8 dicas para melhorar a administração da sua clínica/consultório
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

8 dicas para melhorar a administração da sua clínica/consultório

O que de fato é prescrição digital?

Ano novo, vida nova! A mudança no calendário implica em renovação de planos e novos projetos pessoais e profissionais. O que você pretende realizar para que sua clínica/consultório tenha uma administração ainda melhor em 2018? Com a concorrência forte, é preciso estar atento e pronto para responder às exigências do mercado. Confira nossas dicas para melhorar a administração da sua clínica/consultório.

Manter as conquistas é difícil, continuar crescendo é o desafio, sem cair em objetivos inatingíveis, mas trabalhando diariamente para alcançar metas que são perfeitamente realizáveis. Neste post, enumeramos alguns pontos que são fundamentais para direcioná-lo nesta empreitada.

8 dicas para melhorar a administração da sua clínica/consultório

1 – Detectar erros

7 erros no atendimento ao paciente que devem ser evitados

Temos realçado bastante em nosso Blog a importância do planejamento para o sucesso de qualquer empreendimento. Reúna sua equipe, analise o que deu certo e o que não foi satisfatório no ano que passou. É preciso eliminar os erros e todos os funcionários devem estar conscientes para que o trabalho se desenvolva com correção e sem atropelos.

2 – Revisar as metas

Os objetivos da clínica/consultório têm sido alcançados? Que tal revisá-los, tornando-os mais palpáveis? De nada adianta ficar sonhando demais, com planos megalômanos que no fundo você sabe que não serão possíveis de se tornar realidade. Estabeleça metas sem perder o foco, que possam ser mensuradas por períodos, pois assim você terá o controle do andamento da empresa durante o ano.

3 – Focar no que realmente importa

7 erros no atendimento ao paciente que devem ser evitados

Seus objetivos para o ano foram colocados na mesa de uma forma clara. Estabeleça uma progressão, definindo metas auxiliares que farão você chegar ao ponto de crescimento desejado. Quantos clientes novos por mês? Quantos no final do ano? A interação de sua equipe é de suma importância para o crescimento da empresa, pois a grande amostra para o público é a qualidade dos seus serviços.

4 – Agilizar o atendimento com a tecnologia

7 erros no atendimento ao paciente que devem ser evitados

Excelência no atendimento e utilização dos recursos tecnológico devem andar de mãos dadas, pois esta sintonia proporcionará uma excelente propaganda boca a boca de sua clínica/consultório. Nada mais agradável do que ouvir um elogio sobre a excelência do atendimento desde o primeiro contato, quando a secretária se revelou educada, atenta e prestimosa. E também sobre as facilidades proporcionadas pela tecnologia, com a condução das consultas, realização e entrega de exames sem atrasos e sem erros.

Vale ressaltar aqui, mais uma vez, a importância de contar com um software de gestão para melhorar todas as ações da clínica/consultório em seu dia a dia, desde o agendamento e a consulta, com anamnese dos pacientes, até a facilidade para controlar a vida financeira do empreendimento, em busca do equilíbrio entre receita e despesa.

Ao adotar um software de gestão é importante que você esteja atento aos requisitos básicos de sua empresa. Verifique suas reais necessidades, faça comparações entre os recursos disponíveis e opte por aquele que melhor se adequar ao tamanho e às exigências de sua clínica/consultório.

5 – Ter um relacionamento médico-paciente

A primeira condição para crescer é manter o que foi conquistado. Se você encontrou seu nicho no mercado, tem que continuar estudando sempre, a fim de ser uma referência em sua especialidade. Além do seu conhecimento científico, o seu tratamento com os pacientes deve ser sempre especial e único, para que cada um deles sinta o quanto você o considera importante. Crie e alimente vínculos. Ele não vai querer mudar de médico e, com certeza, vai referendar seu nome para um conhecido ou amigo sempre que puder.

6 – Manter seus pacientes

7 dicas para melhorar e fidelizar a relação com os pacientes

Não deixe que seus pacientes o esqueçam. Em datas especiais, envie mensagens oportunas com suas felicitações. Também telefone para saber como está de saúde, relembrando a necessidade de alguma avaliação que há algum tempo não é feita. Esta é uma simpática demonstração de apreço, que revela sua preocupação e dedicação com os pacientes.

7 – Estar presente nas redes sociais

Disponibilize formas de contato para que o paciente possa falar com você quando necessário (mas sem permitir que haja invasão de privacidade). É normal que ele possa ter alguma dúvida sobre um ponto da consulta. Pode ser através do canal que você julgar melhor: e-mail, telefone, WhatsApp, SMS ou chat, caso você tenha um site. As opções são inúmeras diante dos recursos tecnológicos que permitem, além de tirar as dúvidas, marcar consultas, conferir laudos e enviar mensagens de texto para lembrá-los das suas consultas ou avisar do resultado de exames.

É uma forma rápida de manter confiança e fidelidade ao seu trabalho, estimulando-o a colaborar para que o tratamento seja positivo e mais rápido, além de ter o seu reconhecimento como médico capaz e dedicado. Ter páginas de redes sociais, publicações de artigos e um site sobre você e sua profissão, são boas formas de interagir com seus possíveis clientes.

8 – Aplicar pesquisa de satisfação

7 dicas para melhorar e fidelizar a relação com os pacientes

Mantenha em um local visível da recepção uma caixa para críticas e sugestões. Uma pesquisa sobre o nível satisfação dos pacientes possibilitará correções e melhorias ao longo do ano, permitindo que você mensure como vão os seus planos. A secretária, ao receber cada paciente, deverá entregar-lhe o papel com as questões e fazer o lembrete para que ele, ao final da consulta, responda às questões propostas pela pesquisa de satisfação.

Você pode se interessar por