Franquias médicas: um guia completo - Blog ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Medicina e Saúde

Franquias médicaS: tudo o que você precisa saber

Franquias de clínica médica: tudo o que você precisa saber

Franquias médicas atraem cada vez mais o interesse de empreendedores. A crise econômica que o Brasil atravessa há alguns anos proporciona e têm favorecido o crescimento das clínicas médicas populares.

Muitas pessoas desconhecem o funcionamento destas franquias médicas. Entretantoo preço mais baixo cobrado pelas consultas e exames não significa abrir mão da qualidade dos serviços oferecidos.

Mercado em expansão

Vantagens de franquias para os médicos

De acordo com o relatório de Desempenho do Franchising apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde cresceu 17% em faturamento no primeiro trimestre de 2017.

Foi o segmento que obteve melhor desempenho nos primeiros três meses do ano passado, com um faturamento de 6,914 bilhões de reais.

Os empresários estão atentos para atrair os pacientes que não conseguem arcar com os custos dos planos de saúde.

Da mesma forma, estão de olho nas filas quilométricas das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), incapaz de atender a alta demanda, que se avoluma ainda mais exatamente em função da evasão verificada nos planos particulares.

Quem pode abrir franquias médicas?

Quem pode abrir uma franquias da área da saúde?

As clínicas populares não precisam ser, obrigatoriamente, franqueadas por um médico. O sistema de franchising permite que o empreendedor seja um profissional de outra área, capaz de gerenciar a administração e as contas do seu negócio.

Os médicos ficam, assim, liberados para se preocupar em exercer sua profissão com total dedicação aos pacientes, sem a necessidade de quebrar a cabeça e se angustiar com a oscilação dos números a cada mês.

Veja também

Estetoscópio eletrônico promete revolucionar o atendimento médico

Como informatizar seu consultório ou clínica?

Quanto receberá um médico?

Quanto receberá um médico em franquias?

Esta é uma questão importante: quanto receberá um médico? A demanda é quem irá regular o pagamento e o crescimento no atendimento possibilita cobrir o valor mais baixo das consultas realizadas.

A grande aposta está na migração dos pacientes que não podem pagar as altas mensalidades dos planos particulares.

Vantagens das franquias médicas popular para os pacientes

Vantagens de franquias de clínica médica popular para os pacientes

Preço mais acessível

A diferença de uma clínica popular para uma clínica particular está nos preços praticados, menores do que os cobrados pelas particulares e mais acessíveis aos bolsos da população de menor renda.

Os serviços são disponibilizados e os franqueados recebem taxas proporcionais ao número total de consultas realizadas.

Rapidez

Este é outro grande atrativo para as pessoas de menor poder aquisitivo. Principalmente nos momentos em que precisar de uma consulta imediata.

Dessa forma,  é uma alternativa à longa espera que se vê dos pacientes, todos os dias, nas portas e corredores de hospitais, clínicas e postos de saúde, onde o pronto atendimento sempre prioriza o caso de emergência.

Além disso, os pacientes que buscam o atendimento clínico para doenças mais comuns no dia a dia têm a vantagem de poder realizar os exames no mesmo local da consulta.

Agendamento

Em sua maioria, as clínicas populares oferecem consultas com médicos especialistas. Muitos estabelecimentos adotam a sistemática dos Estados Unidos,. Ou seja, os pacientes são cadastrados e atendidos conforme a ordem de chegada, recebendo então o diagnóstico.

Vantagens das franquias médicas popular para os médicos

Vantagens de franquias de clínica médica popular para os médicos

Outro ponto importante é a relação entre o consultório particular do médico e o serviço prestado em uma clínica popular.

Nesta, o médico está livre de todas as despesas que teria com um consultório próprio, onde teria que arcar com os custos, por exemplo, de aluguel, secretária, luz, água, telefone, compra de materiais, campanha de marketing e contador.

Além disso, está livre da angústia provocada pela oscilação da demanda de pacientes, principalmente nos meses de queda nos agendamentos.

Algumas franquias de clínicas médicas para você conhecer

Algumas franquias de clínicas médicas para você conhecer

1 – Acesso Saúde

Criada em 2006, a Acesso Saúde oferece um sistema de franquias de atendimento médico sem mensalidade para os clientes. Assim, as consultas médicas e exames são feitos a preços acessíveis. Com a expansão das franquias, a rede já conta com 37 unidades pelo Brasil.

2 – Docctor Med

A Docctor Med surgiu no mercado brasileiro com a proposta de oferecer um modelo de negócio de clínica médica popular. A empresa é uma das maiores franquias de clínicas médicas do país: são 38 unidades Docctor Med em 12 estados.

3 – GV Assistencial

A GV Assistencial é uma empresa especializada em prestação de serviços médicos, clínicos, odontológicos e atendimentos complementares, dedicando-se exclusivamente à Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança.

4 – Atend Já

A Atend Já é uma franquia de clínica popular que oferece atendimento médico, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem. Desde sua criação, em 2015, a proposta é oferecer tudo a preços acessíveis, sem necessidade de pagamento de mensalidade ou planos de saúde.

5 – Global Med

Por fim, a Global Med, fundada em 2014, é uma rede de clínica médica popular completa. Os serviços oferecidos aos pacientes englobam consultas médicas, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e exames gerais.

Para saber mais sobre essas e outras franquias de clínicas médicas clique aqui.

Você pode se interessar por