MedScape – Aplicativo para médicos e acadêmicos
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

Medscape – Aplicativo para médicos e acadêmicos de medicina

Medscape

Em todo o planeta, o Medscape é o aplicativo mais utilizado por médicos e acadêmicos, ultrapassando a marca de 2 milhões de pessoas que procuram os métodos diagnósticos e tratamentos mais modernos e atualizados para a grande maioria das enfermidades. Em inglês, é um dos aplicativos médicos mais baixados em smartphones. A chancela de up to date é justificada pelas atualizações semanais de seu imenso conteúdo que funciona offline. Ao longo dos anos tem sido um excelente auxiliar de acadêmicos e profissionais em seus plantões, estejam trabalhando com emergências clínicas, cirúrgicas ou pediátricas.

O Medscape tem sua origem na base eletrônica de dados fundada em 1995, tornando-se popular por sempre oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e acessível, abrangendo clínica, fisiopatologia, epidemiologia, protocolos de tratamentos, drogas e exames complementares a serem solicitados para uma extensa lista de doenças. Como aplicativo móvel, está disponível, gratuitamente, para as plataformas Android, iPad e iPhone. O software soluciona inúmeras dúvidas, seja sob o sistema de buscas, na enumeração de casos ou no raciocínio clínico, sendo referenciado por muitos como um ótimo suporte para a prática do dia a dia.

Funções

O conteúdo do Medscape News é originário do Medscape.com, tendo como objetivo trazer para o público a realidade atual do cenário médico. Também traz textos sobre o business da área e sobre ética profissional. Trinta e quatro especialidades são contempladas com notícias médicas e alertas de saúde, sendo o conteúdo atualizado diariamente. É preciso que o usuário se inscreva e basta que o adicione a especialidade para receber as atualizações de forma personalizada. Além disso, toda a base do Medline pode ser pesquisada diretamente do aplicativo e é possível salvar e mandar por e-mail os artigos que mais interessarem para leitura posterior.

Doenças e procedimentos

O software traz mais de 4 mil artigos fundamentados em evidências e escritos por especialistas, disponibilizando imagens e vídeos. Mais de 600 destes apresentam como se dá o passo a passo de cada procedimentos. Também possibilita o acesso a mais de 100 tabelas, protocolos e orientações gerais. Todas as patologias são descritas de forma resumida, incluindo patofisiologia, epidemiologia, diagnósticos diferenciais, conduta, tratamento e opções medicamentosas.

Calculadoras

O software apresenta 129 fórmulas, escalas e classificações. 600 drogas possuem calculadoras de doses integradas. Assim, possibilita ao usuário calcular a dose conforme o peso do paciente ou fazer o ajuste renal para cada droga.

Pontos positivos

Suas referências clínicas e as interações medicamentosas podem ser acessadas sem conexão com a internet. É gratuito, revisado diariamente e atualizado semanalmente. Está disponível para todos os sistemas operacionais e funciona em celulares Android mais antigos.

Pontos negativos

Disponível em Inglês, as condutas referem-se às orientações americanas e as atualizações são um pouco pesadas, o que pode ser resolvido com qualquer conexão Wi-fi.

Você pode se interessar por