14 de dezembro: Dia do Alergista | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Sem categoria

Dia do Alergista: homenagem da ProDoctor

Dia do Alergista

O Dia do Alergista foi instituído para celebrar a fundação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em 14 de dezembro de 1946. Os especialistas da Alergia e Imunologia têm como missão prevenir, diagnosticar e tratar as doenças alérgicas.

A alergia pode se manifestar em inúmeras enfermidades. Por exemplo: asma, dermatite atópica, alergia alimentar, urticárias, rinite alérgica, conjuntivite, imunodeficiências celulares, doenças autoimunes, herpes e candidíase de repetição, reações vacinais e doenças autoinflamatórias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% dos brasileiros padecem de algum tipo de alergia, que é uma resposta do sistema de defesa do organizmo a agentes nocivos, como bactérias e vírus.

Nesse sentido, o médico alergista deve conhecer profundamente o funcionamento do sistema imunológico, a fim de chegar ao melhor diagnóstico para prescrever o tratamento correto de seus pacientes.

Ao completar 77 anos de sua fundação, a ASBAI renova seus esforços para conscientizar a população sobre os diversos tipos de alergia, tanto as alimentares quanto as respiratórias. Além disso, as campanhas são promovidas com o intuito de alertar acerca da importância de prevenir, diagnosticar e realizar o tratamento de cada tipo de alergia.

As campanhas de conscientização procuram não apenas conscientizar e reunir os especialistas da área, como também são endereçadas para o público leigo.

Consciente da importância do Alergista, a ProDoctor Software elaborou este post visando homenagear cada especialista, que a cada dia dedica seus conhecimentos científicos e experiência em prol dos pacientes.

Confira nos itens a seguir:

  • Objeto de trabalho do Alergista
  • O Médico Alergista no Brasil: Demografia Médica 2023 
  • A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)
  • Parcerias da ASBAI
  • Trajetória para ser um Alergista

Objeto de trabalho do Alergista

O Alergista é o especialista da Medicina que tem como objeto de trabalho a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas que atingem o sistema imunológico dos pacientes. Como, por exemplo, as enfermidades alérgicas e a asma, as deficiências imunológicas congênitas e as autoimunes.

É importante destacar que essas doenças podem surgir em qualquer idade, sendo que os fatores hereditários desempenham um papel de grande importância para seu desenvolvimento. Dessa maneira, o filho de um paciente com uma enfermidade alérgica apresenta um risco de 48% de ter algum tipo de enfermidade alérgica. Se acaso pai e mãe forem alérgicos, a possibilidade da doença aparecer aumenta para 70%.

Além disso, ser portador de uma enfermidade alérgica não é algo passageiro, sendo necessário o acompanhamento permanente do médico alergista. Desse modo, o paciente poderá aprender a conviver com sua condição alérgica, além de apresentar uma necessidade menor de recorrer a um pronto-socorro.

Saiba mais detalhadamente sobre as enfermidades (e tipos de alergias) que são objeto de trabalho do médico alergista.

O Médico Alergista no Brasil: Demografia Médica 2023

Conforme a pesquisa Demografia Médica no Brasil – 2023, existem hoje 2.052 médicos-especialistas em Alergia e Imunologia, incluindo 194 médicos (9,5%) registrados em mais de uma unidade da Federação/CRM. O número de profissionais com a título em Alergia e Imunologia é de 1.858.

São 0,96 médicos alergistas por 100 mil habitantes e o percentual em relação ao total de especialistas em todas as especialidades médicas é de 0,4%.

Com relação ao Gênero, a predominância é do Feminino (72,1%), contra 27,9% do Masculino, apresentando uma Razão masculino/feminino de 0,39.

No quesito Idade, são 36,3% médicos alergistas com 55 anos ou mais; enquanto 13,5% dos especialistas têm 35 anos ou mais. Assim, a média de idade é de 50,0.

Sobre o Tempo de Formado, a média de anos de exercício da profissão desde a data da formatura na graduação de Medicina é de 26,0.

A distribuição por Região constatou a predominância maciça do Sudeste, com 64,9% dos especialistas. Na sequência estão: Nordeste (13,3%), Sul (10,5%), Centro-Oeste (8,3%) e Norte (3,0). Quanto aos Municípios, a concentração continua sendo nas Capitais (62,8%), com 7,3% na Região Metropolitana, enquanto no Interior é de 29,9%.

A pesquisa Demografia Médica no Brasil foi realizada sob a coordenação do pesquisador Mário Scheffer, professor livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O trabalho reuniu profissionais da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia resulta da fusão de duas entidades científicas pioneiras no estudo das enfermidades alérgicas e imunológicas no País. Primeiramente sob a chancela da Sociedade Brasileira de Alergia, fundada em 03 de dezembro de 1946 no Rio de Janeiro.

Em seguida, no dia 25 de abril de 1960, no Departamento de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, surgiu a Sociedade de Investigação em Alergia e Imunopatologia (SIAI) depois Sociedade de Investigação em Alergia e Imunopatologia do Brasil (SIAIB).

A união das duas aconteceu em 17 de novembro de 1972. Além disso, é importante destacar duas outras mudanças. Primeiramente, a partir de 2005, a denominação oficial passou a ser Associalção Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI).

Posteriormente, em 2013, homologou seu nome atual: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Parcerias da ASBAI

Com 21 Regionais no Brasil e sediada na cidade de São Paulo, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia  conta com cerca de 2 mil membros. Conforme expressa em sua página oficial, em sua trabalho diário, “tem acompanhado e incorporado todos os avanços ocorridos na especialidade de Alergia e Imunologia, em um processo de ampliação contínua e fortalecimento de todas as subáreas da especialidade”.

Dessa maneira, uma de suas atividades principais é manter o intercâmbio científico e a parceria com várias sociedades mundo afora. Segundo o site da ASBAI, isso “tem possibilitado atualização científica de excelência e maior visibilidade para a pesquisa e assistência em doenças alérgicas e imunológicas desenvolvidas no Brasil, no cenário internacional”.

Algumas entidades parceiras:

Trajetória para ser um Alergista

Além de concluir os seis anos da graduação em Medicina, é preciso cumprir os 2 anos de Residência Médica em Imunologia Clínica e Alergia, com pré-requisito de outros 2 anos de Residência em Clínica Médica ou Pediatria, sendo que os processos seletivos são independentes para concluir a especialização.

O médico-residente deve cumprir as mesmas atividades do especialista, mas de forma supervisionada. Além disso, participará de programações didáticas e científicas. Quando terminar, será avaliado através da Prova de Título, a fim de se tornar um Alergista credenciado oficialmente pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Resumo

O trabalho do Alergista é fundamental para resolver adequadamente e de forma duradoura as queixas de seus pacientes. Com seus conhecimentos científicos e a experiência do trabalho diário, é capaz de proporcionar o bem-estar de cada um, diminuindo os incômodos provocados pelas crises alérgicas e preservando e melhorando sua qualidade de vida.

ProDoctor Software reconhece a importância de seu trabalho e, por isso, saúda e parabeniza cada profissional nesta data especial: Feliz Dia do Alergista!

Você pode se interessar por