Higienização de Consultórios e Clínicas: faça corretamente!
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Higienização de Consultórios e Clínicas: faça corretamente!

Como fazer a higienização correta de Consultórios e Clínicas

A Higienização de consultórios e clínicas é um trabalho fundamental que precisa ser realizado com bastante cuidado. Afinal, um estabelecimento do setor de Saúde precisa dar bons exemplos em todos os sentidos.

Esse, sem dúvida, é um aspecto de grande importância, pois também contribui para sua boa imagem e credibilidade. Já imaginaram os pacientes fazendo uma propaganda negativa a respeito? É importante ressaltar que as pessoas são muito observadoras e o grau de exigência dos pacientes no atendimento tem crescido substancialmente.

Higienização está ligada à qualidade do atendimento

Dessa maneira, é preciso estar atento para prestar o melhor atendimento. Com educação, experiência, qualidade e… em um ambiente permanentemente limpo e agradável.

Se acaso você tem dúvidas sobre como fazer corretamente a higienização de consultórios e clínicas, a ProDoctor Software traz neste post informações que irão ajudar na manutenção de um ambiente limpo e salutar no trabalho diário do seu empreendimento.

O que você vai ver neste artigo:

  • Limpeza X Higienização
  • Higienização da Estrutura Física de clínicas e consultórios
  • Itens de higiene indispensáveis
  • Regras básicas: Como fazer a Higienização de clínicas e consultórios
  • Conhecimento das rotinas pelos funcionários
  • Diminuindo o acúmulo de papel
  • Prevenção e Eficácia
  • Preciso contratar alguma empresa especializada?

Conforme escrevemos acima, um estabelecimento de Saúde tem que dar o exemplo! Assim, todos os colaboradores, e não apenas o pessoal da área de limpeza e manutenção, precisam conhecer e aplicar as normas todos os dias.

Entretanto, é importante ter em mente o planejamento físico. Antes de mais nada, é preciso – conhecer e seguir à risca – os protocolos dos órgãos públicos. Além disso, o bom-senso deve prevalecer, contemplando tanto a estrutura física do imóvel, quanto os procedimentos recomendados.

Dessa maneira, toda a equipe precisa conhecer as noções básicas de saúde e das regras a seguir. Sendo assim, deve-se sempre ter um pensamento elementar, mas fundamental. “Lave sempre as mãos, a saúde começa neste ato simples”.


Veja Também
Como fazer o descarte do lixo hospitalar


Limpeza X Higienização

A limpeza é o primeiro passo do processo, responsável por preparar o ambiente, ou então o objeto para produtos mais fortes que virão posteriormente, removendo toda a sujeira da superfície, como poeira ou restos de alimentos.

A higienização, também conhecida por sanitização ou desinfecção, deve ser feita após a limpeza. Esse processo é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias.

Higienização da Estrutura Física de consultórios e clínicas

Como fazer a corretamente a limpeza e higienização de clínicas e consultórios
  • De antemão, o projeto arquitetônico das clínicas médicas precisa ter o aval da Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa).
  • Um ponto de suma importância e que é obrigatório: ter pia/lavatório na área de atendimento dos pacientes, disponibilizando sabonete líquido e toalha descartável. Nesse sentido, a secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de recomposição do material.
  • É necessário ter uma atenção especial com a iluminação, que deve ser adequada. O mesmo vale para a ventilação.
  • O imóvel precisa destinar um local específico para esterilização e guarda dos materiais que passarem pelo processo.
  • Recomenda-se que as paredes sejam lisas, revestidas em material resistente e fácil de lavar.
  • Aconselha-se a utilização de piso liso, lavável, impermeável e resistente. Deve cobrir as áreas de atendimento dos pacientes, central de esterilização, copa, cozinha e instalação sanitária.
  • Quanto às instalações sanitárias, devem cumprir sua finalidade exclusiva, com vaso sanitário, lavatório, toalhas de papel, sabão líquido e lixeira com tampa e pedal. Da mesma forma que na área de atendimento aos pacientes, a secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza precisam atentar para a necessidade de recompor o material.

Itens de higiene indispensáveis:

  • Sabão líquido – A preferência deve recair sobre os germicidas, contendo um mecanismo dispensador para impedir o refluxo da solução.
  • Papel toalha – Aqui, é importante lembrar que é proibido usar toalhas de pano, exceto se autoclavado (que passou por um processo de esterilização) e envelopado.
  • Pote com tampa – É o armazenamento correto para o algodão, cortado e seco, a ser utilizado na limpeza dos equipamentos.
  • Dispensador com álcool a 70% – Recomendado para se fazer a limpeza das mãos e dos equipamentos.

Regras básicas para a Higienização de clínicas e consultórios

Como fazer a higienização correta de Consultórios e Clínicas

Conhecimento das rotinas pelos funcionários

  • A administração do estabelecimento precisa deixar claro para seus funcionários as Rotinas e os Fluxos do Procedimentos de Desinfecção das Superfícies e Processo de Esterilização de Materiais. Em outras palavras: é importante documentar todas as determinações e processos, a fim de que não permaneçam dúvidas. Com efeito, isso será o embasamento de todas as ações visando a limpeza do local.
  • É importante que todos os funcionários recebam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): avental, luva, máscara, óculos, etc.
  • Atenção especial para a rotina de verificação de prazos de validade de medicamentos.
  • Assim que for esterilizar materiais, é preciso observar cuidadosamente o local adequado para o reprocessamento. Da mesma forma, atentar para a utilização de estufa ou autoclave, com monitoramento do processo e manutenção do equipamento.
  • As embalagens para o processo escolhido devem ser adequadas. É importante, sempre, verificar a identificação do artigo, data, prazo de validade e indicadores químicos.
  • Todos os desinfetantes e antissépticos devem ter a aprovação do Ministério da Saúde. Da mesma forma, os produtos e os medicamentos utilizados precisam ter o registro no órgão oficial do governo.
  • Coleta do lixo dos consultórios e clínicas – A determinação da Legislação Municipal é de que o recolhimento do material descartado deve ser feito de forma separada da coleta do lixo comum. Para isso, é importante observar que as coletas acontecerão em horários diferentes.

Diminuindo o acúmulo de papel

Diminuindo o acumulo de papel da clínica ou consultório

Arquivos extensos, com prontuários armazenados de forma precária, ainda são uma realidade em consultórios, clínicas e hospitais. Todavia, essa grande quantidade de papel se torna um problema quando o assunto é higiene. Além de ocupar espaço físico, também é um lugar propício para o acúmulo de micro-organismos muitas vezes prejudiciais à saúde.

Com o intuito de reduzir o volume ocupado pelos papéis, muitos consultórios e clínicas adotam ferramentas de gestão que disponibilizam, por exemplo, Agenda Eletrônica, Prontuário Eletrônico do Paciente e digitalização de exames.

Saiba mais sobre esse e outros benefícios dos softwares de gestão de consultórios, clínicas e policlínicas.

Prevenção e eficácia

Regras básicas: Como fazer a Higienização de clínicas e consultórios

O trabalho de limpeza em clínicas e hospitais para controlar infecções deve ser constante, com métodos e tecnologia sempre atualizados. Assim, é preciso estar atento e combater o desconhecimento e a utilização de procedimentos de esterilização inadequados ou sem controle.

Do mesmo modo, é importante destacar a resistência de diversos tipos de vírus e bactérias e a falta de cuidado dos profissionais nessas situações. Como resultado, isso possibilita o aumento dos casos de infecções por vírus.

Portanto, o princípio básico para alcançar os objetivos é a prevenção. Nesse sentido, é importante adotar medidas que evitem a propagação de vírus e bactérias. Só para ilustrar: prevenir com a implantação de normas e rotinas com o intuito de diminuir os riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de Saúde.

Com toda a certeza, é preciso criar uma consciência entre os profissionais de Saúde. Por exemplo, adotando-se posturas centradas na biossegurança. Dessa forma, é necessário criar protocolos com o objetivo de acompanhar de perto os acidentes de trabalho com exposição aos materiais biológicos.

Além disso, outra meta de suma importância é assegurar que os processos de desinfecção e esterilização sejam realmente adequados e com eficácia comprovada.

Preciso contratar alguma empresa especializada?

Empresa especializada higienização de clínicas

Os responsáveis pela higienização de consultórios e clínicas têm que receber treinamento especifico. Assim, estarão devidamente habilitados para manipular e aplicar corretamente os produtos químicos e desinfetantes hospitalares.

Além disso, é fundamental que recebam orientações atualizadas sobre a limpeza de áreas críticas e não-críticas. Da mesma forma, é recomendável que tenham conhecimento dos protocolos de desinfecção.

Com isso, você logo vai constatar a necessidade de contar com o trabalho de quem realmente entende. Então, o ideal é contratar profissionais especializados e com experiência reconhecida no mercado.

Assim, suas preocupações acerca da higienização de clínicas e consultórios médicos ficarão de lado, podendo trabalhar com tranquilidade. Afinal, a saúde de seus pacientes é o mais importante para você!

Veja também: Jaleco: veja como usar e lavar corretamente

Você pode se interessar por