8 dicas para médicos recém-formados - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

8 dicas para médicos recém-formados

médicos recém formados

Uma das profissões com mais responsabilidades do mundo, ser médico é um desafio constante e, ser um dos médicos recém-formados no mercado pode gerar muitas preocupações.

Cuidar da saúde e bem-estar da sociedade é algo que requer muita atenção, preparo e, principalmente, dedicação. Após passar pela graduação, inicia-se uma jornada de aprendizado muito maior do que a que você teve em salas de aula. Por isso, separamos aqui algumas dicas para que possa se habituar com a profissão que escolheu.

Vamos la!


Você também poderá se interessar:
Bulário médico: por que usar no consultório?
Checklist para calcular o preço da consulta médica


1 – Seja interativo com sua equipe de trabalho

Interagindo com a equipe de trabalho

A sua equipe de trabalho será um dos pilares para uma boa evolução da sua carreira. Por isso, é importante manter um bom relacionamento com toda sua equipe de trabalho – outros médicos, enfermeiros e auxiliares.

Aproveitar ao máximo o conhecimento dos colegas de equipe e compartilhar o seu permitirão a todos se aperfeiçoar em suas respectivas áreas de atuação. Além disso, esta interatividade poderá gerar um atendimento mais eficaz para os pacientes.

2 – Peça auxílio sempre que necessário

pedindo ajuda ao amigo

Sendo o menos experiente da equipe ou não, sempre que tiver dúvidas sobre procedimentos, prescrições ou em como atender melhor a um paciente, é importante que você não tenha nenhum tipo de receio para perguntar aos demais profissionais da sua equipe. Eles serão seus professores após sua graduação.

Lembre-se que você acabou de entrar no mercado de trabalho e é absolutamente normal ter dúvidas. Porém, não se justifica – em hipótese alguma – colocar a saúde de outra pessoa em risco pelo receio em tirar dúvidas com alguém mais experiente do que você.

3 – Seja atento a tudo que o seu paciente relatar

atendimento médico

Seja objetivo e prático, mas nunca deixe de conversar com o seu paciente para entender o que está de fato acontecendo com ele.

É muito importante interpretar tudo que o paciente estiver falando e atentar para os sintomas. Por menos ênfase que ele dê em alguns, é importante prestar atenção em todos os pontos mencionados. Muitas vezes, serão os detalhes que levarão você a um diagnóstico eficaz.

4 – Seja humano com o seu paciente

atendimento humanizado

Esse ponto é muito importante para que você consiga criar uma boa reputação entre os pacientes que atenderá em toda a sua jornada.

Ouvir com atenção, tratar com educação e, principalmente, ser empático, farão com que você seja visto não só como um profissional de respeito, mas também como um profissional de Saúde mais humano, que de fato se preocupa com o paciente.

Em geral, os pacientes valorizam muito os profissionais que os tratam de forma humana e cuidadosa. 

5 – Mantenha-se atualizado

livro de medicina - mantenha-se atualizado

Principalmente para você que está no início da carreira, atualize-se sempre! Existem várias formas de adquirir mais conhecimento em sua área de atuação e, através disso, conseguir ser um profissional de destaque.

Procure diariamente ler algum artigo, faça assinatura de fóruns e podcasts que, mesmo os gratuitos, são informações que você pode consumir em seu tempo livre de forma dinâmica e relaxante.

Quanto mais conhecimento você acumular, mais confiança terá em seus atendimentos e em suas prescrições. Um profissional atualizado em seu meio de trabalho tem muito mais chances de ser bem sucedido. 

Lembre-se: sua jornada de aprendizado não acabou na formatura.

6 – Não esqueça sua vida fora do trabalho

dicas para médicos recém formados

É importante que, além de se dedicar em melhorar os seus conhecimentos mantendo-se atualizado, você tenha um tempo de descanso e diversão. Eles são importantes para que você volte à rotina de trabalho com a cabeça relaxada e tranquila.

Hobbies, meditação e atividades físicas vão te ajudar a relaxar e colocar os seus pensamentos em ordem. O excesso de informação e trabalho pode acabar fazendo com que coisas importantes sejam esquecidas e dificulta a absorção de novas informações.

7 – Seja Organizado

seja organizado

O dia a dia de qualquer profissional de Saúde é muito corrido e, sem uma rotina organizada, você pode se perder e gerar alguma falha grave em seu trabalho ou em seus assuntos pessoais.

Organize o seu tempo através de agendas digitais ou da tradicional escrita, siga seus horários de forma regrada e lembre-se sempre de ter um bom tempo para relaxar.

8 – Tenha uma rotina saudável

médicos recém formados

Ainda falando sobre tempo para relaxar, ter uma rotina saudável faz com que o seu rendimento no trabalho melhore consideravelmente.

Alimente-se bem, pratique esportes e mantenha sempre a sua mente em ordem.

Nunca se esqueça que você está começando sua carreira agora. Sobrecarregar o seu organismo com uma rotina de trabalho muito longa, uma alimentação ruim e o sedentarismo, fará com que a curto prazo o seu rendimento seja menor e, no futuro, você tenha problemas mais graves de saúde.

Considerações finais

Lembre-se: o seu trabalho é prover saúde e, por isso, nunca esqueça que a sua tem que estar em dia. O equilíbrio saudável entre mente e corpo será o diferencial para você estar mais disposto, feliz e ativo para ser um bom profissional.

Ser médico não é uma carreira fácil, os estudos e pesquisas têm que ser constantes e você precisa ter energia e saúde, a fim de trabalhar com essa rotina diferenciada.

Ah! Se você está pensando em abrir o seu próprio negócio investindo em uma clínica ou consultório, nós podemos te ajudar ainda mais. O E-book abaixo é GRATUITO e é basicamente um checklist de itens que você precisa saber antes de dar o primeiro passo para essa iniciativa.

Faça o download do material gratuito

Você pode se interessar por