


Talvez você se interesse por:

17 filmes sobre médicos e medicina que você deve assistir

E-book gratuito: Guia oficial do fim de semana do médico

Você pode se interessar por