Checklist para calcular o preço da consulta médica - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Checklist para calcular o preço da consulta médica

Dicas de nomes para consultórios

Muitas questões devem ser levantadas quando o assunto for como calcular o preço da consulta médica. Muito mais do que o preço, a definição de valores envolve vários elementos para compor um número final que seja suficiente, a fim de manter o seu negócio de pé sem que esteja acima do que o cliente espera.

A definição do preço ideal da consulta médica está ligada diretamente a toda a gestão da clínica/consultório. Dessa maneira, gastos com equipamentos, materiais e equipes devem ser analisados individualmente para ajudar a compor o valor final.

Por isso, fazer um planejamento financeiro envolve também precificar tudo que gera um gasto dentro do seu estabelecimento, não apenas materiais e mão-de-obra.

Checklist para calcular o preço da consulta médica: o que considerar

Um ambiente bonito, bem organizado e aconchegante faz toda a diferença quando o assunto é atender bem aos seus clientes. Dessa maneira, é importante caprichar na decoração da sua clínica médica.

Em contrapartida, gastos com decoração, arquitetura e móveis são elevados e devem ser repassados no valor do seu produto. Ou seja, nas consultas realizadas.

Calcule um prazo para que esse valor investido seja retornado ao caixa da empresa diluindo-o em pequenas frações nas consultas médicas. Assim, no período pré-determinado você terá aquele valor que foi investido reposto e disponível para novos investimentos.


CONFIRA 7 DICAS DE ARQUITETURA E DECORAÇÃO DE CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS


Defina uma margem de lucro

Da mesma forma que as despesas com reformas e equipamentos, sua margem de lucro deve ser estabelecida de forma consciente e organizada. Para que alcance um valor ideal, é importante levar em consideração os seguintes pontos:

  • Qual será sua especialidade;
  • A demanda dos profissionais do seu segmento;
  • O investimento na estrutura do seu consultório;
  • Valores da concorrência;
  • O seu público-alvo.

Todos esses pontos devem ser levados em consideração, a fim de estipular a margem de lucro. Desse modo, terá um valor médio por hora de consulta.

Faça uma pesquisa de mercado

Olhe com atenção como é feito o atendimento e a qualidade do serviço oferecido pelos concorrentes. Além disso, é importante saber a média de preço cobrada por eles. Estas são as principais formas de conhecer o seu mercado de atuação. Com efeito, chegará a um valor competitivo sem, é claro, desvalorizar o seu negócio.

Também é preciso observar os profissionais que atuam na mesma região onde sua clínica será estabelecida, qual é a especialidade oferecida e o valor cobrado em cada consulta. Além disso, saiba qual é o nível de experiência do especialista que competirá diretamente com você.

Essas informações servem apenas de parâmetro para auxiliar na definição de valores, principalmente se você estiver abrindo a primeira unidade da sua clínica.

Organize os horários de atendimento

Definir horários de início e fim da consulta otimizará o seu tempo de atendimento. Além disso, reduzirá insatisfações dos pacientes que aguardam na fila de espera.

Para isso, a utilização de um software de gestão. A agenda médica é extremamente útil para você não só se organizar, mas também ter facilmente o controle de atendimentos diários/semanais/mensais.

Uma agenda digital facilita também a automatizar a divisão de horários.

Analise o seu público-alvo

Ao calcular o preço da consulta médica, é importante analisar o seu público-alvo. Com isso, será possível entender o que procuram, quais suas expectativas e, em média, quanto está disposto a pagar.

O valor da consulta deve levar em conta o poder aquisitivo do seu público-alvo. Contudo, também deve ser o suficiente para pagar todas as despesas e ter um bom rendimento mensal.

Utilize ferramentas para boa gestão da clínica

Ferramentas para gestão das movimentações da sua clínica – seja agenda médica, finanças ou até mesmo estoque –  ajudam a organizar os gastos e facilitam o cálculo do valor final da sua consulta. 

Softwares de gestão desenvolvidos especialmente para consultórios médicos ou clínicas, como o ProDoctor, ajudam a controlar, analisar e fiscalizar diversos aspectos da sua empresa. Desse modo, facilita mensurar o valor a ser repassado ao cliente final, a fim de que que não ocorra desfalque nas finanças.

Itens indispensáveis em um bom software médico para sua clínica que irá fazer diferença quando for calcular os valores de suas consultas:

  • Agenda de consultas: ajuda a otimizar o seu tempo e gerencia o número de pacientes atendidos por dia;
  • Gestão de faturamento: ajuda a ter valores exatos do que você irá receber;
  • Gerar relatórios: facilita identificar as entradas e saídas de contas.

Todas essas funções citadas acima você encontra no ProDoctor, que te ajudam a manter as finanças da sua Clínica, Consultório Médico ou Policlínica saudáveis, além de facilitar a administração. Assim, o cálculo do preço da consulta médica ou até mesmo dos procedimentos fica muito mais fácil.

Quer saber mais sobre abrir um consultório médico sem mistérios?

Baixe agora o ebook

Passo a passo para abrir o seu consultório

Você pode se interessar por