Como perder o medo da tecnologia para modernizar seu consultório
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como perder o medo da tecnologia para modernizar seu consultório

Como escolher seu jaleco

Você é médico e tem medo de modernizar seu consultório? Não sabe manipular as funções básicas de um computador e sequer controlar o mouse? Hoje, os consultórios, as clínicas e os hospitais têm o mundo cibernético como importante aliado para múltiplas funções em todos os setores.

A informática tornou-se ferramenta indispensável não só para o controle da agenda e das consultas, mas também para a gestão administrativa e financeira, além da disponibilização de aplicativos para todas as especialidades e da utilização da robótica em cirurgias de alta precisão.

Portanto, é importante que você enfrente o medo, tendo em mente que a informatização do seu consultório/clínica somente lhe trará benefícios. Você não enfrentou inúmeras dificuldades até se formar? Você não estudou e acabou aprendendo aquela disciplina que parecia do outro mundo? Pois agora chegou a vez de deixar de lado os temores!

A seguir, confira algumas dicas para conter a ansiedade e perder o medo da tecnologia.

Como perder o medo da tecnologia para modernizar seu consultório

Facilite o seu trabalho e o da sua secretária

Em muitos consultórios/clínicas, os médicos preferem nem chegar perto de um computador, optando, assim, por delegar todas as funções para a secretária. Mas, você não pode ficar na dependência de uma secretária polivalente. Com os softwares de gestão disponíveis hoje, de interface amigável e altamente intuitivos, você logo perceberá que vai ganhar tempo ao utilizar o Prontuário Digital durante as consultas.

A secretária não só terá tempo para exercer suas funções, como também poderá socorrê-lo em situações que você não saiba resolver.

Não tenha medo de perder seus dados

Além do treinamento de todo pessoal e da atenção para com o serviço de suporte, é fundamental que o responsável pelo setor de informática de sua empresa realize, logo após o fim de cada expediente, o backup de toda a documentação gerada durante o atendimento.

Em todos os setores, desde o controle da agenda até a parte financeira, passando pelo Prontuário Digital. O backup diário vai resguardar os dados e proporcionar tranquilidade para reiniciar os trabalhos a cada dia.

Prefira softwares com interface amigável

Cada vez mais os desenvolvedores têm criado softwares com interface amigável e mais intuitiva para modernizar seu consultório, com o trabalho de designers e outros profissionais procurando facilitar a vida dos usuários. Dessa forma, não é necessário ter medo antecipado.

Conte com ajuda

Tudo que é novo, a princípio, pode assustar. Mas, a partir do momento em que você passa a entender e dominar aquilo que lhe era desconhecido e provocava medo, tudo se transforma e as tarefas do dia a dia se tornam uma rotina.

Basta ter paciência e uma boa orientação sobre a correta utilização do computador. Para tanto, existem inúmeros cursos disponíveis, desde o básico até questões mais avançadas. Ou, se você preferir, contrate um professor particular. Você não foi capaz de assimilar e aprender outros conhecimentos? Trabalhar com o computador é apenas mais um desafio. Anime-se!

Com treinamento tudo fica mais fácil

Quando você adquire um software de gestão, todos na clínica têm que passar, obrigatoriamente, por um processo de treinamento. É necessário conhecer o sistema para que faça uso correto dele, agilizando o trabalho diário e ganhando com isso tempo. Ao reduzir custos, consequentemente, aumenta sua produtividade. Isto se reflete positivamente na qualidade do trabalho, colaborando sobremaneira para que a clínica/consultório tenha uma boa imagem perante seus pacientes e a sociedade.

Atenção à qualidade do atendimento

O computador está com problemas? Algum problema com o software de gestão?

Ao escolher o sistema para modernizar seu consultório ou clínica, você precisa olhar com bastante atenção qual é a qualidade do atendimento prestado pelo suporte. Para que não fique em situação difícil, esteja atento para os dias e horários de funcionamento da empresa.

Dica

Sem a implantação de um software de gestão, é extremamente difícil encontrar e solucionar problemas nos documentos de sua empresa. Gasta-se tempo e dinheiro com planilhas e bancos de dados até se chegar às causas para combatê-las de imediato. Para que fique livre disso, é essencial contar com uma plataforma que se ajuste ao tamanho da sua clínica/consultório. Um bom software é o remédio certo, devendo ser administrado corretamente para que sua empresa cresça forte.

Para a gestão de consultórios conheça o ProDoctor Cloud. Para pequenas clínicas conheça o ProDoctor Plus e para clínicas e policlínicas conheça o ProDoctor Corp.

Para mais detalhes de como escolher um software de gestão clique aqui.

Você pode se interessar por