Todo médico que busca investir no Marketing Digital sabe que escrever um bom post para seu blog é fundamental. O problema muitas vezes reside em como escrever esse post.
Falar que existe um modelo ideal que garantiria muitos acessos e divulgação é uma grande mentira, mas com um passo a passo fica mais fácil criar um bom conteúdo.
Confira o que fazer para escrever um post para Blog médico
É inegável a importância da internet na vida das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), entre 2008 e 2019, o índice de brasileiros na Rede Mundial de Computadores aumentou de 34% para 70%. O percentual é mais alto do que a média mundial (48,5%), conforme o Banco Mundial.
Ou seja, seu paciente provavelmente navega pela internet.
Por isso, estar presente na rede é fundamental. Porém, tão importante quanto presença, que já seria conseguida com a criação de um site ou perfil em redes sociais, estabelecer autoridade é fundamental. Isto é, mostrar ao público que você é referência em um determinado assunto. Dessa forma, quando um paciente pensar em consultar alguém, ele pensará em você.
Uma das melhores formas de conseguir esse reconhecimento é criando um blog médico. Com ele, você vai conseguir falar de assuntos relacionados à área da Saúde para uma grande quantidade de pessoas. Na prática, um blog médico garante que você tenha mais visibilidade, aumentado o número de pessoas que conhecem o seu serviço e possibilita um relacionamento mais próximo com seu público.
Leia mais
Como atrair pacientes com o marketing digital?
Sua estratégia de marketing médico funciona?
Muitas pessoas ainda escrevem posts de blog como se fosse um texto para mídia offline e isso, definitivamente, não funciona.
É preciso conhecer a estrutura ideal para textos online e aproveitá-la ao máximo para conseguir bons resultados e ser bem posicionado em ferramentas de busca. como o Google, por exemplo.
Além da estrutura, seguir boas práticas de SEO também é fundamental. SEO nada mais é do que a abreviação de Search Engine Opitimization – uma importante ferramenta para deixar os sites e posts mais relevantes para os buscadores.
Pensando dessa maneira, pode parecer que existe uma fórmula mágica para escrever um bom post para blog médico, mas não é bem assim. Apesar de podermos contar com uma estrutura básica que facilita a escrita, o que vai determinar se seu post é bom ou não é o conteúdo;
É o conteúdo que vai atrair pessoas, fazê-las se interessar e, aí sim, garantir a tão buscada autoridade de assunto.
O ideal é que você siga um modelo de estrutura, mas se preocupe imensamente com o conteúdo que está desenvolvendo. Ao escrever, tente responder as seguintes questões:
Apesar de não existir uma fórmula mágica, existe um passo a passo que facilita a criação de um post, além de aumentar as chances de fazê-lo rankear no Google.
Persona é um conceito muito utilizado no mundo do marketing digital. Mesmo assim, algumas pessoas ainda ficam perdidas quando encontram a palavra. Se esse é seu caso, não se preocupe. Persona (ou buyer persona) nada mais é do que uma representação semi-fictícia que representa seu “cliente ideal”.
Ao criar uma persona, você consegue entender de forma mais assertiva o seu público, pois sabe exatamente com quem está falando. Entende gostos e angustias e, por isso, consegue criar conteúdos que realmente façam sentido.
Definida a persona, fica mais fácil escolher o assunto que você quer tratar. Depois do assunto, é hora de escolher a palavra-chave.
Com a palavra-chave certa, você consegue atingir um número maior de pessoas, já que responderá exatamente a dúvida que ela tem. E o papel primordial de um conteúdo é esse mesmo: sanar as dúvidas da sua persona.
Para ter um bom ponto de partida, conheça os termos médicos mais buscados no Google
Assim, antes de escrever, comece pesquisando o tema, organizando a estrutura e estabelecendo o que vai ser abordado.
Passo a passo para um bom post de blog médico
Antes de qualquer coisa é preciso escolher um assunto que atraia a sua persona (nos tópicos abaixo falaremos mais sobre personas).
Escolha palavras-chave que façam sentido para o seu negócio. De nada adianta atrair quem não deseja saber mais sobre conteúdos médicos, não é verdade?
Leia, procure fontes confiáveis, escolha bem as imagens.
Estabeleça o que quer falar e como quer falar. Divida o assunto por tópicos (assim, fica mais fácil não se perder). Faça um esqueleto do que deseja falar e depois vá preenchendo.
Não tenha medo. Coloque no papel o que é preciso para preencher seu “esqueleto” e, se achar necessário, faça adaptações e acréscimos nessa estrutura. Não se preocupe com o tamanho do texto. Busque responder as dúvidas que sua persona pode ter ao ler seu material.
Esse passo é fundamental. Antes de publicar, revise tudo o que foi escrito e verifique se tanto na forma quanto no conteúdo tudo está ok.
O último ponto do passo a passo é verificar se as boas práticas de SEO foram seguidas e, assim, garantir que você consiga um bom posicionamento.
Definida a persona, o assunto e as palavras-chave, chega a hora de organizar seu conteúdo. Confira todos os pontos que seu post para blog médico precisa ter.
É pelo título que o usuário define se quer ou não saber. Por isso, é muito importante pensar em títulos convidativos, que despertem o interesse. Deixe para escrevê-lo depois de finalizar o post. Dessa forma, terá mais ideias e conseguirá criar um título que realmente expresse o que escreveu.
A meta-descrição é aquele pequeno texto que aparece abaixo do título no resultados de busca. Ela precisa ser sucinta e atrativa. Uma boa meta-descrição é fundamental para que seu usuário acesse seu conteúdo.
Você continuaria comendo algo que não gostou na primeira mordida? Dificilmente. É por isso que o início de um post para blog médico é tão importante. É a introdução que faz com que o leitor que já se interessou pelo título continue a ler o texto.
Apresente o conteúdo de forma atrativa e só prometa o que for entregar durante o texto. Não adianta dizer que vai dar dicas sobre algo se ele não aparece no restante do texto.
A estrutura do corpo do texto é muito importante. Não utilize apenas texto corrido, como se fosse uma página de um livro.
Para quem lê em telas é ideal que o port tenha quebras de texto constantes, já que isto facilita a leitura. Abuse de recursos que podem deixar seu texto mais dinâmico. Na figura abaixo você confere quais são esses recursos
Após desenvolver seu texto, é importante conseguir um bom fechamento para ele. Faça um reforço da ideia principal apresentada na introdução, mas não repita o que já foi abordado.
Seja breve e, se possível, convide seu leitor a realizar algum tipo de ação. Esse convite recebe o nome de Call to Action (CTA’s) e tem como objetivo conduzir seu paciente a iniciar uma jornada que resultará em uma consulta.
Você pode fazer CTA’s de diversos modelos e com diversos objetivos. Os mais comuns são download de material e pedido para compartilhar o post nas redes sociais. Confira alguns modelos que podem lhe ajudar a ter uma ideia:
Em relação ao formato do CTA’s não existe regra. Você pode colocar em forma de texto corrido ou no formato de botão.
Ainda é possível utilizar os dois ao mesmo tempo
Como você pode perceber, planejamento é a chave para escrever um post para blog médico. Para lhe ajudar a sair da teoria e passar para a prática, elaboramos um modelo (template) com tudo que seu post precisa ter.
Como ele está em branco, é só preencher com o conteúdo que quiser.
Baixe gratuitamente e comece a escrever posts para blog médico com mais qualidade e chance de rankeamento.