Práticas Para Gerenciar Consultórios - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Práticas Para Gerenciar Consultórios

como melhorar a gestão da clínica?

Conhecer as práticas para gerenciar consultórios é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Crescer e manter sua posição no mercado é um trabalho árduo. A qualidade do atendimento médico está ligada diretamente ao bom funcionamento diário de todo o estabelecimento. Além disso, está diretamente ligada à imagem do seu negócio!

O profissional da Medicina está apto para exercer todo o conhecimento científico adquirido, com sua experiência aumentando com o passar dos anos. Contudo, para gerenciar bem seu consultório, precisa ter informações confiáveis e cercar-se de pessoas especialistas e de confiança.

Afinal, empreender não é sua praia e abraçar muitas tarefas pode prejudicar a sua área de atuação. Entretanto, para aqueles que trazem consigo o tino empreendedor, as dificuldades diminuem. Ainda assim, precisará dispor de conhecimentos que o auxiliarão com as melhores práticas para gerenciar consultórios no dia a dia.

Com este post, a ProDoctor Software apresenta a seguir alguns temas fundamentais que poderão ajudá-lo a ter as melhores práticas para gerenciar consultórios. Confira:

  • Defina metas e alcance melhores práticas para gerenciar consultórios
  • Software confiável para alcançar as melhores práticas para gerenciar consultórios
  • Agenda para gerenciar consultórios
  • Prontuário Digital
  • Convênios
  • Padrão TISS
Atendimento preferencial em consultório medico

Defina metas e alcance melhores práticas para gerenciar consultórios

Antes de mais nada, você precisa definir seus objetivos. Onde está e onde quer chegar? Para isto, é preciso planejar, ter organização e saber executar as tarefas necessárias. Além disso, deve ter como princípio evitar gastos desnecessários e trabalhar dentro das possibilidades humanas e materiais.

Dessa forma, estruture uma linha de trabalho e coloque no papel, a fim de que, de tempos em tempos, possa avaliar sua caminhada. Esteja atento para estes pontos:

1 – Assim que os objetivos estiverem definidos e o planejamento concluído, é hora de colocar a mão na massa. Então, organize as rotinas para a realização das consultas e exames.

2 – Otimize os processos operacionais do consultório. É importante verificar rotineiramente todos os aspectos que envolvem o funcionamento do seu empreendimento, uma vez que a imagem do seu negócio deve primar pela boa qualidade no atendimento e na satisfação do paciente.

3 – Alcançar um nível de reconhecimento na sociedade leva tempo e demanda trabalho? Você chegou ou está chegando lá? Pois tenha sempre em mente que manter-se no topo é muito mais difícil. Com toda a certeza, será preciso mergulhar ainda mais no trabalho e, pensando no seu crescimento, adote medidas como, por exemplo, a formação de parcerias estratégicas.

4 – É preciso – e sempre possível – melhorar o atendimento. Assim, esteja atento para pesquisar o nível de satisfação dos pacientes.

5 – E lembre-se de que racionalizar e diminuir os custos implica em trabalhar em prol do aumento do faturamento.

Software confiável para alcançar as melhores práticas para gerenciar consultórios

Adquirir um software de gestão é fundamental para agilizar todos os processos. Assim, você poderá realizar com tranquilidade e segurança as melhores práticas para gerenciar consultórios.

Ao informatizar seu empreendimento, será possível organizar grande parte dos processos do consultório no ambiente digital e online. Um excelente software, reconhecido no mercado, permitirá a você administrar tudo de uma maneira muito mais fácil e rápida, tanto utilizando um computador quanto um tablet ou até mesmo através do celular.

Agenda para gerenciar consultórios

Ter um software com uma Agenda fácil de manusear facilita muito o trabalho de secretárias e recepcionistas nos consultórios médicos. Afinal, ela é a ferramenta que permite aos médicos, secretárias, recepcionistas e pacientes se conectarem desde as tratativas iniciais.

Com ela, a secretária realizará seu trabalho de maneira ágil e segura, organizando os dias e os horários para atendimento. Da mesma forma, economizará tempo para localizar, marcar, confirmar, alterar e até cancelar os agendamentos.

Também terá em mãos o controle dos pacientes que não compareceram e, além disso, terá disponibilidade para se dedicar a outras tarefas que surgirem no dia a dia.

Por outro lado, o médico saberá com facilidade se existe algum paciente aguardando.

Prontuário Digital

Ter um software com um excelente Prontuário Digital significa dispor de um módulo onde será feito o cadastro do paciente com todos os seus dados, como, por exemplo, nome, filiação, endereço, telefone, profissão, estado civil e etc.

Além disso, o Prontuário Digital é o local único e seguro que abrigará o registro do atendimento, com a anamnese de cada paciente explicitando o desenrolar da consulta, através das respostas dadas ao médico.

O Prontuário Digital permite incluir registros médicos, como o histórico familiar sobre determinada doença, alergia a algum tipo de medicamento e etc.

Além disso, permite digitalizar documentos e, na área de impressos, prescrever receitas, atestados e pedidos de exames diretamente de seu dispositivo.

Centralizar todo o histórico de atendimento em um só lugar faz com que as informações sejam facilmente encontradas e as consultas mais assertivas. Com isso, você terá um ganho de tempo maior durante todo o processo de um atendimento.

Com toda a certeza, quanto mais completo for o seu Prontuário Digital, mais rápido será localizar os dados importantes durante a consulta.

Confira alguns itens importantes para constar no Prontuário Digital:

  • Para facilitar a identificação do paciente, anexe uma foto, que pode ser tirada diretamente da webcam pela secretária;
  • Arquivar de forma organizada todas as anamneses e evoluções do paciente;
  • Anexar imagens e fotos para consultas posteriores;
  • Gerenciar todas as receitas, laudos, atestados e textos diversos gerados para o paciente;
  • Criação de modelos padrões para laudos e atestados, a fim de ganhar tempo durante as consultas.

Convênios

Você adquiriu aquele software confiável e com amplo reconhecimento no mercado? Então, pode ficar tranquilo, pois um bom sistema para gerenciar consultórios está apto para fazer toda esta operação através de um arquivo XML, que integra o modelo. Este arquivo contém as contas médicas em determinado convênio, resultante das consultas feitas em determinado período.

Trata-se de um documento digital, que atende a todas as determinações da TISS – Troca de Informação de Saúde Suplementar, uma vez que contém todas as informações de faturamento dos procedimentos médicos realizados.

Este módulo possibilita receber os valores faturados, mantendo assim a saúde financeira do consultório. Como resultado, a secretária terá mais tempo disponível para outras tarefas, pois não precisará lançar as contas médicas escrevendo à mão. Além disso, minimiza-se a possibilidade de algum erro.

No dia do envio do faturamento dos convênios, as cobranças estarão devidamente lançadas. Desse modo, o envio do arquivo XML para a maioria das operadoras dos planos de Saúde será muito mais ágil.

Padrão TISS

As diretrizes da TISS foram desenvolvidas e têm sido aperfeiçoadas ao longo dos anos com o intuito de uniformizar as ações administrativas das operadoras de planos privados de assistência à Saúde. Além disso têm como objetivo melhorar o fluxo de comunicação e facilitar a troca eletrônica de dados entre os sistemas de informação em Saúde. Estas são determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Ministério da Saúde (MS).

Resumo

Com estas informações, a ProDoctor Software acredita que você tem em mãos elementos fundamentais que lhe permitirão adotar as melhores práticas para gerenciar consultórios. Dessa maneira, seu estabelecimento proporcionará um atendimento de qualidade, reafirmando seu nome como referência no setor de Saúde.

Você pode se interessar por