Dia do Fonoaudiólogo - 9 de dezembro | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia do Fonoaudiólogo

Dia do Fonoaudiólogo

Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 09 de dezembro, ressalta a importância do especialista. Estes profissionais são responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.

Além disso, ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz, sendo bastante procurados por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e demais pessoas que desejam e precisam de uma boa dicção.

Para ajudar a tratar seus pacientes, podem precisar trabalhar de forma multidisciplinar, em conjunto com psicólogos, otorrinolaringologistas e neurologistas, dentre outros profissionais do gênero. Sua área de atuação compreende consultórios privados, hospitais públicos, escolas, centros de saúde, instituições ou mesmo empresas.

A profissão regulamentada desde 1981, está em uma das áreas de apostas para o futuro. Com um campo de atuação diversificado e plural se insere em um mercado de trabalho cada vez mais aberto.

Atuações da Fonoaudiologia

Tratamento do câncer

Novidade e tendência para a fonoaudiologia está relacionada a atenção dos profissioais ao tratamento e recuperação dos pacientes com câncer.

Estudos recentes na área da Fononcologia, analisaram e buscaram compreender aspectos anatomofisiológicos e contribuindo para o refinamento terapêutico.

Na prática, os resultados vêm sendo obtidos e conquistados com excelência na minimização de sinais de cicatrizes após uma cirurgia até o refinamento na fonoarticulação.

Acompanhada com a tecnologia, a Fononcologia adere a recursos, diagnósticos e preventivos modernos propiciando melhor qualidade nos tratamentos do público.

População atual

Com foco na promoção da saúde e o bem-estar da sociedade, os fonoaudiólogos buscam trabalhar a arte da comunicação primordial para a vida. Problemas contemporâneos, vêm afetando a vida da população, principalmente, em adolescentes e crianças.

O número de adolescentes que apresentam distúrbios auditivos por escutarem fone de ouvido no volume máximo aumentou de 2017 para este ano. Além disso, os profissionais auxiliam crianças no aprendizado de fala e escrita amenizando um grave panorama atual.

Terceira idade

A especialidade do fonoaudiólogo em gerentologia (tratamento com idosos), consiste em promover a saúde do idoso em todos os aspectos da comunicação humana, como fala, linguagem, deglutição e motricidade orofacial.

Um dos grandes problemas na terceira idade é a perda de audição, nessa modalidade o profissional pode ajudar muito no desenvolvimento e qualidade de vida do idoso. 

Empresas

Se o aperfeiçoamento do Fonoaudiólogo é a comunicação, o melhoramento e desenvolvimento de profissionais no mercado de trabalho pode ser auxiliado por este especialista.

O médico pode se aprimorar-se no trabalho em grandes empresas prestando consultorias, assessorias e instruções de treinamento. Esse ramo, é uma das grande novidades para o meio.

Aplicativos que ajudam fonoaudiólogos e pacientes

1 – Fonoaudiologia: Exercícios para articulação

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), em parceria com a HiCode Desenvolvimento Mobile, lançou em 2013 um conjunto de 10 aplicativos gratuitos: Audiologia, Disfagia, Disfonia Infantil, Fononcologia, Fonoaudiologia Educacional, FonoaudiolEste aplicativo foi desenvolvido para fonoaudiólogos e pais ou responsáveis que desejam exercitar em casa.

Disponível para Android e iOS.

2 – Fofuuu Fono

Este aplicativo transforma os exercícios de fonoterapia em brincadeiras e missões.

Disponível em Android e iOS.

3- GameFono

O aplicativo, que contempla crianças de 06 a 12 anos, apresenta exercícios para ser aplicado em terapias fonoaudiológicas. O uso dessa plataforma pode ser aplicado para automatizar o fonema /r/ e auxiliar o vocabulário a partir de nomeações das figuras. 

Disponível para iOS.

|Leia também: Software para clínicas e consultórios de Fonoaudiologia.

Você pode se interessar por