Dicas de como criar nomes de clínicas e consultórios | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Dicas para criar nomes de clínicas e consultórios

Dicas de nomes para consultórios

O nome do seu estabelecimento  diz muito a respeito dele. Mais do que isto, um nome de impacto e que traz segurança é o que a sua clínica precisa para criar o conforto para os seus futuros pacientes marcar uma consulta. Pensando em te ajudar nessa escolha que irá impactar  para sempre a imagem da sua clínica em seus pacientes, criamos este guia com dicas de como criar nomes para clínicas e consultórios. Com ele, você te referências positivas quando for escolher o nome para a sua clínica.


Leia também:
Médicos empreendedores: nossas dicas
Práticas para gerenciar consultórios


Por onde devo começar a pensar em nomes para clínicas?

Uma técnica muito utilizada por agências de marketing é o Brainstorm. Que nada mais é que uma “tempestade de ideias”, com o intuito de registrar tudo que vem à mente durante o processo criativo.

Dicas de nomes para consultórios

Pegue papel e caneta, pense em nomes, siglas e slogans e não tenha medo de expor o que pensou. E lembre sempre de registrá-los, mesmo que, em um primeiro momento, pareça não ter sentido para o resultado que você espera.

Anote todos e, após um período de anotação dessas ideias, elenque as que fazem mais sentido com a sua proposta. Assim, você vai ter uma lista com referências que pode tirar para chegar a um resultado final. 

Devo usar meu nome ou sobrenome?

Na maioria dos casos, a forma mais simples para definir o nome da sua clínica é utilizar o próprio nome ou sobrenome como referência, pois isto pode trazer familiaridade e conforto para os seus pacientes. Mas, será que essa é a melhor alternativa para o seu caso?

Dicas de nomes para consultórios

O ideal é que haja motivos relevantes para essa decisão, evitando fazê-la com pressa e sem refletir sobre o peso em que o seu nome ou sobrenome pode agregar a sua marca. Que pode ser positivo ou negativo.

Por isso, é importante que você coloque todas as opções na mesa. Se acaso o seu estabelecimento será aberto com sócios e/ou membros da família, é necessário discutir outras possibilidades cabíveis para o seu negócio. 

Em que devo pensar para criar o nome da minha clínica?

O que irá fazer com que o nome da sua clínica tenha peso no mercado é o sentido que ela irá trazer na cabeça dos seus pacientes. Por consequência, você deve pensar que, independente da escolha, o nome do seu estabelecimento deve trazer originalidade.

Dicas de nomes para consultórios

O nome do seu estabelecimento deve transmitir aquilo que você considera de suma importância para a sua profissão. No caso da área de Saúde, deve ser algo que transmita segurança e confiança para o paciente no serviço que você irá prestar.

É importante transmitir também características como inovação, a fim de gerar um diferencial, eficiência, para gerar a confiança e, é claro, qualidade e preocupação com o bem-estar do seu paciente.

Pesquise sua concorrência

Não basta apenas ter um nome de clínica médica criativo. É importante que o nome do seu estabelecimento seja adequado ao seu mercado, para não gerar nenhum tipo de desconforto ou estranheza aos pacientes.

Dicas de nomes para consultórios

Você pode tirar referências fazendo uma pesquisa sobre concorrentes do seu mesmo nicho de atuação. Por exemplo, identificando os casos em que há mais adesão do público, bem como identificação com a proposta do seu estabelecimento.

É importante que nesta etapa você tambem guarde os nomes dos seus concorrentes para não copiá-los. Você pode utilizar o site do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial para te ajudar mais facilmente a localizar se o nome que te agradou está ou não sendo utilizado. 

O nome da sua clínica irá representar a sua imagem. Em todos os meios de comunicação. Portanto, avalie todos os aspectos possíveis para chegar em um nome que caia no gosto do seu público-alvo de forma positiva e que leve aos seus pacientes uma sensação de confiança e segurança no trabalho que você irá prestar.

Você pode se interessar por