Como fazer uma live médica - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Marketing para Médicos

Como fazer uma live médica

Como fazer uma live médica

Se existe uma forma de divulgação de conteúdo que está em alta nos dias de hoje, com certeza, é a live. Também conhecida como transmissão ao vivo, essa forma de comunicação ganhou destaque com a necessidade de se pensar as interações humanas durante o período de pandemia.

As lives mais populares são as de entretenimento, como pequenos shows e conversas com grandes nomes da televisão e do cinema. Mas, as transmissões de profissionais, como os médicos e os psicólogos, tem ocupado grandes espaço nas redes sociais e proporcionado boas oportunidades de troca de conhecimento, negócios e reconhecimento.

Grandes marcas, como a Apple, por exemplo, utilizam essa forma de divulgação e entrar nessa “nova onda” pode ser o que faltava para você passar pelo período de isolamento com novos contatos.

Confira abaixo o que é preciso saber para você se destacar.

O que é live?

Como fazer uma live médica

Em português, no contexto digital, live significa “ao vivo” e é exatamente isso que caracteriza esses eventos. Ou seja, são transmissões com áudio e vídeo feitas principalmente pelas redes sociais.

As redes sociais não são as únicas plataformas que permitem que as transmissões ocorram, mas são as mais utilizadas e preferida pelos brasileiros. Essa preferência de, tanto realizadores quanto usuários, justifica-se pela simplicidade e facilidade de acesso.

Vale a pena?

Como fazer uma live médica

Valer a pena é algo complicado de se avaliar sem um contexto. Contudo, de maneira ampla, é sempre muito importante ir até onde seu paciente está. As redes sociais são esse lugar.

De acordo com estudos da empresa de pesquisa GlobalWebIndex, com sede em Londres, o Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais.

Com a realização de uma live, você consegue atingir novos públicos, gerar engajamento e ganhar reconhecimento.

Além disso, por ser um formato simples, não é necessário grandes investimentos.

CFM e as normas éticas nas redes sociais

prontuário eletronico do paciente (PEP)

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que a participação do médico na divulgação de assuntos profissionais, em qualquer Meio de Comunicação de Massa, deve se pautar pelo caráter exclusivo de esclarecimento e educação da sociedade. Portanto, não cabe ao mesmo agir de forma a estimular o sensacionalismo, a autopromoção ou a promoção de outro(s), sempre assegurando a divulgação de conteúdo cientificamente comprovado, válido, pertinente e de interesse público. 

Dessa forma, o ideal é que sua transmissão ao vivo tenha como objetivo promover a troca de conhecimento.

Confira mais: CFM E COMPORTAMENTO MÉDICO NAS REDES SOCIAIS


VEJA TAMBÉM

O uso das redes sociais sendo médico


Live no Instagram

Redes sociais para médicos: instagram

Para fazer uma live no Instagram, tudo o que você precisa é de um celular e uma boa conexão de internet. Caso queira fazer algo mais profissional, você pode usar outros equipamentos, como câmeras, estabilizadores e tripés, por exemplo.

Para fazer sua primeira transmissão ao vivo, siga esse passo a passo.

  1. Abra o aplicativo. Acione o mode stories clicando em cima da sua foto de perfil no canto superior esquerdo ou deslize a tela para a esquerda
  2. Nas opções de stories (parte inferior da tela), deslize até chegar na opção “Ao vivo“;
  3. Clique em iniciar vídeo.

Pronto, sua live já começou.

Você agora tem 59 minutos para fazer a transmissão. Durante esse tempo, você pode ver quantas pessoas estão assistindo, responder comentários deixados pelos usuários e até mesmo convidar outro perfil para participar com você.

Para encerrar a transmissão, basta clicar em “Encerrar”, na parte superior da tela. Esse passo é importante, caso contrário, o Instagram continuará transmitindo até o final do tempo disponível.

Dica bônus: Após encerrar o evento, você pode fazer o download da transmissão e/ou compartilhá-la por 24 horas nos stories do seu perfil. Caso não deseje, basta desativar esta opção e clicar em “Descartar”.

Live no Facebook

Redes sociais para médicos: facebook

Assim como no Instagram, para fazer uma live simples no Facebook, você só precisa de celular e internet.

Confira o passo a passo

  1. Abra o aplicativo. Clique no espaço destinado ao compartilhamento de status e selecione a opção “Live ao Vivo”
  2. Isso vai abrir a tela Live Production. Ali vai ser possível determinar o público da sua live, ver a qualidade da sua câmera etc.
  3. Clique em “Iniciar transmissão ao vivo”.

Pronto, sua live já começou.

Live no YouTube

Redes sociais para médicos: Youtube

Para fazer uma live no YouTube, o primeiro passo é ter um canal. Caso já tenha, não se esqueça de ativar o recurso “live” em seu canal. Sem ele, você não consegue fazer a transmissão.

Para isso, basta clicar no ícone “Criar um novo vídeo ou postagem” e selecionar “Transmitir ao vivo”. Você encontra o ícone no canto superior direito da sua tela.

Em seguida, você será redirecionado para uma nova página, onde é possível ativar a função de live e, em até 24 horas, a conta estará pronta para fazer vídeos ao vivo em seu canal.

Para começar a fazer a transmissão, agora é só seguir o passo a passo.

  1. Entre na conta
  2. Clique no ícone da transmissão
  3. Insira dados.

Pronto, sua live já começou.

5 dicas para mandar bem na transmissão ao vivo

Como fazer uma live médica4

Apesar de ser muito simples, fazer uma live não precisa ser algo improvisado. Você pode obter resultados muito melhores se seguir essas 5 dicas abaixo:

Planeje-se

Para conseguir melhores resultados, é importante saber qual o melhor horário para fazer a live, ter amplo conhecimento sobre o assunto e calcular o tempo ideal para ter abordado todo o assunto e interagido com seu público.

Cuidado com o ambiente

Na hora de gravar, escolha ambientes claros e que não tenham interferência de som externo. Isso faz com que a experiência de quem está lhe assistindo seja muito melhor.

Interaja

As redes sociais mudaram a forma de nos comunicarmos. Hoje, muito mais do que falar, é preciso ouvir. Em uma transmissão ao vivo isso também se aplica. Por isso, interaja com sua audiência. Responda perguntas, comente. Seus usuários vão se engajar muito mais com o seu conteúdo.

Tenha regularidade

Ter uma frequência de postagens é fundamental para que seu público continue voltando para assistir suas transmissões.

Assim, nada de fazer apenas uma. Organize-se para que você consiga ter regularidade. Crie um calendário editorial e organize os temas que vai abordar por mês.

Consiga novos contatos

Transformar sua audiência em contatos pode ser o que faltava para você alavancar seu negócios. Por isso, invista em oportunidades de conseguir o e-mail dos usuários presentes na sua live.

Você pode, por exemplo, disponibilizar um material de apoio para quem assistiu a sua live e enviá-lo para quem se cadastrar em uma landing page.

Gostou desse conteúdo? Confira agora outras 10 dicas para médicos nas redes sociais

Você pode se interessar por